15 de novembro de 2018

Perguntas fáceis, respostas difíceis #11

Chegou a hora de responder mais algumas perguntas que são fáceis de fazer mas difíceis de se responder, mas não se preocupe pois vamos explicar as respostas de maneira fácil e direta, afinal nem todo mundo tem paciência para ler explicações que são mais complicadas do que a própria pergunta.
Se você se interessar pela matéria e quiser ler as suas outras partes, clique aqui e se divirta.

Quem inventou a comédia moderna?

Imagem de domínio público
Muita gente gosta de rir e para isso precisamos de comediantes, mas quem popularizou a comédia profissional?
Comediantes profissionais podem ser datados desde 425 a.C, pelo o que se sabe o primeiro comediante famoso foi Aristófanes, um autor e dramaturgo grego. Ele escreveu 40 comédias, 11 das quais sobrevivem e ainda estão sendo atuadas até hoje. O estilo de comédia de Aristófanes vinha na forma de peças satíricas e influenciaram milhões, por isso ele é considerado o pai da comédia moderna e "o Príncipe da Comédia Antiga".

Qual foi o primeiro filme do mundo?

Imagem de domínio público
O primeiro filme do mundo foi "The Horse In Motion" de 1878, ele foi feito pelo fotógrafo Eadweard Muybridge e tornou-se o primeiro exemplo de cronofotografia, um método antigo para registrar fotograficamente a passagem do tempo, usado principalmente para documentar as diferentes fases da locomoção para estudo científico.

Por que ônibus não tem cinto de segurança?

Foto de Aleksandr Popov na Unsplash
Na verdade alguns tem, tudo depende de uma regra simples: se a pessoa puder ficar em pé durante o trajeto, o ônibus não precisa ter cintos de segurança, se a viagem for longa ou muito acidentada e as pessoas não puderem ficar em pé no ônibus, ele é obrigado a ter cintos de segurança.

Pra que servem os bigodes de cães e gatos?

Imagem de domínio público, Needpix
Os "bigodes" servem para que os animais possam se localizar, esses longos pelos são chamados de vibrissa e eles transmitem vibrações aos órgãos sensoriais, eles na verdade são encontrados em quase todos os mamíferos, nos humanos eles estão localizados em nossas narinas.
Basicamente se o pelo toca em algo o animal identifica onde ele está, se o pelo não passa ele também não vai passar e nem tenta.

Por que o seu coração acelera ao fazer exercícios?

Foto de Jakob Owens na Unsplash
A explicação é bem simples: ao se exercitar você necessita mais oxigênio para não desmaiar, então quanto mais oxigênio você precisa, mais rápido ele bate para que o seu corpo não se "autodestrua", já que o coração também ajuda a distribuir o oxigênio do seu corpo.

Qual foi a primeira piada do mundo?

Imagem de domínio público, Metmuseum
A primeira piada que nós conhecemos foi feita em 1900 a.C, ela é na verdade um ditado dos sumérios, povo que vivia no que é hoje o sul do Iraque, e diz o seguinte: "Algo que nunca ocorreu desde tempos imemoriais; uma jovem não peidou no colo do marido".

O que causa e o que cura o soluço?

Imagem de domínio público
Soluços são causados pela contração involuntária do seu diafragma, e isso pode acontecer por diversos motivos, desde uma dieta ruim até emoções fortes. Mas o que cura o soluço? Simples, o aumento do nível parcial de CO2 (Dióxido de carbono) no seu corpo. Mas como se faz isso? Basta respirar, de preferência em um saco, ou parar de respirar por alguns minutos.

Por que kamikazes usavam capacete?

Imagem de domínio público
A pergunta que todos já devem ter se feito, se um kamikaze era um suicida militar pra que se dar ao trabalho de usar um capacete? É simples, o capacete não era pra proteger eles do impacto e sim de outras coisas, como o frio, o barulho do avião e até estilhaços.

Por que egípcios pararam de adorar animais?

Imagem de domínio público
Antigamente chutar um simples gato no Egito podia lhe render a pena de morte, hoje em dia eles matam animais no meio da rua como se fosse a coisa mais normal do mundo. Então o que aconteceu? Bom, de maneira bem resumida, a culpa foi dos cristãos.
Com a chegada de Jesus no país eles tiveram de abandonar sua religião, quem não obedecesse era punido severamente pelos cristãos.

Qual foi o primeiro clipe musical?

Imagem de domínio público
Foi "The Little Lost Child" de 1894, esse "clipe" na verdade era uma brochura que vinha com ilustrações para serem vistas junto com a música, ela foi a percursora dos videoclipes musicais modernos. A música e o "clipe" se tornaram um sucesso vendendo mais de 2 milhões de cópias.

Senso de humor é hereditário?

Foto de tian dayong na Unsplash
Cientistas observaram que o humor parece estar ligado a Variante Genética do Gene 5-HTTLPR (região ligada ao transportador de serotonina), porém parece que o estilo de criação de uma pessoa também afeta o seu senso de humor.

Por que aeroportos perdem tanta bagagens?

Foto de Calle Macarone na Unsplash
Perder bagagens, perder (e até matar) animais de estimação são situações comuns em linhas aéreas, mas por que isso acontece? Acredite ou não é pura burrice mesmo.
O maior motivo para perder bagagens é erro humano, incluindo: documentação preenchida de maneira errada, etiquetas mal colocadas, códigos digitados de maneira errada e pura ignorância dos funcionários.
Além disso, outros fatores que contribuem para a perda de bagagens incluem falhas nos sistemas de rastreamento de bagagens, problemas técnicos com os equipamentos de manuseamento de bagagens, transferências inadequadas entre voos e falta de controle de qualidade nos procedimentos de manuseamento de bagagens.

O Zé Carioca existiu mesmo?

Imagem de domínio público/Disney
Sim, aquele pássaro da Disney existiu mesmo, e ainda mais legal é que ele dublou ele mesmo. Conheça José do Patrocínio Oliveira, também chamado de Zé Carioca.
Autodidata em instrumentos musicais Zé Carioca tocava violão, cavaquinho e banjo. Trabalhou como funcionário do Instituto Butantan de São Paulo. Em 1931, passou a atuar na Orquestra Columbia, depois passou a ser diretor artístico do Cassino da Urca, o que o levou a atuar. Foi ali que conheceu Carmen Miranda em 1939. Logo depois, seguiu para os Estados Unidos com a Orquestra de Romeu Silva.
Por volta de 1940, assinou contrato com a 20th Century Fox, para atuar ao lado de Carmen Miranda e do Bando da Lua em vários filmes, foi nesta época que conheceu Walt Disney, por intermédio de Aloysio de Oliveira, passando a dublar personagens de desenhos animados. 
O contato com Disney possivelmente inspirou o produtor americano a usar o personagem Zé Carioca, símbolo do bom malandro brasileiro, Zé Carioca passou então a dublar o Zé Carioca.

Como funciona o Raio X?

Foto de Owen Beard na Unsplash
Raio X é o nome popular dado a radiação eletromagnética que é muito energética. Isto significa que ela pode passar por muitas coisas antes de ser parada. No entanto, algumas coisas são melhores em parar os raios X do que outras, principalmente coisas que são mais densas.
Os ossos tendem a ser muito mais densos do que o restante do seu corpo, e "param" (ou absorvem) os raios X, enquanto a carne tende a ser menos densa e permite que os raios viajem mais facilmente e "atravessem" ela.
Os locais onde os raios X atravessam e não atravessam são em seguida coletados por uma câmera projetada especialmente para verificar raios-X e uma imagem é feita.

Sabão era feito de cão?

Foto de freestocks na Unsplash
Claro que não, pelo menos não no Brasil. Na verdade aparentemente a confusão era bem simples: o caminhão que recolhia os cães de rua era muito semelhante visualmente aos caminhões que recolhiam carcaças de açougues. Essas carcaças sim eram usadas para produzir sabão.
Tecnicamente daria sim para fazer sabão de cães, e se a prefeitura pudesse eles provavelmente fariam, mas a verdade é que cães de rua são mal alimentados e por isso não tem gordura suficiente para viabilizar o processo.

Cavalos são usadas pra fazer cola?

Foto de Josephine Amalie Paysen na Unsplash
Sim, esse não é apenas mais um mito que se espalhou. Por vários séculos humanos vem fazendo cola de animais, incluindo os cavalos, mas hoje em dia essa moda está quase acabando porque a carne dos cavalos vale mais do que sua cola.

O que é um cavalo de potência e de onde veio esse nome?

Foto de Museums Victoria na Unsplash
Cavalos de potência ganharam esse nome pelo fato de que antes dos carros nós usávamos cavalos para nos locomovermos, então para medir a potência os carros eram comparados a cavalos. Porém é bom ressaltar que cavalos de potência é uma medida de poder (que gera velocidade) e não da velocidade em si.
O termo foi criado por um engenheiro escocês chamado James Watt, um cavalo de potência equivale a 33,000 libras-pé de trabalho por minuto, isto é, a potência necessária para levantar uma massa total de 33,000 libras (cerca de 14,968 Kg) a um pé (0,30 m) de altura em um minuto.
Convertidos em energia elétrica o cavalo de potência equivale a 745,69 watts.

Real World Fatos também está no facebook, venha nos ver e deixar a sua curtida, isso ajuda nosso site a crescer cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário