terça-feira, 5 de junho de 2018

Desvendando a verdade sobre alguns dos mitos mais contados #2

Mitos são contados todos os dias por várias pessoas ao redor do mundo, e, claro, muita gente ainda acredita neles mesmo com acesso fácil a informação, então chegou a hora de mais uma matéria da série Desvendando a Verdade onde nós vamos ver se mais alguns mitos muito contados são reais ou não.

Se você deitar depois de comer vai vomitar?

Você não vai vomitar apenas por se deitar, mas pode sofrer de indigestão. O corpo só digere os alimentos de maneira correta quando você está em uma posição vertical, na horizontal pode causar refluxo, indigestão etc.

Elefantes tem medo de ratos?

Segundo o mito elefantes tem medo que camundongos entrem em sua tromba, mas isso é apenas um mito, a tromba é puro músculo o que faria com que fosse difícil que algum rato se esgueirasse ali, mas elefantes não são tão destemidos assim, eles tem medo de formigas, elas sim entram em sua tromba.

Avestruzes enterram a cabeça?

Quando ameaçados avestruzes colocam sua cabeça em buracos no chão...só que não. isso é apenas mais um mito popularizado por desenhos animados, avestruzes colocam a cabeça perto do solo para sentir as vibrações, e eles cavam buracos para esconder seus ovos.

Cães envelhecem 7 vezes mais rápido do que humanos?

Um ano canino é igual a 7 anos humanos? Não, não é, a "regra dos 7" foi criada apenas para facilitar o entendimento das pessoas, mas a idade real dos cachorros depende muito de outros fatores, como o seu peso. Por exemplo, um ano humano para um cão de grande porte é mais longo que para um cão de pequeno porte. Então tudo é muito relativo, não é possível generalizar sem antes analisar as características da raça.

Camelos armazenam água nas corcovas, por isso não precisam beber ela?

Também apenas um mito, a corcova dos camelos é feita de gordura e não de água, eles conseguem sim armazenar a água por mais tempo que os outros animais em seus estômagos, ficando algumas semanas sem beber água, mas isso é devido a glândulas que ajudam na luta contra a desidratação e pelo formato oval de seus glóbulos vermelhos. As corcovas, que podem ter 35kg de gordura, não têm nada a ver com isso.

Vitamina C previne resfriado?

Não, não previne. Não existe nenhuma prova que vitamina C ajuda contra resfriados, o mito surgiu nos anos 70 quando Linus Pauling, ganhador duplo do Nobel, escreveu um livro chamado "Vitamina C e o Resfriado Comum", só que seus dados estavam completamente errados, ele basicamente ignorou tudo que dizia que vitamina C era inútil contra resfriados e escreveu o que ele queria que provasse sua teoria, ganhando criticismo de outros cientistas por mentir abertamente ao público. Mesmo assim o mito sobrevive até hoje.

As unhas e o cabelo continuam crescendo depois da morte?

Esse mito é famoso, mas é apenas um mito, um cadáver não pode produzir novas células, o que acontece é que a pele em volta das unhas se desidrata e por isso elas parecem mais longas. O mesmo ocorre com a pele do queixo, o que faz parecer que a barba cresceu. 

Estralar os ossos causa artrite?

Na verdade não, esse ruído nas articulações é produzido por bolhas de gás acumuladas ali e não tem efeitos nocivos. pode estralar a vontade que não tem nenhum problema, alguns acham que a mão vai ficar inchada ou maior, mas isso é apenas outro mito.

Raspar a barba faz ela crescer mais grossa?

Esse mito não tem nenhuma fundação cientifica, o que acontece é que o gillette se desgasta dando a impressão que a barba está mais resistente.

Estresse faz crescer cabelo branco?

Não, mas o mito tem uma história interessante, na verdade o que acontece é que o estresse pode levar a queda dos cabelos, e normalmente cabelos escuros caem primeiro, isso faz parecer que a pessoa tem um maior número de fios brancos.

Moscas vivem apenas 24 horas?

Não, uma mosca comum vive até 25 dias, mas existem sim outros seres vivos que vivem apenas por um dia.

Engolimos aranhas quando dormimos?

Não, é mais fácil engolir uma aranha em algum alimento processado do que dormindo. Insetos não costumam chegar perto de humanos, mesmo quando eles dormem, do contrário você acordaria todo dia coberto por eles. 
O mito possivelmente veio de uma pesquisa que queria provar que as pessoas acreditam em tudo que elas leem, e passaram informações falsas as pessoas... pois é, acho que eles provaram isso com sucesso.


Assobiar de noite dá azar?

Claro que não, como todos os mitos de sorte e azar ele é falso, mas ele tem uma história por trás. 
Antigamente nossos antepassados moravam no mato e não em cidades, o mito vem do fato deles acharem que assobiar (imitar pássaros) de noite atrairia predadores de aves como cobras e camundongos, mas isso também está errado. As chances são que camundongos já estão em sua casa, assobiando ou não eles já devem estar por perto. Já cobras nem ouvem sons, elas ouvem vibrações, e elas não enxergam como nós, elas enxergam o calor corporal, e não tem como uma serpente confundir o calor de um corpo humanos de mais de um metro com o de um pássaro de alguns centímetros, sem contar que cobras não são agressivas, mesmo se você atraísse uma delas ela raramente atacaria sem ser provocada, ou seja o mito não nenhuma fundação em nenhuma versão.

Beber leite com manga faz mal?

Não, na verdade é o contrário, manga e leite são uma boa combinação nutritivamente falando. 
Na verdade esse mito é bem racista, foram os donos de escravos que inventaram ele para proibir os escravos de beberem leite, que era um alimento da elite, os escravos comiam muita mangá e roubavam o leite de seus donos, a solução era bater nos escravos, mas isso impossibilitava eles de continuarem trabalhando, por isso o mito foi inventado.

A Lua Cheia muda o comportamento das pessoas?

Não, nada acontece na Lua Cheia que afeta o comportamento humano, a Lua afeta as marés e a claridade pode afetar o comportamento de animais, mas humanos continuam os mesmos.

A água escorre em direções diferentes em hemisférios diferentes?

Um mito que ficou popular graças a um episódio da série os Simpsons, mas ele também não é verdade, a água vai na mesma direção em todos os hemisférios.

Se todos os humanos saltassem juntos a Terra tremeria?

Isso seria impossível de coordenar, mas também não adiantaria nada, o planeta é 10 trilhões de vezes mais pesado que todos os seres humanos que a habitam juntos, seria o mesmo que uma formiga querer balançar um navio de carga.

Nunca se deve acordar um sonambulo?

Pode acordar sim, ele vai ficar confuso mas não tem nada de perigoso nisso, o sonambulismo é basicamente igual a dormir normalmente, acordar um sonambulo é igual acordar qualquer outra pessoa.

Você tem 5 segundos para pegar um alimento do chão antes que bactérias contaminem ele?

A regra dos 5 segundos é falsa, tudo depende do chão onde a comida caiu e da umidade do alimento, assim que o alimento cai no chão ele é contaminado, não tem diferença entre 1 segundo ou 15 segundos.

O homem nunca foi a Lua?

Foi sim, e nós deixamos vários souvenirs nela para provar que isso aconteceu. o problema é que não tem nada pra fazer lá, o motivo dos humanos não estarem indo lá até hoje é que a viagem é cara e cientificamente não tem muito o que examinar.

Os ovos marrons são mais saudáveis que os brancos?

Não, eles são a mesma coisa, galinhas de raças diferentes põe ovos de cores diferentes, mas eles são iguais por dentro.

Os girassóis se movem em direção ao Sol?

Sim e não, quando são novas as flores realmente seguem a direção do Sol para capturar a maior quantidade possível de luz solar, mas quando elas crescem param de se mover.

Água com açúcar vai te acalmar?

É lógico que não, o açúcar deixa as pessoas com mais energia, porque diluir ele em água teria o efeito contrário? Água com açúcar não tem um grande efeito no seu corpo.

Ler no escuro ou de barriga vazia estraga a visão?

Não, em nenhum dos casos. Ler no escuro pode causar fadiga, em pessoas mais frágeis até dor de cabeça, outros nem sentem os efeitos, ler de barriga vazia também não causa muita coisa.

Se você engolir a semente a fruta vai nascer dentro de você?

Não, seu suco gástrico vai dissolver a semente antes disso, a não ser que você coma muita terra e esterco todos os dias, mas ai você vai morrer antes da semente brotar.

Bolo quente da dor de barriga?

Não, é só um mais um dos milhares de mitos que as mães criaram para moldar o comportamento das crianças.

Comer formigas é bom para os olhos?

Não, novamente é um mito inventado por mães (que provavelmente tinham preguiça de limpar a casa), formigas são sim comestíveis e em pequenas e moderadas quantidades podem fazer bem para seu corpo, mas elas não tem nada que possa melhorar sua visão.

Gostou da matéria? Comente aqui ou apenas curta nossa página no facebook, lá tem mais matérias divertidas e interessantes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...