segunda-feira, 30 de abril de 2018

As maiores burradas da história #2

Você se lembra de ver as maiores burradas da história? Se a resposta for não sugiro que você clique aqui e leia antes de continuar.
Muita gente comete burradas, mas algumas são tão grandes que vale a pena você conhecer a história por trás delas.

Imagina você ter a chance de se livrar de sua maior competidora e você recusar? Pois foi isso que a Coca-Cola fez. Na década de 20 pra 30 a Pepsi foi a falência, a Coca então foi oferecida a chance de comprar a sua maior competidora, mas eles recusaram, eles estavam tão seguros que a Pepsi não ia se recuperar que eles disseram não, e não foi apenas uma vez foram 3 vezes. 
Como você deve imaginar a Pepsi se recuperou e hoje a empresa já chegou a lucrar 66 bilhões por ano, e toda essa grana podia ser da Coca.

Esse é provavelmente o erro mais famoso do mundo, afinal quem nunca reparou que a Torre de Piza está torta? O que aconteceu é que ela foi construída em um pedaço de solo instável, e olha que eles demoraram 177 anos para construir ela, menos de 10 anos depois ela já estava caindo para o lado, pra se ter uma ideia a fundação que deveria aguentar a torre inteira tem apenas três metros de profundidade.


Você está em guerra por quase 10 anos, do nada os seus inimigos desistem de invadir a sua cidade e ainda por cima lhe oferecem um cavalo gigante de madeira, o que você faz? Joga ele fora é claro, mas não foi isso que aconteceu, do contrário você nunca teria ouvido falar do famoso Cavalo de Troia, se ele aconteceu ou não ninguém tem certeza mas que os inimigos foram burros em aceitar isso todos concordam.

Alguns erros ficam tão famosos que entram para a história, é o caso de Cristóvão Colombo e Pedro Alvares Cabral, dois navegadores que se confundiram na hora de viajar até a Índia e acabaram descobrindo novos países (já habitados) e tesouros.

Capitão George Custer, esse nome entrou para a história... de uma maneira ruim. Em 1876 George foi encarregado da famosa batalha americana de Little Horn, onde soldados enfrentariam os nativos. Mas o que são alguns indiozinhos para o Capitão Custer? Bom, eles foram a sua ruína.
Custer pensou que os nativos viriam em menor numero e que seria fácil mata-los, ele acabou perdendo todos os seus regimentos e dois irmãos, o desastre foi tão grande que pelo resto de sua vida ninguém confiou nele para grandes batalhas novamente.

O Filme E.T de Spielberg foi um grande sucesso, tão grande que até hoje é um clássico, e em uma das cenas o alien come um pedaço do doce Reese's Pieces, mas não era pra ser assim, o diretor queria que o alien comesse um M&M, mas a companhia que faz o doce recusou sua oferta, e foram usados Reeses Pieces no lugar. 
Depois do sucesso do filme a venda da Reese subiu 65%, e eles fizeram diversas propagandas com o E.T. Pobre M&M...

Ter um número alto de soldados sempre é bom em uma guerra, mas cuidado para não ser muito alto. 
Em 1415 durante a Guerra dos Cem Anos ocorreu a Batalha de Azincourt, em que os franceses enfrentaram os ingleses. Os franceses estavam em um número muito maior, mas muito mesmo, eles tinham 12.000 soldados, o problema é que eram tantos soldados que eles não conseguiam se mexer e atacar na guerra sem acertar um de seus próprios aliados. No fim os ingleses só precisaram usar o arco-e-flecha pra acabar com eles.

Como se não bastasse as pessoas acharem que o homem nunca foi a Lua, a NASA não ajudou ao protagonizar um dos maiores erros da história, eles acidentalmente gravaram por cima das fitas da primeira aterrissagem na Lua, eles mesmos admitiram o seu erro décadas depois.
Eles na verdade apagaram 200.000 fitas para poderem reutilizar elas e salvar algum dinheiro, o primeiro pouso na Lua era uma dessas fitas.


Você queria ser o dono do Google? E quem não queria? Afinal ele vale cerca de 360 bilhões de dólares, e alguém foi realmente idiota ao deixar essa chance passar. 
Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Google, ofereceram a empresa ao CEO George Bell em 1999 por apenas 1 milhão, mas George recusou, eles então abaixaram o preço para 750.000 dólares, mesmo assim George passou a oferta.


Esse cara aqui deve ter cometido um dos piores erros já vistos na história dos negócios, tanto que se você pesquisar o seu nome online apenas o seu erro vai aparecer nas pesquisas. Basicamente o Presidente de Empresa Takuo Tsurushima deveria vender 1 ação de sua empresa por 610.000 yuans, mas ele se confundiu e vendeu 610,000 ações de sua empresa por 1 yuan. 
A empresa ao perceber o erro tentou cancelar a venda mas não conseguiu, aí eles tiveram de comprar elas de volta. No total eles perderam 190 milhões de euros, e claro, o Presidente se demitiu.


Ala ad-Din Muhammad era com certeza um idiota que se achava esperto, líder de seu povo ele foi convidado em 1218 a fazer negócios com os mongols, Ala decidiu dizer não, mas de uma maneira única, ele mandou decapitar o mensageiro. 
O mongol que queria fazer negócios com ele era ninguém menos que Genghis Khan, um dos maiores sociopatas conquistadores do mundo, claro que ele não gostou de ouvir as noticias, ele reuniu cerca de 150.000 homens e destruiu completamente o Império de Ala.

O Facebook uma vez teve dois jovens programadores chamados Brian Acton e Jan Koum pedindo um emprego em sua porta, depois de uma entrevista eles foram recusados. Apenas alguns anos depois o Facebook teve de desembolsar 19 bilhões para comprar o que os dois tinham acabado de inventar: o famoso Whatsapp.

As vezes tudo que lhe falta é uma fita métrica... pelo menos para os franceses, eles gastaram 15 bilhões de dólares para construir novos trens, eles só esqueceram de medir suas estações, que são menores do que os trens, agora eles tem de gastar 50 milhões de euros para arrumar.
"É como comprar um grande carro novo sem medir a sua garagem" disse Emmanuel Grondein que trabalha para a Rail Trade Union.

O governo britânico foi processado em 9 milhões depois que alguém acidentalmente escreveu o nome da empresa Taylor e Sons como Taylor e Son, a diferença é que a Son entrou em falência, mas graças ao erro foi a Sons que teve de demitir 250 funcionários por nenhum motivo.

Mais uma da NASA, os engenheiros da Lockheed Martin usaram o sistema métrico inglês (pés) enquanto seus colegas usaram o sistema comum (metros) na hora de construir uma sonda espacial. 
Na hora de colocar a sonda no espaço eles perceberam a burrada e não conseguiram calcular a rota da sonda, resultado: ela se perdeu no espaço, 125 milhões de dólares jogados fora.

O Novo México estava planejando uma queimada controlada em Cerro Grande, e a coisa mais idiota que podia acontecer aconteceu, eles perderam o controle da queimada, as chamas queimaram por um mês inteiro destruindo 48,000 acres e deixando 400 famílias desabrigadas.

Se o seu trabalho é a segurança da vida de centenas de pessoas você provavelmente deveria levar a sério. Em 1988 dois funcionários de uma plataforma petroleira removeram e substituíram todas as válvulas da plataforma, ou eles pensaram, eles foram desleixadas e esqueceram de uma, o que causou uma explosão que matou 167 pessoas.

Se você gostou da matéria, visite e curta o nosso facebook: Real World Fatos, lá tem mais matérias divertidas e muito interessantes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...