Loading...

sábado, 2 de dezembro de 2017

Você conhece as gírias usadas no mundo do cinema? #2

Todo mundo já deve ter visto um filme na vida, mas poucos conhecem os costumes do mundo cinematográfico, eles tem até mesmo as suas próprias gírias. Confira mais algumas expressões usadas no meio cinematográfico.

Spoiler

Com certeza você já deve ter ouvido a expressão Spoiler, o termo se originou na internet mas já dominou outras áreas, a palavra significa algo como "estragar", ele é um termo usado quando alguém "estraga" um filme ao contar o que vai acontecer para as pessoas que ainda não assistiram.

Cut to the chase

Essa é mais uma expressão que se espalhou em outras áreas da vida, ou pelo menos nos E.U.A. "Cut to the chase" significa "Corta para a perseguição", ela é uma frase usada pelos americanos que significa "vá direto ao assunto", nos filmes ela é usada quando um roteiro enrola muito antes da cena de ação e entedia o público.
O termo foi cunhado nos anos dos filmes mudos, já que naquela época a perseguição era a parte mais animadas dos filmes, por que as cenas de ação eram quase inexistentes.


Blaxploitation

Blaxploitation é o termo cinematográfico usado para se referir ao movimento norte-americano que surgiu no início da década de 1970. A palavra é uma junção de black ("negro") e explotaition ("exploração"). Basicamente os filmes blaxploitation eram feitos por diretores negros, com atores negros para serem assistidos por negros.
O movimento ajudou a quebrar barreiras étnicas, mesmo assim muitos ainda consideram eles filmes racistas.

Blockbuster

Um filme blockbuster é um filme que fez grande sucesso na hora de ganhar dinheiro, mesmo que tenha recebido criticas ruins. O termo significa algo como "Filme arrasa-quarteirão", a gíria surgiu nos Estados Unidos nos anos 40, que em inglês, se refere a bombas capazes de destruir quarteirões inteiros de uma rua. Pouco depois, começou ser atribuído a obras de grande sucesso do teatro, cinema e videogame.

Blooper

O termo blooper é uma gíria para os famosos erros de gravação, que também são chamados de gag reel. Blooper significa algo como "gafe" e gag reel significa algo como "filmagem de risadas"

Bootleg

Bootleg é a gíria usada para descrever cópias piratas de DVD, filmes, jogos etc. O termo tem sua origem graças a traficantes esconderem as ilegalidades em suas botas (boot em inglês), perto da perna (leg em inglês).


Buddy Film

Um buddy film, ou "filme de camaradas" é o nome dado a qualquer filme que mostre uma dupla de personagens com personalidades diferentes que são forçados a trabalhar juntos, como por exemplo um arrogante e um educado, um que segue as regras e outro que não liga para nada etc. 

Camp

Camp ou campy é o nome dado a um tipo de comédia que beira ao absurdo, onde as situações são exageradas de propósito, esse tipo de filme foi feito principalmente nos anos 60 e 70. O adjetivo pode ser traduzido para algo como "brega".

Cash and Grab Sequel

Traduzido como "Sequencia Agarra Dinheiro" essa é a gíria usada para descrever um filme que ganhou uma sequencia apenas para lucrar e não para contar uma história interessante. Normalmente os filmes são um blockbuster mas recebem criticas negativas.

CGI

CGI é o nome dado aos famosos efeitos especiais, a sigla significa Computer Generated Image, ou Imagem Gerada por Computadores, hoje em dia todos os grandes filmes usam CGI, seja para criar personagens e cenários ou apenas para dar um efeito melhor na cena.

Chick Flick

Esse é o nome dado aos filmes de "mulherzinha", aquelas comédias românticas bestas que as mulheres assistem.

Alivio Cômico


Esse é o nome dado a um personagem cuja única função é fazer o público dar risada, normalmente atuando em um filme mais sério que não pode ser chamado de comédia 

Cult

Cult é o nome dado a qualquer filme (bom ou ruim) que ganhou uma legião de seguidores, ou um "culto", com o passar dos anos. Grande parte desses filmes foram feitos de 10 a 40 anos atrás.

Dark Horse

Um filme Dark Horse ou "cavalo negro" é qualquer filme pouco conhecido que acabou sendo um sucesso e foi indicado para grandes prêmios, como o Oscar. 

Post Credit Scene

As famosas "Cenas pós créditos", como o nome indica elas são cenas secretas que acontecem depois dos créditos finais nos filmes, elas eram muito usadas em animações mas foram os filmes da Marvel que as popularizaram.

Olhos de peixe

Esse é o nome dado a cenas gravadas como uma câmera de foco concentrado, dando uma sensação de profundidade distorcida a cena.

Flashback e Flash Forward

Flashbacks são qualquer cena que mostram o passado dos personagens alterando a ordem da narração, já flash forward é exatamente o contrário, são cenas que mostram o futuro dos personagens.

Se você gostou da matéria, visite e curta o nosso Facebook também: Real World Fatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...