sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Quantos sites existem na Coreia do Norte?

Todo mundo sabe que Kim Jong-un e todos os seus antepassados mantém um grande controle sobre o que os norte-coreanos podem e não podem acessar na internet, e agora nós finalmente temos um número aproximado do que eles podem acessar.
De acordo com a consultoria Internet Live Stats, existem no mundo mais de 1 bilhão de sites de registrados, mas apenas 28 deles foram registrados na Coreia do Norte, isso mesmo, apenas 28. Isso mostra o forte controle estatal sobre a difusão de informações no país. 
A informação teria sido vazada por um erro de configuração em um servidor norte-coreano, que tornou pública a lista com todos os domínios com final ".kp" existentes.
Por causa da falha, os sites ficaram abertos para internautas fora da Coreia do Norte. Usuários do site Hacker News visitaram alguns deles e relataram a experiência, um deles, por exemplo, escreveu que o site friend.com.kp parece com um clone do Facebook, e o portal.net.kp é uma imitação  do Yahoo. 
Na verdade o país não usa a internet e sim uma espécie de intranet, uma rede interna que possui dados mais sensíveis sobre o regime no país.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...