quinta-feira, 30 de junho de 2016

De onde veio o nome de suas bandas brasileiras favoritas?

Você já viu de onde veio o nome de suas bandas internacionais favoritas, e de seus rappers favoritos, veja agora qual foi a inspiração para o nome de algumas das maiores bandas nacionais de todos os tempos.

O nome da banda Angra significa deusa do fogo na mitologia tupiniquim, mas o nome também foi escolhido por parecer com a palavra em inglês angry, que significa "raivoso".

A ideia inicial da Legião Urbana era que Renato Russo e Marcelo Bonfá revezassem guitarristas e tecladistas para completar a banda, o nome então significaria que eles realmente eram uma legião de músicos e não só uma banda. 

A banda de Herbert Vianna quase se chamou As Plantinhas da Mamãe ou As Cadeirinhas da Vovó, mas Bi Ribeiro teve a ideia de mudar o nome para Paralamas do Sucesso, o resto da banda gostou do nome porque ele era ridículo e engraçado.

A banda Capital inicial escolheu esse nome porque isso era exatamente o que eles não tinham, eles não tinham dinheiro para começar uma carreira profissional, ou seja, tudo que faltava era o capital inicial.

Foi Herbert Vianna, guitarrista dos Paralamas do Sucesso, que sugeriu o nome Biquini Cavadão. Dizem que o nome veio de uma frase que Herbert disse quando se encontrou com a banda: "Se eu tivesse essa idade, só pensaria em mulher, carros e biquíni cavadão".


O nome Detonautas á a junção das palavras detonador com internauta. Segundo Tico Santa Cruz esse era o apelido dele quando ele era um hacker de salas de bate papo.


O guitarrista Frejat e seus amigos batizaram a banda em homenagem ao personagem Barão Vermelho das tirinhas do Snoopy e Charlie Brown.


A banda Raimundos se inspirou na banda Ramones na hora de escolher um nome.


A banda Ira! escolheu esse nome por nenhum motivo além de que ele significava o sentimento de ira, mas muitos passaram a acreditar que o nome "Ira" fosse uma homenagem ao Exército Republicano Irlandês. Para acabar com os boatos foi colocado um ponto de exclamação no fim do nome.


Chorão escolheu em 1992 o nome Charlie Brown Jr., inspirado em um incidente no qual o cantor atropelou uma barraca de água de coco com o desenho de Charlie Brown, o protagonista das tirinhas Peanuts. O "Júnior" foi acrescido, nas palavras de Chorão, "pelo fato de sermos filhos do rock".


A banda Titãs se inspirou no livro "Titãs da Música" para escolher o seu nome. Antes a banda se chamava "Titãs do Iê-iê-iê".


Kid Abelha e os Abóboras Selvagens foi o nome escolhido de uma lista com vários nomes, o porque do nome ninguém sabe.


O vocalista Humberto Gessinger estudava arquitetura em Porto Alegre por isso ele escolheu o nome Engenheiros do Hawaii, para satirizar os estudantes de engenharia que andavam com bermudas de surfista, com quem ele tinha uma rixa.


O nome Os Mutantes veio do livro O Império dos Mutantes, ficção científica escrita por Stefan Wul.


O vocalista Roger e seu amigo Leôspa estavam tentando achar um nome para a banda durante uma festa. Roger pensou em "Ultraje", mas achou punk demais. Outro integrante da banda, Edgard, entrou no meio da conversa, meio perdido e perguntou "Que traje? A Rigor?", o trocadilho fez sucesso e eles resolveram batizar a banda de Ultraje a Rigor.


A banda RPM originalmente se chamava 45 RPM (45 rotações por minuto). Schiavon e Paulo gostaram do nome, mas tiraram o 45 e mudaram o significado de RPM para Revoluções Por Minuto.


Antes da banda se chamar O Rappa, eles pensaram em se chamar "Cão Careca" e "Batmacumba", mas após ver no jornal a expressão "rapa", que designa o ato em que policiais interceptam camelôs, eles se empolgaram com o termo. Segundo Falcão, "era perfeito. Gíria de rua, coisa da rua: o que nós somos. Colocamos o artigo 'O' e mais um p, para ficar mais forte".


Segundo a banda NX Zero "a intenção era dar um nome que fosse em português e que soasse bem", o nome provavelmente significa Nexo Zero, mas a banda nunca confirmou isso de maneira oficial.

O nome Fresno veio da cidade californiana que tem o mesmo nome. Depois a banda descobriu que esse também é o nome de uma árvore e um rio, por isso seu cd se chama "O rio, a cidade, a árvore".


Jota Quest inicialmente se chamava J. Quest por inspiração do desenho animado Jonny Quest.


Segundo o baterista Igor Cavalera: "Sepultura é um nome que eu e meu irmão (Max Cavalera) inventamos com 13 anos de idade. Como a gente morava em Belo Horizonte, uma cidade super conservadora, com uma igreja em cada esquina, achamos que um jeito de chocar na época era chamar a banda de Sepultura. Tiramos o nome de uma música do Motorhead, Dancing on Your Grave (Dançando na sua Sepultura). Lembro que fizemos até um teste, nem existia a banda ainda, mas a gente falava que sim. Aí chegamos na minha avó: Vó, nossa banda chama Sepultura. Ela ficou apavorada! Daí, pronto, deu certo. Não tivemos nenhuma visão nem sonho para escolher o nome da banda. Foi mesmo uma coisa de dois moleques idiotas em BH.".


A banda Skank não adotou o nome por sua tradução, que seria "pessoa desprezível", "prostituta" ou "fedido", segundo eles a skank significa um tipo de cadência musical.


Quando a banda trocou seu estilo para músicas engraçadas, eles resolveram usar um novo nome, as sugestões eram Um Rapá da Zé, Tangas Vermelhas, Coraçõezinhos Apertados e Os Cangaceiros de teu Pai, então Samuel Reoli sugeriu Mamonas Assassinas do Espaço, que foi reduzido para Mamonas Assassinas. o nome foi escolhido apenas por ser engraçado.

E aí, curtiu a matéria? Então não deixe de visitar  curtir o nosso Facebook: Real World Fatos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...