sexta-feira, 25 de maio de 2018

A origem do nome de seus times favoritos

Todo brasileiro já ouviu o nome de um clube de futebol, seja Palmeiras, Corinthians ou São Paulo, mas por que eles tem esses nomes? Confira agora a origem do nome de seus times favoritos.

O América Futebol Clube foi fundado em 30 de abril de 1912, o time preserva o mesmo nome e escudo desde a sua criação, seu nome na verdade veio de um sorteio. Como os jogadores não conseguiram chegar a um consenso sobre o nome da nova agremiação, decidiram então ir na sorte, entre Arlequim, Guarany e Tymbiras, o nome escolhido foi América Foot-ball Club. Eles abrasileiraram o nome e pronto.


A origem do nome Avaí é uma referência a Batalha de Avahy, um episódio da Guerra do Paraguai ocorrido em 1864. Posteriormente a grafia foi alterada, passando de Avahy para Avaí. 
Na batalha os brasileiros se aliaram aos uruguaios e argentinos pra derrotar os paraguaios.



O nome Botafogo veio do fato de que o clube de regatas, fundado em 1894, treinava na Praia de Botafogo, que deu nome à agremiação. 
A praia ganhou em 1641 o sobrenome de seu dono, João de Souza Pereira Botafogo.


Um dos times mais famosos de todos os tempos o Corinthians na verdade apenas copiou o nome de outro time.
Em 1 de setembro de 1910, um grupo de cinco operários do bairro paulistano Bom Retiro decidiram criar um novo time de futebol, além de mais oito pessoas que contribuíram com 20 mil réis e também foram considerados sócios-fundadores. 
A ideia surgiu depois de assistirem à atuação do Corinthian FC, uma equipe inglesa de futebol fundada em 1882, que excursionava pelo Brasil na época. Eles gostaram do nome e decidiram copiar.
Já o nome do Corinthians original vem da palavra usada na Inglaterra do século XIX para designar um rapaz de coragem.


Se falar de Corinthians tem que falar do Palmeiras. Originalmente conhecido como Palestra Itália o clube mudou de nome em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial quando a Itália era o inimigo. 
O nome Palmeiras foi escolhido por que eles eram pão duros mesmo, eles não queriam comprar novos uniformes então o nome foi em parte pela preservação da letra P nos escudos e símbolos do clube, e em parte em homenagem à Associação Atlética das Palmeiras, clube então extinto mas que sempre manteve excelente relacionamento com o Palestra Itália, tendo fornecido apoio decisivo em diversas ocasiões.


O nome Santos não podia ser mais simples, ele vem da cidade onde o time nasceu. O Santos Futebol Clube foi fundado no dia 14 de abril de 1912, por iniciativa de três esportistas da cidade que convocaram uma assembleia na sede do Clube Concórdia para a criação de um time de futebol. 
Durante a reunião, surgiu a dúvida quanto ao nome que seria dado a essa agremiação, várias sugestões apareceram como Brasil Atlético, Euterpe e Concórdia, mas os participantes da reunião decidiram por unanimidade utilizar a proposta de Edmundo Jorge de Araújo: a denominação Santos Foot-Ball Club.


O São Paulo também apenas usou o nome da cidade. No dia 26 de janeiro de 1930 foi assinada a ata de fundação do São Paulo Futebol Clube, nascido da união entre a Associação Atlética das Palmeiras e uma grande parte dos jogadores e alguns membros da diretoria do Club Atlético Paulistano, daí as suas duas cores.


O Vasco era um clube da colônia portuguesa do Rio de Janeiro, homenageia em seu nome o navegador português que ficou conhecido por ter encontrado a rota da Europa para as Índias, o navegador Vasco da Gama. Isso porque o time foi fundado por remadores, daí a temática marítima.


O Sport Club Internacional foi fundado em 1909, na cidade de Porto Alegre, pelos irmãos Poppe, que eram membros do hoje extinto Sport Club Internacional de São Paulo. 
O nome também se refere ao fato de a equipe aceitar jogadores de todas as origens, cores, raças e status social, isso tudo em uma época em que outras equipes da cidade aceitavam apenas pessoas de certas origens.


Grêmio é a versão encurtada de Agremiação, era basicamente um nome que significava equipe, grupo etc. O time foi fundado em 15 de setembro de 1903, trinta e dois homens se reuniram no Salão Grau, restaurante de um hotel da rua 15 de Novembro (atual Rua José Montauri), no Centro de Porto Alegre e fundaram o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.


Fluminense é nome do clube e também é o termo usado para denominar pessoas nascidas no Estado do Rio de Janeiro, uma variação de carioca. 
O nome vem do latim flumine (rio) mais o sufixo -ense (natural). É por isso que água de rio é água fluvial. O adjetivo fluvial refere-se  então a rio, e como você já sabe o clube foi fundado no Rio.

O Flamengo foi parecido com o Botafogo, em 1895 foi fundado o clube de regatas na praia de mesmo nome. Posteriormente o clube passou a competir também em outros esportes, entre eles o futebol. 
A praia, por sua vez, recebeu o nome por ter sido o local de desembarque da invasão holandesa de 1599.


O clube Figueirense foi fundado em reuniões que aconteciam na localidade da Figueira, nas cercanias da rua Conselheiro Mafra, em Florianópolis, onde havia uma figueira. 
O Figueirense é o segundo time mais antigo de Santa Catarina ainda em atividade.


O Cruzeiro tinha o mesmo nome do Palmeiras, ele foi fundado em 1921 como Palestra Itália. Mais uma vez durante a Segunda Guerra Mundial o time foi obrigado a mudar de nome, e adotou um símbolo brasileiro, a constelação do Cruzeiro do Sul, para sua denominação.


Vários times se chamam Atlético, o nome veio do termo "atleta" que é uma pessoa que faz atividades físicas.


Paysandú, veio do evento ocorrido na cidade do Uruguai "como homenagem ao lamentável acontecimento no cidade uruguaia Paysandú que iria levar ao início da guerra contra o Paraguai".


Chapecoense continua firme e forte mesmo depois de uma grande tragédia, seu nome vem de sua sede em Chapecó, Santa Catarina.

Se você gostou da matéria clique aqui e nós visite (e quem sabe curta) em nossa página no facebook. E se seu time ficou de fora basta deixar um comentário ou se preferir mandar um e-mail para realworldwolf@gmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...