segunda-feira, 9 de julho de 2018

Steve Ditko falece aos 90 anos, um adeus a uma lenda dos quadrinhos

Tá bom, você nem deve saber quem foi Steve Ditko, mas você com certeza já viu o seu trabalho, Stephen "Steve" J. Ditko (nascido em Johnstown, Pensilvânia em 2 de novembro de 1927), foi um desenhista e roteirista norte-americano que trabalhou por anos na Marvel, ao lado do editor e roteirista Stan Lee ele criou diversos personagens icônicos que são populares até hoje, até mesmo os não fãs de quadrinhos conhecem o seu trabalho. 
Em 1962 ele criou ao lado de Lee o super-herói Homem-Aranha, sendo o responsável por seu icônico traje vermelho e azul, e a maioria de seus coadjuvantes e vilões, dentre os quais se destacam a Mary Jane, Dr. Octopus, Duende Verde, Harry Osborn, Electro, J. Jonah Jameson, Lagarto, Tia May, Tio Ben, Flash Thompson, Abutre, Camaleão, Gwen Stacy, Liz Allen, Garota-Esquilo, Mystério e Kraven, o Caçador.
Em 63, Ditko criou o Doutor Estranho e seu arqui inimigo  Dormammu, pouco tempo depois ele deixou a Marvel Comics por motivos que até hoje não são claros. Ditko mudou-se para DC Comics em 1968, onde viria a criar o Rastejante e as duplas Rapina e Columba e Punch e Jewelee.
Ditko sempre prezou a sua privacidade, ele odiava fotos e raramente dava entrevistas, mesmo tendo ganhado diversos prêmios em sua carreira, tanto que em 2007 a BBC fez um documentário chamado "A Procura de Steve Ditko". 
Ele foi encontrado inconsciente em seu apartamento em Nova York em 29 de junho de 2018. A polícia disse que ele havia morrido pelo menos dois dias antes. Ele foi declarado morto aos 90 anos, com a causa da morte inicialmente considerada como resultado de um infarto do miocárdio, causado por doença cardiovascular arteriosclerótica e hipertensiva.
A comunidade dos quadrinhos fez diversas homenagens a Ditko que sempre será considerado uma lenda que ajudou a fundar a Marvel como conhecemos hoje.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...