quinta-feira, 29 de junho de 2017

Esses personagens existiram de verdade? #2

Existem muitas lendas e histórias por aí, e quase ninguém sabe se elas realmente aconteceram algum dia ou são pra mentira, por isso essa série de matérias vai te ajudar a descobrir se alguns dos personagens mais famosos da ficção existiram ou não no mundo real.

Hércules, meio humano, meio Deus, é um dos personagens mais conhecidos da mitologia grega, em parte devido ao filme da Disney, filho ilegitimo de Zeus, Hércules foi enganado pela esposa de Zeus e acabou matando sua própria família, para se redimir teve de fazer os 12 trabalhos impossíveis, mas devido a sua força superior ele saiu vitorioso dos desafios, mas isso realmente aconteceu?
Infelizmente não, como quase todos os personagens religiosos Hércules nunca existiu, na verdade ele é apenas uma adaptação de Recaranus, um pastor mitológico que por acaso também tinha super-força.

Outro personagem conhecido por sua força, Sansão apareceu na Bíblia hebraica como um ser invencível que destruía exércitos inteiros e matava leões como se fossem nada. Sua força na verdade não vinha dos músculos, mas sim do seu cabelo que quando cortado deixava ele fraco igual um humano comum.
Sansão também nunca existiu, e se existiu ele não era igual na Bíblia, na verdade acredita-se que o "Hércules dos judeus" seja uma cópia do Deus Sol, cujos raios solares saindo da cabeça foram confundidos com cabelos, até mesmo o nome Sansão é uma cópia de Shamash o Deus do Sol Babilônico.


"Um por todos e todos por um!" não importa a época os Três Mosqueteiros fazem sucesso em filmes, quadrinhos e livros. Athos, Porthos, Aramis e o novato D'Artagnan são os maiores mosqueteiros da França, com seu senso de união nada para eles de completarem suas missões, mas eles são figuras históricas ou apenas imaginação?
Incrivelmente eles existiram de verdade, mas suas versões reais não são tão famosas quanto as descritas no livros de Alexandre Dumas.
Os mosqueteiros realmente eram usados como guardas da realeza francesa e os três mosqueteiros da vida real realmente fizeram parte desse grupo. Athos foi inspirado por Armand de Sillegue d'Athos d'Auteville, Aramis foi Henri d'Aramitz, Porthos foi Isaac de Portau e D'Artagnam foi Charles de Batz de Castelmore d'Artagnan.
Obviamente a vida deles não foi igual aos filmes e livros, mas pelo menos eles existiram.

Charles de Batz de Castelmore d'Artagnan

Armand de Sillegue d'Athos d'Auteville

Henri d'Aramitz
Isaac de Portau

Não podemos falar dos Três Mosqueteiros sem falar do Homem da Máscara de Ferro, figura de outro livro de Alexandre Dumas. Nos livros, jogos e filmes o prisioneiro forçado a usar uma máscara de ferro para esconder seu rosto e ser humilhado pelo povo normalmente é identificado como um parente ou bastardo do Rei. Mas esse cara existiu na vida real?
Sim, ele realmente existiu, assim como os mosqueteiros ele foi inspirado em uma pessoa de verdade, uma pessoa cuja identidade ninguém conhece. "O Homem da Máscara de Ferro" é o nome popular dado a um prisioneiro francês não identificado que viveu entre 1640 até 1703. Ele foi mantido em diversas prisões por 34 anos, incluindo a Bastilha e a Fortaleza de Pignerol (atualmente Pinerolo), sempre sob a custódia do carcereiro Bénigne Dauvergne de Saint-Mars. Faleceu em 19 de novembro de 1703 sob o nome de Marchioly durante o reinado de Luís XIV da França (1643-1715). Sua identidade ninguém sabe, mas pesquisas recentes sugerem que seu nome possa ser Eustache Dauger, mas isso ainda é inconclusivo, mas vale saber que na vida real ele usava uma máscara de pano e não de ferro, a confusão vem do fato que o escritor Voltaire disse que ele usava ferro, e o povo acreditou nele.

Eustache Dager


Mario Bros é um personagem icônico, talvez dono do jogo mais famosos do mundo o encanador vermelho e azul conquistou muita gente nessas últimas décadas, mas quase ninguém sabe se ele existe ou não.
Embora nenhum encanador no mundo tenha enfrentado gorilas e monstros Mario foi inspirado em uma pessoa de verdade, ou pelo menos o seu nome foi. Mario A. Segale é um americano que se envolveu em diversos negócios diferentes, inclusive ele era o dono do galpão onde a Nintendo estava desenvolvendo o jogo do Donkey Kong. 
A Nintendo não gostava do Mario da vida real porque eles estavam devendo a aluguel e Segale não era exatamente do tipo que esquece fácil, no fim ele concordou em esperar até eles ganharem mais dinheiro e o personagem Jumpmen foi renomeado Mario em homenagem a Segale.


Mario A. Segale
Um dos personagens mais icônicos do mundo do terror Freddy Krueger é um pedófilo com um passado triste que foi assassinado pelos pais de suas vítimas ao ser queimado vivo, Freddy então passa a assombrar os sonhos das crianças para conseguir sua vingança, Ficção ou realidade?
Um pouco dos dois na verdade, embora Krueger não seja baseado em um assassino de verdade, ele é baseado em uma doença, a Síndrome dos Pesadelos, uma doença que faz com que pessoas tenham pesadelos horríveis e fiquem até paralisadas e tenham alucinações ao acordar.
O criador de Freddy, Wes Craven disse que ele criou o personagem depois de ter ouvido uma história de uma família do Camboja cujo filho sofria de pesadelos, os mais velhos ignoraram isso até que a criança faleceu enquanto dormia, daí veio a ideia do assassino dos sonhos.


Outro grande nome do terror Jason Voorhees e sua icônica máscara assustaram muita gente nas décadas passadas, um assassino frio, calculista e sobrenatural Jason mata adolescentes no Acampamento Lago Cristal que foi o local onde ele sofreu bullying e acabou morrendo.
Jason foi baseado em um crime de verdade onde 4 adolescentes foram atacados em um acampamento no Lago Bodom em junho de 1960 por alguém usando uma faca, 3 morreram, o quarto sofreu uma mandíbula quebrada e lacerações, o assassino nunca foi pego.
Embora o crime tenha acontecido a muito tempo quando os primeiros filmes da série Sexta-Feira 13 começaram a sair as vendas de acampamentos começaram a cair rapidamente porque as pessoas ficavam com medo de serem assassinadas por algum maniaco.


Bond, James Bond, o maior espião da literatura, o cara dirige carrões e fica com todas as garotas, James apareceu em livros e depois foi adaptado em uma séries de filmes diferentes, mas o agente da Rainha realmente existiu?
Não, infelizmente nenhum dos agentes secretos da MI5 ou da MI6 usavam esse apelido, mas James realmente foi inspirado pelo serviço secreto britânico, claro que os agentes da vida real não faziam nem metade do que ele fez mas eles serviram de inspiração para que o escritor Ian Flemming criasse o personagem.
Já o famoso nome James Bond na verdade vem do observador e especialistas em pássaros James Bond, Ian Flemming  também era um grande entusiasta de observar pássaros e ele tinha um dos livros de Bond, na hora de escolher um nome pro personagem ele escolheu o do autor por ser um nome simples, masculino e não-romantizado. 
O James Bond da vida real ficou sabendo da homenagem um tempo depois e ele gostou da piada. O próprio agente secreto dos livros já se disfarçou de ornitologista em um de seus contos, ele até mesmo usou uma das cópias do livro que lhe deu o nome para ajudar a se disfarçar, uma espécie de easter egg feito por Ian.


James Bond
Klaus Barbie é sempre descrito na literatura como um membro importante dos nazistas alemães durante a Segunda Guerra Mundial, parte da SS e da Gestapo o cara era o terror dos judeus conhecido como o "Açougueiro de Lyon" depois de torturar prisioneiros franceses. Depois da Guerra Barbie foi contratado pelos E.U.A para ajudar a lidar com movimentos marxistas.
Ficção ou pura realidade? Infelizmente para o povo judeu Klaus existiu de verdade, ele realmente foi membro das forças de alto nível nazista e ele realmente foi contratado pelos E.U.A depois da guerra, mas nem tudo foi como o nazista esperava.
Caçadores de nazistas franceses encontraram Klaus no Peru em 1971 e levaram ele para ser julgado pro seus crimes, sentenciado a prisão perpetuada ele morreu de câncer e leucemia na cadeia aos 77 anos.


Nikolaus "Klaus" Barbie
Curta nossa página no Facebook para mais matérias interessantes: Real World Fatos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...