Loading...

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Foto de um novo planeta se formando foi revelada por astrônomos

Nos Estados Unidos astrônomos da Universidade do Arizona acreditam ter fotografado um planeta ainda em formação pela primeira vez na história. A jovem estrela LkCa15, que está a 450 anos-luz da Terra, possui um disco de material ao seu redor que esta na transição entre poeira cósmica e planeta.
"Ninguém havia conseguido detectar de forma inequívoca um planeta em formação antes", disse Stephanie Sallum, membro da equipe. "Sempre houve explicações alternativas, mas, neste caso, capturamos uma imagem direta, e é difícil de contestar isso."
Na imagem o azul representa o hidrogênio alfa, e o verde e o vermelho mostram os dados coletados pelo telescópio LBT, já a parte cinza são imagens do disco protoplanetário, coletadas na faixa dos milímetros. 
"Esse tom escuro único de luz vermelha é emitido tanto pelo planeta como pela estrela à medida que passam pelo mesmo processo de crescimento", disse a pesquisadora Kate Follette. "Fomos capazes de separar a fraca luz do planeta da luz muito mais brilhante da estrela e ver que ambos estão crescendo e brilhando neste tom muito distinto de vermelho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...