quarta-feira, 23 de março de 2016

Conheça alguns animais que são transparentes

Camuflagem é uma parte  importante da sobrevivência e alguns animais levaram isso ao extremo. Normalmente os animais transparentes não possuem muitas outras defesas, nada de garras, veneno ou dentes afiados, apenas sua camuflagem única. 
Confira agora uma seleção de animais que são transparentes de verdade.

O "camarão fantasma" é tão transparente que ele só fica colorido se ele comer algo colorido. Diferentes espécies podem ser encontradas em rios e lagos no mundo inteiro. 

Conhecidos como "sapos de vidro" a família de anfíbios da ordem Anura chamada Centrolenidae é translúcida, ou seja, apenas os ossos, músculos e vísceras podem ser vistos. Eles habitam as florestas úmidas da América Central.

A borboleta Greta Oro é uma rara espécie encontrada principalmente na América Central, suas  asas são transparentes porque os tecidos entre as veias não possuem escamas coloridas presentes em outras borboletas. 
Outra fato inusitado é que essa espécie é imune a toxina das plantas. (Quer ver mais borboletas incríveis? Clique aqui).

O peixe Olhos de barril (ou Barreleye) normalmente tem apenas a cabeça invisível, a espécie foi descoberta acidentalmente em 1939 por pesquisadores na Califórnia.

A espécie de polvo Vitreledonella é completamente transparente, desde a cabeça até os braços. Ele pode ser encontrado em águas tropicais e subtropicais ao redor do mundo. 

A espécie Channichthyidae também é chamada de "peixe crocodilo do gelo" (ou Crocodile icefish no original), como o nome diz a espécie é normalmente encontrada em águas geladas, principalmente na Antártida. 
Devido as temperaturas baixas eles também não tem hemoglobinas, que servem para transportar o oxigênio dos pulmões para as células do corpo. 

Os besouros da espécie Cassidinae não são completamente transparentes, mas suas carapaças tem bordas invisíveis que servem para iludir os predadores a atacarem onde os besouros estão protegidos.

Parece um peixe, mas na verdade é uma Salpa (conjunto de espécies de planctónicos da família Salpidae), que pode ser encontrada em águas equatoriais, subtropicais, temperadas e frias. Observações feitas desde 1910 mostram que enquanto as populações de krill estão em declínio, as de salpas tem crescido.

Essa espécie de pepino-do-mar é encontrada a uma profundidade de 2.750 metros, apenas seu sistema digestivo é visível. Como ela foi descoberta recentemente não existem muitas informações sobre ela.

Existem mais de 60 espécies de lulas chamadas de "Glass Squid", ou "Lula de Vidro" e todas elas são transparentes, talvez por esse motivo elas são ignoradas pelo mercado de pesca mundial.

Muitas espécies de água-viva são transparentes, até mesmo as venenosas podem ter algum grau de translucidez, o que faz delas ainda mais perigosas.

A Raja binoculata (também chamada de Big Skate) é uma espécie de peixe da família Rajidae, elas normalmente são encontradas perto dos E.U.A e também do Canadá. 

A espécie Cyanogaster foi descoberta em 2013 aqui mesmo no Brasil, mais especificamente em Rio Negro, afluente do Rio Amazonas. Pouco se sabe sobre a espécie, apenas que ela é noturna.

Gymnosomata é uma subordem de moluscos também conhecida como "anjos do mar" ou "borboletas marinhas", elas podem ser encontradas nas águas geladas do oceano Ártico.

A salamandra de Barton Springs só pode ser encontrada no estado americano do Texas, o que faz dela uma espécie rara e com perigo de extinção.

O "bagre de vidro" ou Kryptopterus vitreolus é uma espécie asiática cujo órgãos são encontrados na cabeça, por isso seu corpo é completamente transparente, deixando sua espinha visível.

A lesma "Clear Slug" ou Gaeotis flavolineata tem apenas sua concha visível, mas diferentemente de outras lesmas ela não pode entrar dentro da concha porque ela é muito pequena.

Essa aranha saltadora transparente foi encontrada no Equador e ela faz parte da maior família de aranhas do mundo, com mais de 500 espécies diferentes.

Curtiu a matéria? Então curta também o nosso Facebook: Real World Fatos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...