Loading...

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

13 coisas de nosso cotidiano que você nem sabe pra que serve

Existem muitas coisas por aí que você usa em seu cotidiano que você provavelmente nem sabe pra que serve. Por que ônibus tem aqueles bancos com desenhos estranhos? Por que calças jeans tem tantos botões? Confira isso e muito mais nessa matéria.
E se você quiser ver ainda mais curiosidades pode clicar aqui e se esbaldar em nossas melhores matérias com esse tema, e essa matéria foi feita em parceria com o site Sem Deboche, não deixe de visita-los e curtir sua página no facebook.

É a mais pura verdade, você já deve ter percebido que todo assento de ônibus tem aqueles desenhos horríveis e feios de se olhar, mas é de propósito. 
Esses designs servem para que os passageiros não percebam o quão sujo esses bancos estão. Os desenhos são feitos para esconder sujeira, rabiscos e (por mais nojento que seja) restos de fluidos corporais. Abaixo você pode ver um ótimo exemplo do quão bem o padrão esconde a sujeira:

E se você acha que esse design pode ser feito por qualquer um você está muito enganado, para cria-los são usados algorítimos específicos que enganam o padrão de leitura dos olhos humanos.

Esses botões na verdade se chamam rivets ou rebites em português. Levi Strauss, o inventor do jeans moderno, surgiu com a ideia dos rebites em 1829 quando percebeu que os mineiros estavam reclamando da rapidez com que suas calças se desgastavam. 
Sem esses "botões" as calças jeans antigas se desmanchariam facilmente.



Quem nunca tentou apagar a caneta com a parte azul? Mas ela não serve pra isso, originalmente esse lado foi feito para apagar o lápis de papéis mais resistentes como cartolina por exemplo, se usado em papéis mais fracos como o de cadernos ele rasga a folha.

Esses buracos são chamados orifícios de drenagem, como cadeados costumam ficar ao relento se esses furinhos não existissem ele quebraria depois da primeira garoa. 
O outro objetivo desses furos é ajudar a abrir o cadeado em casos de emergência, basta pingar óleo que qualquer cadeado travado vai se abrir se a parte mecânica ainda estiver intacta.

O "bolso" das calcinha é colocado ali para evitar que as partes intimas das mulheres fiquem irritadas devido ao tecido, já o "bolso" na cueca dos homens é porque originalmente homens não tinham de tirar a cueca para ir ao banheiro se aliviar, algumas cuecas tem essa abertura na frente até hoje.

Os sacos de sílica são preenchidos com uma substância chamada dióxido de silício, um dessecante não tóxico que tem o poder de secar a umidade. Essas bolinhas também tem várias outras utilidades, elas podem ser usadas para secar um celular que caiu na água, elas fazem fotos durar mais, tiram o mau odor de sapatos, colocar um saco ou dois em sua bolsa de maquiagem impede que sua maquiagem em pó endureça e se você colocar alguns no painel do seu carro elas impedem a acumulação de umidade que causa a condensação no interior do pára-brisas.

Essas linhas provavelmente nem são sentidas quando você aperta o teclado, mas elas estão ali para mostrar como posicionar suas mãos no teclado, mas hoje em dia isso está caindo em desuso.

Esse símbolo é chamado de aba de chicote, quadrado de amarração ou focinho de porco. Ele era tradicionalmente uma maneira de pendurar equipamentos extras nas mochilas, principalmente machados para cortar gelo. Os mochileiros passavam as correias pelas ranhuras, penduravam o machado e prendiam-no com um bloqueio de tensão.
Hoje em dia as pessoas não carregam mais machados nessas abas, mas segundo os fabricantes Jansport e Hershel essas abas são hoje "um aceno ao passado, para homenagear aquelas velhas mochilas que os alpinos tinham". por isso mesmo que ninguém use essas abas elas vão continuar sendo feitas apenas para honrar o passado.

O buraco está ali realmente para permitir que um pouco do doce derreta em seu lugar, criando um "gancho" que mantem o pirulito preso. Se não estivesse lá, o doce poderia cair do bastão como resultado da força da gravidade.
Além disso o buraco ajuda em casos de engasgamento deixando a pessoa respirar pelo buraco tempo suficiente até ela chegar a um hospital para remover o objeto.

Se a caneta não tiver esse furo significa que ela é pressurizada internalmente, sem o furo a caneta não tem como estabilizar sua pressão com o lado de fora da caneta.

Muito usado em escovas infantis esse "código secreto" de cores indica aonde a pasta deve ser colocada na escova, muita pasta de dente pode fazer a criança engasgar no produto, por isso pais sempre devem ficar de olho na embalagem do produto.

Um mito que circula a internet já faz um tempo dizia que esses quadrados indicam os componentes da pasta, com o verde indicando componentes naturais e o preto componentes químicos etc. Mas é tudo baboseira, esses quadrados são feitos apenas para serem lidos pelas máquinas, as cores não tem nenhuma importância para o consumidor, apenas para os produtores.
As marcas ajudam os sensores de luz a detectar a extremidade do tubo, de modo que as máquinas usadas para preparar os tubos sabem onde cortá-las ou selá-las.

Se você gostou da matéria não esqueça de visitar o Sem Deboche, e claro venha curtir o Real World Fatos no facebook para ter acesso as nossas melhores matérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...