Aqui no RWF você já viu as raças de cães e gatos mais raras do mundo, e até cavalos, mas hoje vamos falar de nossos amigos plumados, afinal, muita gente ao redor do mundo tem pássaros como bichinhos de estimação.
Veja agora alguns pássaros domésticos que você não vê todo dia.
Cacatuas são famosas, mas a cacatua-das-palmeiras, ou cacatua negra, é muita mais rara do que sua prima. Elas são aves muito inteligentes mas não são muito afetuosas, elas precisam de treinamento para serem bons animais de estimação. Elas só são indicadas para donos experientes com muito tempo livre.
Jörg Hempel, CC BY-SA 3.0 DE, via Wikimedia Commons |
A Goura Victoria é uma espécie de pombo de grande porte, cinza-azulado, com elegantes penachos azuis que chamam a atenção de seus donos. Eles na verdade são muito gentis e fáceis de serem treinados, o grande problema é que eles precisam de muito espaço por isso não podem ficar em gaiolas (não que seus donos liguem).
Robert01, CC BY-SA 3.0 DE, via Wikimedia Commons |
A Guaruba, também chamada de ararajuba, é uma ave do norte do Brasil, ela está atualmente ameaçada de extinção, mas ainda é muito usada como animal de estimação.
"Ararajuba" vem do termo tupi para "arara amarela", a ave era e é popular entre os indígenas, e até hoje, segundo algumas fontes, serve como moeda de troca entre algumas tribos.
"Ararajuba" vem do termo tupi para "arara amarela", a ave era e é popular entre os indígenas, e até hoje, segundo algumas fontes, serve como moeda de troca entre algumas tribos.
Ron Knight from Seaford, East Sussex, United Kingdom, CC BY 2.0 |
Os Periquito-Rei-Australianos são extremamente espertos e se tornam muito apegados aos seus donos, mas isso demora muito tempo pra acontecer. Eles são indicados para pessoas que tem experiência em criar aves devido ao seu temperamento "atacado". Eles também precisam de muito espaço para se exercitar.
Dylan Thomas, CC BY 2.0 |
Essa cacatua já vem até com nome chique, ela se chama Major Mitchell, mas nós brasileiros chamamos ela de cacatua-rosa. Seu temperamento é parecido com o de suas primas, ela é brincalhona e amigável mas precisa se exercitar regularmente para gastar a sua energia.
Doug Janson, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
O Papagaio Ecletus também pode ser criado em cativeiro, machos são verdes e fêmeas são vermelhas. Eles são muito espertos e gostam de interagir com as pessoas e o ambiente ao seu redor, e como eles podem viver até os 30 anos, ter um é uma grande responsabilidade.
Peter Békési, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons |
Os Caiques são conhecidos por serem brincalhões ao extremo, mas eles também podem ser cabeça quente e arranjar confusões. Eles precisam de espaço e brinquedos para se manterem entretidos e saudáveis. Eles são bons para quem tem tempo livre, já que eles precisam de muita atenção.
JJ Harrison (https://www.jjharrison.com.au/), CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
O Rosella é mais um papagaio raro, por muito tempo ele foi considerado indomável, mas hoje em dia muitos tem ele como animais de estimação ao redor do mundo, mas essas aves precisam de um dono firme e com experiência para serem bons pets.
Enguerrand Blanchy, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons |
Esse é o Galah, uma das menores espécies de cacatuas conhecidas, ele tem em média 35 cm e pesa cerca de 300 gramas. Mas seu tamanho não muda sua personalidade, eles podem ser muito afetivos e brincalhões, e sempre que são criados de maneira certa eles se apegam fielmente aos seus donos pro resto da vida.
Lip Kee Yap, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons |
O Periquito Mustache ganhou esse nome pelo seu "bigode" negro ("mustache" = "bigode" em inglês). Como outros periquitos eles podem ser adestrados, eles ainda são espertos e adoram atenção, até demais na verdade, muitos consideram essa ave carente, por isso donos experientes são recomendados.
Bernard Spragg. NZ from Christchurch, New Zealand, CC0, via Wikimedia Commons |
Finches é o nome dado para várias aves diferentes, mas a maioria delas podem ser domesticadas. Eles não precisam de muito espaço, mas ainda tem de gastar sua energia, eles também costumam ignorar humanos e não precisam de muita atenção, perfeitos para donos iniciantes ou que tem pouco tempo livre em suas mãos.
gennaro fusco, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons |
Pássaros-do-amor ou periquito-namorado são aves barulhentas e ativas tanto em liberdade quanto em cativeiro, eles são um dos menores papagaios do mundo com 15 cm em média, e são conhecidos por serem "românticos", tanto com outras aves quanto humanos. Podem viver até os 10 anos facilmente.
Julian Londono from Manizales, Colombia, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons |
Parrotlet, essas aves vem crescendo em popularidade ultimamente. Eles são pequenos e fáceis de se cuidar, mas eles tem personalidades fortes e precisam de atenção de seus humanos para se socializarem. No fim, se criados certo, eles podem ser muito amáveis.
H. Zell, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
O Papagaio do Senegal é conhecido por seu rosto negro, e por ser menos barulhento do que seus primos. Eles podem e aprendem a falar igual os seus donos, mas são menos propensos a fazer outros barulhos do que outros papagaios. Nem em época de acasalamento ele costuma ser barulhento.
Haplochromis, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
Maitacas podem sim ser adestradas, mas elas costumam ser barulhentas. Mesmo assim são amáveis, espertas e adoram socializar com humanos. Mas elas tem muita energia e precisam de exercícios diários.
Peter Tan, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons |
A cacatua de olhos azuis é uma cacatua grande, com 50 cm em média, principalmente branca mas com olhos de penas azuladas que chamam a atenção. Podem ser brincalhonas e amáveis se criadas por alguém experiente, mas costumam ser de temperamento forte e agitadas.
Se você gostou dessa matéria venha curtir o nosso facebook em Real World Fatos. Lá nós temos matérias de todos os tipos esperando por você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário