segunda-feira, 5 de junho de 2017

Perguntas fáceis, respostas difíceis #4

Você já teve alguma dúvida e quando foi ver a resposta, ela apenas te confundiu ainda mais? Essa série de matérias foi feita para você, aqui você encontra perguntas clássicas respondidas de maneiras diretas e sem enrolação.
Confira mais algumas respostas das grandes (mas não tão grandes assim) dúvidas da humanidade.

Por que crianças não vão presas?

Ainda esse ano, três garotos entre 5 e 10 anos de idade entraram ilegalmente em um zoológico e torturaram e mataram um flamingo até a morte, mas ninguém foi preso, outras crianças africanas apedrejaram um cachorro até a morte e mesmo assim ninguém foi preso, então porque crianças fazem o que querem e nunca são punidas?
Na verdade crianças podem sim ser presas, mas elas quase nunca vão para a cadeia, e tudo depende do crime. Assassinar e torturar animais não é considerado um crime grave, então nem adultos nem crianças vão presos. Crianças e adolescentes podem acabar sendo presos por outros crimes, como assassinato (George Stinney foi para o corredor da morte aos 14 anos por esse crime), tortura de humanos, drogas e bebidas. 
O problema é que crianças muitas vezes não entendem o conceito de crimes, e segundo a lei você só pode ser punido se você entender que o que você fez foi errado (esse é o motivo por qual pessoas com problemas mentais também não são punidas por seus crimes).
Sem contar que muitos defendem que como eles são crianças, eles podem mudar com a ajuda certa (psicólogos, pais e amigos etc) por isso crianças podem ser punidas de outras maneiras, como: trabalho comunitário, encaminhamento aos pais, tratamento médico forçado etc. Sem contar que muitos profissionais acreditam que se crianças cometem crimes brutais a culpa é dos pais (muitos psicopatas foram abusados durante a infância) e são eles que deveriam ser punidos ou pagar pelo estrago.


Por que mulheres não tinham direitos?

Simplesmente porque mulheres não tinham um grande papel na sociedade, normalmente quem trabalhava e sustentava a família era o homem, então não tinha porque mulheres decidirem algo que só afetaria os homens e não elas.
Na verdade a submissão das mulheres é algo muito, muito antigo, desde que homens da caverna saiam para caçar enquanto as mulheres cuidavam da prole. A Igreja católica também não ajudou e tentou manter as mulheres submissas por muito tempo, mas agora isso parece estar mudando.

Por que mulheres são mais bissexuais do que homens?

Existem várias pesquisas mostrando que o número de mulheres bissexuais é muito maior do que o de homens, algumas pesquisas até  apontam que de 80% a 100% das mulheres são bissexuais, elas apenas não agem, porém não tem problemas em admitir que outras mulheres são bonitas, mas a pergunta é por que?
Na verdade existem diversas respostas para isso, embora pesquisadores nunca tenham encontrado "resposta certa" eles encontraram diversas explicações incluindo: elas sofrem menos preconceitos do que homens bissexuais, falta de parceiros, feminismo, e simplesmente porque elas podem.
Outra teoria diz que mulheres que viveram antigamente ás vezes tinham de criar seus filhos junto com outras mulheres na falta de maridos, ter a habilidade de amar os dois sexos pode ser uma vantagem evolucionária que ajudou na procriação humana.

Por que quando chove acaba a luz?

Por dois motivos principais, ou um raio caiu em algum poste ou os cabos sofrem com a chuva. O que acontece é que quando não chove os equipamentos elétricos sofrem danos, a isolação de cabos e equipamentos da rede acaba ficando ressecadas, e quando chovem elas sofrem uma grande mudança de temperatura e umidade o que pode causar "fugas" de energia.

Por que filmes chatos ganham o Oscar?

Simplesmente porque não é o público quem decide, e sim os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e aparentemente eles preferem filmes com histórias tristes, sem contar que os filmes tem que se elegerem para o premio e cumprir diversas regras, basicamente eles eliminam qualquer filme que não tenha um roteiro que chame a atenção (guerras, racismo, amor não correspondido etc) e que não tenha feito sucesso.


Por que companhias aéreas fazem overbooking?

Todo mundo viu o que aconteceu com o passageiro da United Airlines graças ao overbooking, mas porque elas fazem isso?
Pra quem não sabe overbooking é quando eles vendem mais passagens do que tem assentos no avião, quem se oferece para deixar o voo recebe dinheiro em troca.
Pode não parecer mas o overbooking tem vantagens para os clientes, como de 5 a 15% dos passageiros não chegam ao avião isso evita que as companhias percam dinheiro, e também deixa que os clientes possam trocar de voo ou cancelar o voo sem ter de pagar taxas adicionais altas, como por exemplo ter de pagar o mesmo valor da passagem apenas para trocar de voo.

Insetos sentem dor?

Sim, mas provavelmente não do jeito que humanos e outros animais sentem. É impossível saber como o cérebro de um inseto funciona com 100% de certeza, mas acredita-se que eles e crustáceos sintam dor sim, mas a dor deles é mais um desconforto localizado, porém ainda é ruim de se sentir.

Por que bebês humanos são tão "inúteis"?

Eles não nascem sabendo andar, muito menos correr, nem se alimentar sozinhos, nem se limpar, e nem levantar a cabeça. Comparados a filhotes de outros animais bebês humanos são realmente inúteis. Mas isso pode ser apenas uma troca de habilidades, embora humanos sejam indefesos, nós temos um cérebro um pouco mais desenvolvido, só que desenvolver ele leva tempo, por isso bebês demoram para andar, falar, comer etc. Aparentemente nós trocamos as outras habilidades por um cérebro maior.

Por que humanos adoram se distrair?

Música, cinema, televisão, novelas, vídeo-games, celulares, drogas, facebook...nada disso é realmente necessário, mas humanos adoram essas distrações, mas por que? Porque sua vida é ruim, segundo psicólogos essas distrações te fazem sentir melhor com sua vida e consigo mesmo, elas servem para desestressar, fazer novas amizades, e fazem você "ignorar" o resto da sua vida por um tempo.


Por que cães são tão amigáveis com humanos?

Cães e humanos estão juntos a mais de 30.000 anos, e até hoje não se sabe se fomos nos que adestramos eles ou eles que nos adestraram para conseguir comida.
Os cachorros são amigáveis com humanos porque eles descendem de lobos, que graças a evolução são animais que vivem em grupos, ou alcateias, com cães é a mesma coisa, embora eles não sejam caçadores eles ainda tem um grande senso de "família" e para cães isso pode ser qualquer um que eles gostam, como humanos, outros cães, gatos, pássaros e até brinquedos.

Como papagaios falam?

Chimpanzés e humanos compartilham 99% de DNA, mas eles não falam como nós, mas papagaios e outras aves sim. Primeiro de tudo papagaios são máquinas perfeitas para imitação, eles tem um aparelho fonador especial e um cérebro avançado que permite a eles imitar nossas palavras e entender o que estão dizendo. 
Papagaios tem facilidade para imitar porque nossas palavras e o canto natural dele são parecidos, ao contrário de outras aves eles não assobiam naturalmente, mas emitem sons menos agudos. Neurologistas da Universidade Duke, na Carolina do Norte (EUA) localizaram neurônios responsáveis pelas imitações. O gene esta ligado em níveis distintos em duas regiões diferentes das quais correspondentes ao canto das aves.

Pra que serve o maestro?

O cara fica ali no meio, abanando um pauzinho sem fazer nada, ou será que faz? O papel do maestro é controlar a música, ele decide quando começa, quando usar notas altas, baixas, o tempo delas etc. Porém não é como se tudo dependesse dele, os músicos tem as partituras para saber o que tocar, sem o mastro ainda teria orquestra mas provavelmente dependendo dos músicos ela seria desorganizada.


Por que dinheiro vale alguma coisa?

Porque um pedaço de papel, algodão, plástico ou metal tem o poder de ser trocado por coisas muito mais valiosas? Antigamente isso fazia mais sentido, quando moedas eram feitas de metais preciosos como ouro e prata, o valor do dinheiro era o valor do metal de que ele era feito, até aí tudo fazia sentido.
Quando o dinheiro de papel foi criado você usava ele apenas para trocar a cédula por metais preciosos, mas hoje em dia isso não acontece mais, o papel que você carrega é apenas isso, um pedaço de papel, ele só tem valor porque as pessoas querem que ele tenha valor, se todo mundo parasse de usar dinheiro ele perderia completamente o seu valor e seria apenas papel novamente.
Ou seja o que dá valor ao dinheiro, é nada.

Curtiu essa matéria? É claro que curtiu então agora que tal curtir nossa página no facebook: Real World Fatos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...