Loading...

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Curiosidades sobre a Páscoa #2

Está na hora de ver mais algumas curiosidades sobre a Páscoa, o feriado que para muitos religiosos marca a Ressureição de Cristo, e para muitos outros é apenas uma desculpa para comer chocolate. 
Confira, se divirta e depois venha curtir nosso facebook em RWF.

Os católicos costumavam ter uma tradição que se assemelhava ao jogo de "batata quente". O padre jogava um ovo cozido em um dos meninos do coro. Os meninos jogavam o ovo entre si e quando o relógio batesse 12 horas, quem tivesse o ovo em mãos era o grande ganhador, sua recompensa? Ele ganhava o ovo cozido.
E eles se perguntam porque as crianças pararam de jogar isso...

Grande parte do feriado é presentear os outros com ovos, mas isso na verdade não tem nada a ver com a Pascoa em si, as pessoas já realizavam esse costume antes mesmo do feriado existir. 
Isso porque ovos eram associados ao renascimento em muitas culturas, por isso eles eram dados como presentes, a Páscoa simplesmente "roubou" o costume pra ela.

O maior ovo de Páscoa do mundo foi feito em Tosca, na Itália, em 2011, ele tinha 10 metros de altura e pesava incríveis 7,200 Kg. Claro que ele acabou entrando para o Guinness.


Já a maior caçada aos ovos de Páscoa aconteceu em Winter Haven na Flórida, E.U.A em 2007. Foram 501,000 ovos sendo procurados simultaneamente por 9,753 crianças e seus pais.

Antes dos ovos de Páscoa já existiam os Pêssanka, um ovo colorido a mão, de origem eslava. Sua denominação vem do verbo pysaty e o ovo em si simboliza a vida, a saúde e a prosperidade. 
Esta arte tradicional dos ucranianos vem de alguns milhares de anos atrás, quando eles eram preparados para presentear as divindades no início da primavera.
Com a chegada do Cristianismo ele passou a simbolizar a Páscoa e a Ressurreição de Cristo.

Além do chocolate outro doce vem sendo associado a Páscoa com o passar dos anos, o marshmallow. Americanos sozinhos consomem cerca de 700 milhões de marshmallows, principalmente aqueles que vem em formatos de coelhos.

Mesmo assim eles ainda perdem feio para os ovos, 91 bilhões de ovos são produzidos nessa época do ano. Americanos em média gastam 14 bilhões de dólares na Páscoa, já brasileiros gastam "apenas" 13 bilhões de reais.

Coelhos são o símbolo da Páscoa porque esse animal tem fama de fértil, quando os cristãos roubaram o feriado dos outros povos o coelho acabou vindo junto com os ovos, uma combinação estranha mas que dura até hoje.


Outro símbolo muito associado a Páscoa é o lírio branco, assim como o ovo ela simboliza a ressurreição, por isso foi adotada pelo feriado.


Embora a Páscoa simbolize o renascimento de Cristo, ninguém, nem mesmo os religiosos, sabem exatamente quando Cristo morreu, acredita-se que ele possa ter morrido em 3 de abril, o que faria sua ressurreição ser no dia 6. Ou ele morreu no dia 7 e ressuscitou no dia 10, de qualquer jeito isso não é nem perto do dia da Páscoa na maioria das vezes.
Acredita-se que assim como o Natal os Cristãos simplesmente roubaram a data de um feriado pagão e fizeram um feriado pra eles.


Na verdade a Páscoa é celebrada em épocas diferentes pelos cristãos orientais e ocidentais. 
Isso é por causa do fato de que as datas para a Páscoa no cristianismo oriental são baseadas no calendário juliano, enquanto o cristianismo ocidental segue o calendário gregoriano.


A primeira história de um coelho escondendo ovos em um jardim foi publicada em 1680. Ele não tinha um nome na época mas ganhou o apelido de Coelho da Páscoa, que acabou adotando posteriormente de forma oficial.


Antes da comercialização de tintas comestíveis as pessoas tinham de se virar como podiam, corantes de ovos eram feitos de itens naturais, como cascas de cebola, casca de árvore, pétalas de flores e sucos de várias frutas.


Em 2007, um ovo coberto de diamantes foi vendido por quase 9 milhões de libras. O ovo é  especial porque, a cada hora, um galo feito de joias aparece do alto do ovo, bate as asas quatro vezes, acena com a cabeça três vezes e faz um barulho alto, como se fosse um relógio cuco.


Nos E.U.A os ovos são um dos alimentos mais doados em época de Páscoa, são cerca de 11 milhões de ovos dados aos necessitados.


Cada criança no Reino Unido recebe uma média de 8 ovos de Páscoa todos os anos, isso é o dobro da ingestão calórica recomendada durante uma semana inteira.


Alguns países europeus seguem uma tradição de queimar uma fogueira gigante de Páscoa, que representa (sabe-se lá como) a fertilidade deles.


A tradição de expor ovos acima do chão em supermercados vem lá de 1956, mas ela não tem nenhum significado especial, basicamente os mercados eram pequenos demais pra colocar os ovos em prateleiras por isso criou-se essas parreiras.

Em Bermudas algumas pessoas celebram a Páscoa ao voar uma pipa com a imagem de Cristo nela. A pipa representa a ascensão de Jesus ao Paraíso após a sua ressurreição.

Espero que tenha curtido essa matéria, venha ver ainda mais coisas interessantes em nosso facebook: Real World Fatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...