Loading...

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Conheça alguns animais que foram nomeados em homenagem a celebridades #2

Para garantir que suas espécies recém descobertas vão ser bem cuidadas é comum que pesquisadores a nomeiem em homenagem a celebridades, isso sempre atrai a atenção da mídia e ás vezes sensibiliza as pessoas a ajudar os animais.
Confira agora mais alguns animais e seres vivos em geral cujos nomes são uma homenagem a celebridades. E se você curtir venha conhecer o nosso facebook em Real World Fatos.

Em homenagem ao 45º aniversário do comediante Stephen Colbert em 2009, os entomologistas americanos Quentin Wheeler e Kelly Miller nomearam um besouro de mergulho venezuelano em homenagem a ele, o Agaporomorphus colberti.
"No ano passado, Stephen pediu à comunidade científica para nomear algo mais legal do que uma aranha para homenageá-lo. Suas escolhas principais eram uma formiga gigante ou um leão laser. Enquanto essas seriam espécies legais para descobrir, nossa pesquisa envolve besouros, e eles são mais legais do que uma aranha qualquer dia", disse Wheeler. 


Helen Mirren é elogiada como uma das melhores atrizes do mundo, graças à sua beleza graciosa e seus papéis ousados . Por isso, não é de surpreender que Mirren inspirou o nome de um ser vivo, mas ela não ganhou um inseto qualquer, seu nome foi usado em uma planta carnívora de grande porte, a Nepenthes Helen, que come animais para sobreviver. 
Em maio de 2011, Mirren participou do Chelsea Flower Show em Londres para dedicar seu nome à planta tropical para caridade.

Conheça o Obamadon, um lagarto pré histórico nomeado em homenagem ao ex-presidente Barack Obama, quando o animal foi anunciado para o mundo os meios de comunicação erroneamente assumiram que era um dinossauro temível condizente com o homem mais poderoso do hemisfério ocidental. Na verdade, porém, o "dente de Obama" era um minúsculo lagarto que viveu no final do período Cretáceo. 
Segundo o paleontólogo Nicholas Longrich que nomeou o animal Barack Obama havia sido recentemente eleito presidente e ele queria simplesmente comemorar o acontecimento histórico.

Mas o presidente não parou por ai, além do lagarto ele serviu de inspiração para um líquen. Em agradecimento pelo apoio do presidente à ciência, um curador de líquens da Universidade da Califórnia que descobriu a espécie de musgo nas Ilhas Santa Rosa em 2007 a denominou Caloplaca obamae.


Mas isso ainda não foi o suficiente para o ex-presidente, na verdade ele tem um total de 13 espécies nomeadas em homenagem a ele. Essa aranha se chama Aptostichus barackobamai, a espécie foi relatada pela primeira vez pelo professor Jason Bond, da Universidade de Auburn, em dezembro de 2012, como uma das 33 novas espécies do gênero Aptostichus.


O Maotherium foi descoberto em 2003, ele foi nomeado em homenagem ao líder supremo da República Popular da China Mao ZhedongSeu nome científico significa "a fera de Mao".
O animal ganhou esse nome por ter sido descoberto na China.


O Doronomyrmex pocahontas é uma clara homenagem a nativa Pocahontas, a pequena formiga está criticamente ameaçada de extinção.
Pocahontas na língua extinta dos nativos significa algo como "pequena brincalhona".


A Elseya irwini é uma tartaruga d'água australiana, ela foi nomeada em homenagem aos seus descobridores, o famoso zoólogo e personalidade de TV, Steve Irwin e seu pai Bob Irwin.
Bob fisgou o animal em uma linha de pesca durante uma viagem de família em 1990. Eles nunca tinham visto algo como ela antes. Steve Irwin tirou fotos e as enviou para o especialista em tartarugas John Cann, que verificou que era de fato uma nova espécie. 
Esta espécie de tartaruga, como algumas outras, pode respirar debaixo d'água, permitindo que a tartaruga permaneça submersa por longos períodos de tempo.


A "mosca-das-flores de Bill Gates", a Eristalis gatesi, é uma mosca-das-flores encontrada apenas nas florestas de montana da Costa Rica e recebeu o nome do bilionário Bill Gates. Ela foi descoberta em 1997.
Outra mosca encontrada em habitats semelhantes foi batizada em homenagem ao associado de Gates, Paul Allen, chamado de mosca-das-flores de Paul Allen, ou Eristalis alleni. 
De acordo com Chris Thompson, o descritor dessas espécies que, ambos os nomes foram dados devido ao "reconhecimento de [suas] grandes contribuições para a ciência da Dipterologia (estudo dos insetos dípteros)".


A Eulaema quadragintanovem é uma homenagem a ninguém menos do que Ronaldinho Gaúcho, ela foi descoberta em 2012 pelo brasileiro André Nemésio, doutor em Ecologia, que é um torcedor fanático do Atlético Mineiro.
Quadragintanovem significa quarenta e nove, o número da camisa de Ronaldinho no Clube Atlético Mineiro. Ronaldinho por sua vez escolheu o número 49 como homenagem a sua mãe, nascida em 1949.
O nome inusitado foi o jeito que o pesquisador usou para chamar a atenção da mídia ao inseto que já é classificado como em risco de extinção. Os únicos dois exemplares da espécie foram encontrados na Mata Atlântica do Ceará.


A Filistata maguirei é uma aranha descoberta em 2015 nomeada em homenagem ao ator Tobey Maguire, isso porque ele interpretou o Homem Aranha em três filmes.
Mas ele não foi o único que recebeu uma homenagem assim...


A Pritha garfieldi é outra aranha descoberta em 2015 nomeada em homenagem a um ator, dessa vez Andrew Garfield, que interpretou o Homem Aranha em dois filmes.


A Preseucoela imallshookupis é uma espécie de vespa das galhas. O nome do gênero, Preseucoela, é nomeado em homenagem a Elvis Presley combinando a primeira metade de seu sobrenome com "eucoela", um sufixo usado em outros gêneros relacionados, enquanto o nome da espécie é derivado da canção de Elvis Presley "All Shook Up" .
Esta espécie em particular é conhecida por atacar carvalhos ou plantas de rosa.


As aranhas Pinkfloydias não são uma homenagem a uma pessoa, mas sim a uma banda inteira o Pink Floyd. Segundo seu descobridor: "O Pink Floyd foi um grupo inovador que criou música (com) uma mistura eclética de estilos. O Pinkfloydia tem características morfológicas incomuns e seu nome tem como objetivo refletir sua singularidade".


A Montypythonoides é uma homenagem ao grupo de comédia Monty Python, infelizmente esse réptil já está extinto.


Mesoparapylocheles michaeljacksoni é um caranguejo eremita extinto que existiu no que é hoje a Espanha. Foi descrito por René H.B. Fraaije, Adiël A. Klompmaker e Pedro Artal em 2012, e é a única espécie do gênero Mesoparapylocheles. Foi nomeado após o cantor Michael Jackson.


O Litarachna lopezae é uma espécie de ácaro aquático encontrado em torno de 70 metros de profundidade na Mona Passage, Porto Rico,  a espécie recebeu o nome da cantora e atriz Jennifer Lopez que é descendente de Porto Riquenhos.


Pessoas que não existem também podem ser homenageadas, o Gibão Skywalker Hoolok por exemplo é uma homenagem a Luke Skywalker, protagonista da série de filmes Guerra nas Estrelas, simplesmente porque os seus descobridores são fãs do filme.


Darth Vader também ganhou um besouro chamado Agathidium vaderi. O motivo do nome seriam que ambos tem uma carapaça preta reluzente.


Os descobridores da Naopalpa donaldtrumpi, uma espécie de traça descoberta em 2017, não tiveram dúvidas na hora de homenagear o Donald Trump, isso porque segundo eles o "cabelo" do inseto se parece com o politico.

Se você gostou dessa matéria venha curtir o nosso facebook: Real World Fatos e conhecer melhor o nosso site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...