Loading...

sábado, 6 de outubro de 2018

A origem de algumas palavras que você usa, mas não sabe de onde vieram #5

Você usa palavras todos os dias para se comunicar, mas aposto que você nem sabe o que elas realmente significam ou de onde elas vieram.
Confira a quinta parte dessa série da matérias e descubra a origem de mais algumas palavras.

Todos já devem ter ouvido falar dos "ditadores", eles existem até hoje, a palavra vem do latim "dictare" que significa “dizer repetidamente”, já que a palavra vem de dicere, “dizer, falar, contar”.

"Nazista" vem do alemão "NAZI", que na verdade não é uma palavra é uma abreviação de Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, que significa “Partido Popular Alemão Nacional-Socialista”.

Para formar uma palavra você precisa de "letras", essa palavra vem do latim "littĕra" que significa algo como "caráter de escrita" ou "tablete de escrita".

Alguns adoram, outro odeiam, mas as "crianças" continuam chegando, ela tem origem no do baixo-latim "creantia" ou "criantia", mas a palavra também é associada a relacionado a "crescere", que significa "crescer" ou  "aumentar".


Quando as crianças crescem elas viram "adolescentes", a palavra "adolescente" vem do particípio presente do verbo em latim "adolescere" que significa de maneira direta "crescer".

Já "Adulto" vem do também latim "adultus" que significa "crescido" ou  "aumentado".

Nesse mundo você não chega a lugar nenhum sem "dinheiro", a palavra vem do latim "denarius" que era o nome de uma moeda de prata que valia dez asses, uma tradicional moeda de cobre. Por ser a moeda mais utilizada em Roma, tanto no Império quanto na República, o nome adquiriu valor genérico e passou a designar qualquer espécie de meio de troca.

A palavra "açúcar" tem uma longa história, ela vem do sânscrito "sakkar" ou "sarkara", que significa “grãos de areia”, “grãos doces” ou até “areia grossa”. 
A palavra açúcar surgiu na língua portuguesa através do latim "succarum". No entanto, este termo seria proveniente do árabe "sukkar", que por sua vez deriva do persa "shakar".

Já o "sal" vem sem alteração do Latim "sal", do Indo-Europeu "sal". Aparentemente era uma palavra tão usada que nem teve tempo de mudar.

"Pimenta" possui sua origem no latim, mais precisamente na palavra "pigmentum" que significa "pigmento". A palavra "pigmentum", por sua vez, origina-se da raiz do verbo "pingere", que significa “pintar”. Portanto, a palavra "pigmentum" era utilizada para definir componentes ou substâncias com propriedades corantes. 
Posteriormente a palavra foi designada às especiarias e temperos que eram aplicados na coloração e decoração de comidas e bebidas.

A palavra "rap" é muito usada por aqui, e pela primeira vez nessa lista ela não tem origem no grego ou no latim, o termo significa "rhythm and poetry" ou traduzido "ritmo e poesia".

Alguns tem até demais e outros não, o "cabelo" vem do latim "capillus", que por sua vez deve se relacionar a "caput", ou "cabeça", que é onde costuma ter mais cabelo.


A palavra "Evangelho" significa literalmente "boa mensagem", "boa notícia" ou "boas-novas", derivando da palavra grega ευαγγέλιον, "euangelion" (eu, bom, -angelion, mensagem). A palavra grega "euangelion" deu também origem ao termo "evangelista" da língua portuguesa.


Se não fosse pelo "chão" você nunca ficaria firme, a palavra mudou muito nos últimos séculos, acredita-se que ela venha do latim "planus" que significa "liso, sem relevo" etc.


Se você quer saber a história de uma palavra você precisa da "etimologia", mas de onde veio o nome da palavra que estuda outras palavras? Ela vem do grego antigo ἐτυμολογία, composto de ἔτυμος "étymos" e -λογία "-logia". "Etimos" por sua vez é o nome dado a vocábulos que se originam de outras palavras.


A "mão" permite os humanos fazer muita coisa, seu nome vem do latim "manus" que tem o mesmo significado.
Já "pé" vem também do latim "pĕdis".


Muitos não conseguem viver sem "amigos", a palavra não tem uma origem certa mas é mais provável que ela venha do latim "amicus" que por sua vez deve vir de "amare" ou "amar".
Já "inimigo" vem do latim "Inimicus" que significa algo como "não-amigo".


O bicho que tem quase 100 pés a "centopeia" ganhou o seu nome do latim "centipĕda", mas seu nome mesmo é "quilópode", palavra de origem grega que significa "aquele que tem mil patas".


O "lixo" também tem origem incerta sabe-se apenas que ela veio do latim. Segundo alguns autores ela pode ter se originado do Latim "lix", "cinza, lixívia", pois antigamente a maioria dos resíduos domésticos eram compostos por restos de carvão e cinzas provenientes do fogão e da lareira. Mas também pode estar associada a palavra "lixare", “aparar, lixar”, em referência ao resultado da operação de retirar excessos de algum material, ou ainda da palavra "lixius" que significa “água ou objeto sujo”.


As calças "jeans" ganharam o mundo, mas ninguém conhece a sua origem não é? A palavra "jeans" vem do material criado na Europa, mais especificamente em Gênova, na Itália. Os marinheiros que levavam cargas desse material eram chamados de "jeans" porque eram originários de Gênova.


"Fato" vem do latim "factum" que é o particípio passado de "Facere" ou “fazer”, basicamente é algo que já foi feito e não pode ser mudado.


Uma ação é um "verbo", ela vem do Latim "verbum" que significa “palavra ou parte do discurso que expressa ação”, originalmente apenas “palavra”.

Real World Fatos está no facebook, curta nossa página clicando aqui e eleia mais matérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...