sexta-feira, 25 de março de 2016

Curiosidades sobre a Páscoa

Páscoa vem do hebraico "Pessach" que significa passagem, isso porque ela comemora a passagem dos judeus pelo Mar Vermelho. Mas antes da Páscoa ter esse sentido (que foi instituído em 1513 A.C), a data era utilizada pelos povos da bacia do mediterrâneo para sacrifícios aos deuses pela colheita, que ocorria na primeira lua cheia da primavera.

No hemisfério norte a Páscoa é comemorada no fim do inverno  e inicio da primavera para celebrar a volta da vida. Seu nome em inglês "Easter" deriva de Eostre, a  deusa anglo-saxã do amanhecer.



Após a crucificação e ressurreição de Cristo, a Páscoa ganhou seu terceiro significado (e o mais importante para os católicos): a passagem da morte para a vida. Para os judeus, a libertação, que era física, passou a ser também espiritual.

O tradição de se trocar ovos começou nos primórdios da data, mas a tradição dos ovos de chocolate veio primeiramente na Alemanha muito depois, por isso muitos cristãos ortodoxos rejeitam essa comemoração. São utilizados ovos pois eles representam a renovação da vida.

O costume de decorar os ovos vem da Inglaterra, século X, o rei Eduardo I, tinha o hábito de banhar ovos em ouro e presentear seus amigos e família. Isso também inspirou Peter Carl Fabergé a criar seus famosos (e caros, muito caros) Ovos Fabergé.

Foram os Pâtisseries franceses que popularizaram os ovos de chocolate no século XVIII, claro que naquela época eles não eram acessíveis a todos.

Segunda uma pesquisa, quando os americanos vão comer um coelho de chocolate 76% começam pelas orelhas, 4% pelo rabo 5% pelos pés, o resto simplesmente não come ou não tem preferencia.

16 bilhões de jujubas são feitas especialmente para o feriado, isso é o suficiente para encher um ovo do tamanho de um prédio de 9 andares.

Pretzels também eram associados a Páscoa porque seu formato lembraria braços rezando. Mas não demorou para ele perder lugar para as guloseimas de chocolate.

Quando se trata de consumo de doces, a Páscoa ainda perde para o Halloween. 
Fontes: Link 1, Link 2, Link 3, Link 4
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...