Loading...

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Curiosidades sobre países #20 - Origem dos nomes

Por que os Estados Unidos tem esse nome? Ou de onde veio Rússia? Poucas pessoas sabem a origem dos nomes dos países, até mesmo daqueles onde elas residem. E se você quiser ver ainda mais curiosidades, clique aqui.

O nome Brasil veio da árvore pau-brasil comumente encontrada em nossas terras, que por sua vez foi chamada assim por sua cor avermelhada, Brasil significa algo como "brasa".

Afeganistão significa "Terra dos afegãos", Afegão é um termo usado para definir os membros do Pashtuns, que é um grupo étnico iraniano.

Similarmente Albânia significa "Terra dos albanianos" que também é um grupo étnico. 


Argentina significa "A Prateada", o pais ganhou esse nome devido ao Rio De la Plata, ou Rio de Prata.


Austrália significa "Terra do Sul", seu nome veio do latim Terra Australis Incognita ou Terra do Sul desconhecida, esse nome foi dado devido a sua localização abaixo da Europa.


A paradisíaca Bahamas tem seu nome retirado da expressão espanhola "boo de las bahamas" que significa algo como rio raso, isso é uma referencia as praias cheias de corais do pais.


Barbados, como você deve ter imaginado, vem de Barba, assim como o país Barbudas o nome foi dado devido ao fato dos indígenas terem barba (algo incomum) ou pelas figueiras do país.


Belarus é uma variação de Bielorrussa e significa Rússia Branca. As explicações são muitas, uns dizem que o nome representa a pureza do país que não era dominado pelos mongols, outro que é devido ao Rio Branco de suas margens.

Bolívia significa "Terra de Bolivar" chamado assim em homenagem ao general espanhol Simón José Antonio de la Santísima Trinidad de Bolívar y Palacios, ainda bem que eles reduziram o nome do cara.


O país México foi chamado assim devido aos Mexica, que eram parte da tribo dos aztecas, a palavra em si é tão antiga que ninguém sabe o seu significado exato, ela pode significar "sol" ou é apenas uma homenagem ao líder azteca Mexihtli.

Os Estados Unidos da América ganharam um nome bem literal. Durante a colonização inglesa os E.U.A eram na verdade várias regiões separadas, esses pequenos "estados" decidiram se unir para expulsar os britânicos assim virando os Estados Unidos, e como eles estavam em continente americanos eles ficaram conhecidos como os Estados Unidos da America.


Canadá vem de "Kanada", que significa "Vila" na língua Iroquoian, usada pelos nativos daquele lugar antes da colonização chegar e acabar com eles.


Rússia vem de "Rosia" que significa "Terra dos Rus". Rus é uma designação introduzida durante a Alta Idade Média para as populações da Europa Oriental que viviam nas regiões que hoje fazem parte da Ucrânia e da Rússia, formando na época o primeiro Estado eslavo oriental da história.


Japão vem de "Geppun", que é como o italiano Marco Polo chamou as ilhas de Shanghainese quando as viu pela primeira vez. O nome significa "Origem do Sol", por isso sua bandeira é apenas o Sol.


Já China vem do persa Chīnī. Antes de ter esse nome a Cina era ás vezes chamada de Serica ou "pais da seda" em referencia ao tecido que era exportado dali. Hoje em dia Serica e China são dois lugares diferentes.


O nome Cuba foi dado por Christopher Columbus, ou Cristovão Colombo, provavelmente vem da língua local taíno onde "cubao" significa "terra abundante e fértil".


Inglaterra significa "Terra dos Anglos" que é um termo moderno que se refere ao povo germânico cujo nome deriva da antiga região de Ânglia. Os anglos foram um dos maiores grupos que se fixaram na Britânia após a queda de Roma, fundando vários dos reinos da Inglaterra.


Portugal vem de "Portucale", que por sua vez se chama assim por causa do latim Portus Cale. Seu significado pode ser algo como "Porto Bonito"


Espanha vem do latim "Hispania" que significa algo como "Terra dos Hyraxes". Hyraxes são uma espécie de roedores também chamados de hiracoides.


O Suriname foi batizado em homenagem ao povo local, chamado de Surinen.


As Coréias também foram nomeadas por Marco polo, seu nome vem do chines Gao Li, que vem de Goryeo, o nome de um dos antigos reinos coreanos estabelecido em 918.


Egito vem do latim Aígyptos que significa algo como "Casa do Ka e do Ptah". Ka é o nome deles para a essência vital do ser humano e Ptah é um de seus vários deuses.


A África do Sul ganhou esse nome simplesmente porque ela está localizada no sul do continente africano, afinal, pra que usar a imaginação?

Se você quiser ler mais matérias interessantes e divertidas, curta nossa página no face e veja mais todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...