quarta-feira, 19 de julho de 2017

A origem de algumas palavras que você usa, mas não sabe de onde vieram #2

Nosso idioma é basicamente uma mistura de outros mais antigos, como o latim, misturados com idiomas europeus e africanos, mas embora você use palavras todos os dias, você nunca parou para pensar se esse amontoado de letras tem algum significado não é?
Pois agora você vai saber a origem e o verdadeiro significado das palavras que você usa, mas não sabe de onde vem. Se quiser ver a primeira parte dessa matéria, clique aqui.

Nós temos o costume de dar nome para tudo, e com as palavras não foram diferentes, mas o que significa "Palavra"? Na língua portuguesa, a palavra “palavra” se originou a partir do latim vulgar paraula, que por sua vez tem origem do latim clássico parabola, que quer dizer “fala” ou “discurso”.

Alguns sabem o que é o amor e outros vão passar a vida toda sem saber. "Amor" vem da palavra em latim que se escreve do mesmo jeito "amor", originalmente, o termo latino era utilizado para designar o sentimento de “gostar de algo ou alguém”, sentir afeição, desejo ou preocupação.

O contrário do amor "ódio" também vem do latim, escrito como "odiu" que significava algo como "aversão", "repugnância" e "antipatia".


Ninguém trabalha de graça (só artistas e blogueiros), por isso as pessoas precisam do "salário", mas você sabe o que essa palavra significa? 
"Salário" vem do latim salarium, que significa “pagamento com sal”. A palavra salário tem como origem o termo salarium argentum, que consistia na possível utilização do sal para o pagamento de serviços prestados na Roma Antiga. O sal foi durante muito tempo, uma espécie de moeda de troca já que ele era uma mercadoria de difícil obtenção, principalmente no interior do continente europeu. 
Uma das suas principais utilizações era na conservação de alimentos, algo que todo mundo queria fazer. O sal como uma iguaria era tão raro que podia ser facilmente trocado por vestimentas, armas e alimentos, valendo mais do que o salário mínimo de hoje.


Bolo de aniversário, bolo de casamento, quase toda ocasião pode ser comemorada com um bolo, mas de onde vem esse nome? Bom, por incrível que pareça ninguém tem certeza, existem duas grandes teorias, "bolo" vem de "bola" devido ao formato arredondado da comida, já a outra teoria diz que "bolo" significa "mistura" ou "confusão" e a comida foi chamada assim simplesmente porque é isso que ela é, uma mistura de ovo, leite, farinha, chocolate etc.


Se alguém te perguntasse o que significa "Brasil" você não saberia responder não é? Você já deve saber que o nome do país é em homenagem ao Pau-Brasil, mas de onde vem "Brasil"? Acredita-se que essa palavra venha do português arcaico e ela significa "brasa", a madeira foi chamada assim devido a sua cor avermelhada, ou seja o nome do nosso país é literalmente o de algo que queima.


O lêmure pode ter uma aparência meia...diferente, e seu nome reflete exatamente isso, "lêmure" vem do latim  "lemures", que significa "espírito da noite" ou "fantasma" e deve-se provavelmente ao fato dos animais terem um rostinho chamativo, pelagem branca e hábitos noturnos, quem via eles antigamente podia realmente ter pensado que se tratavam de fantasmas.


O termo "soldado" tem uma origem meia complicada, a palavra deriva do italiano "soldato", que significa alguém a quem se pagou o "soldo" para servir. "Soldo" deriva do latim "solidum nummum" e designava uma moeda de ouro da Roma imperial. Basicamente um soldado é aquele que se vende a outros, como prostitutas, o termo designa aqueles que vão para a guerra para resolver o problema dos outros.


O planeta "Terra" foi chamado assim devido ao latim "terra", que significava solo, chão, região entre outras coisas. basicamente a terra (do radical "ters") era basicamente uma oposição ao "mare" que deu origem a palavra mar.


"Louco" é um mistério, não só as pessoas como também a palavra em si, ninguém sabe exatamente de onde ela veio, alguns dizem que veio de "Luna" que deu origem a palavra Lua, isso vem da crença de que a Lua afetaria o humor das pessoas. 
Outra explicação é que a palavra veio de "Lauqa", palavra árabe que pode significar bobo, tonto ou tolo.


"Horóscopo" não funciona, mas muita gente ainda acredita, essa palavra vem do grego "Horoskopos" que significa algo como "previsões para o futuro da pessoa", já a palavra "Zodíaco" significa algo como "Circulo de animais".


"Números" são importantes para o entendimento do mundo, e essa palavra vem do verbo Grego "nemein", ou seja “dividir, dar a cada um o que lhe toca”, que deriva de uma fonte Indo-Européia nem- , “repartir, distribuir”.


O melhor amigo do homem e também sua vítima favorita para abusos e torturas, os "cachorros" vem  do Latim "catulus, depois de passar pelo Basco, que lhe mudou o final para "orro". Lá em Roma, essa palavra significava "filhote", filhote de qualquer animal e não só de cães. Só com o passar do tempo que cachorro virou sinônimo de cão.


Já "Gato" vem do latim cattu, que servia para indicar, originalmente, um "tipo de felino" de pequenas dimensões, que hoje é conhecido como gato doméstico.


Conhecido por sua habilidade de falar, o "papagaio" pode ter sua origem no árabe "babagayi", mas essa versão é disputada por outros que dizem que o nome vem do som da ave "pa-pa-pa" junto com "gaio".

Se você curtiu a matéria, curta o nosso Facebook também: Real World Fatos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...