Loading...

sábado, 10 de agosto de 2019

A origem de algumas palavras que você usa, mas não sabe de onde vieram #3

Existem muitas palavras por aí, e a maioria delas eu aposto que você nem sabe de onde vieram, nosso idioma é uma mistura de línguas antigas como o latim misturadas com português, espanhol e muitas outras, e todas eles tem um significado por trás.
Se você ficou curiosos e quer ver ainda mais palavras, clique aqui e leia as outras partes dessa matéria.

Quando você se refere a outra pessoa você provavelmente chama ela de "Você" não é mesmo? A palavra passou por várias modificações com o tempo, a sua origem etimológica encontra-se na expressão "vossa mercê", que se transformou sucessivamente em "vossemecê", "vosmecê", "vancê" e finalmente "você". 
"Vossa mercê" (mercê significa graça, concessão) era um tratamento dado a pessoas às quais não era possível se dirigir pelo pronome "tu".


Para estar vivo você tem de ter "vida", a palavra vem do Latim "Vita", ela tinha a ver com "estar vivo". Já a palavra "Viver" vem do Latim "Vivere". Ambas as palavras também podem ter raízes no idioma Indo-Europeu na palavra "Gweie" que significa "viver".


Já "Morte" vem também do latim, da palavra "Mors" que literalmente significava "morte" ou "morrer", "Mortífero" que significa "o que causa a morte", vem de "mors" + "ferre" que significa "portar ou levar".
Já "Fúnebre" vem do latim "Funus" que significa "morte, enterro ou cadáver".

Aquele que observa policia os outros. "Polícia" é um termo derivado do Grego "polis", "cidade" no sentido de "observar a cidade" ou "cuidar da cidade".


Se você é religioso você deve acreditar que tem uma "alma", a palavra é um termo equivalente ao hebraico "néphesh" e ao grego "psykhé" e significa "ser", "vida" ou "criatura". 
Etimologicamente falando ela deriva do termo latino "animu" (ou "anima"), que significa "o que anima".


Muitas pessoas moram em uma "casa", Esta palavra vem do Latim "casa" que significava "choupana" ou basicamente qualquer moradia pobre. 
Só depois de muitos anos é que "casa" passou a ser usada para definir qualquer moradia independentemente da situação financeira.


Por incrível que pareça a palavra "casamento" deriva da palavra "casa" junto com "memtum". "Casamemtum" seria algo como "terreno com uma moradia", isso porque antigamente ter seu próprio lugar para morar era uma grande parte do casamento.
A palavra "matrimônio" também já existia no latim "matrimonium", que se formou de "mater" ou "mãe", com influência de "patrimonium" ou seja "patrimônio da mãe".


Se você quer algo educadamente você diz "por favor", a expressão vem do latim "faveo" que significa algo como "apoiar, encorajar, satisfazer, favorecer" mas também ode significar "ser agradável".


Um dos alimentos mais consumidos do mundo a "pizza"  tem diversas teorias diferentes sobre sua origem. Alguns etimologistas acreditam que a palavra tenha se originado a partir do alemão antigo "bizzo", que significa "morder" ou "pedaço" (usado para se referir aos pedaços de alimentos). Este termo foi adaptado para a versão gráfica "pizza", quando chegou à Itália. Os italianos se apropriaram desta palavra (que estava relacionada a ideia de "porções de comida") para batizar o típico "pão-torta" que era bastante popular entre os italianos.
"Pizza" também pode vir do grego medieval "petta", que significa "torta" ou "bolo".


Os televisores estão em todo canto hoje em dia, a origem da palavra "televisão" provavelmente vem da junção de duas palavras: do grego "tele" que significa "distante" e do latim "visione" que significa "visão". A palavra é muitas vezes abreviada apenas para "TV".


"Internet" é um vicio nos dias de hoje, e olha que ela é algo relativamente novo. O nome tem origem inglesa: "Inter" significa "interna" e "net" significa "rede" ou seja uma "rede interna" para compartilhamentos.


A palavra "site" em inglês tem exatamente o mesmo significado de "sítio" em português, pois ambas derivam do latim situs ou "lugar demarcado, local, posição" e, primariamente, designa qualquer lugar ou local delimitado, até mesmo dentro da internet.


Grande parte da evolução humana o "gado" deriva do espanhol "ganado", que significa "bens ou coisas que foram ganhas". "Touro" vem do latim "tauros". Já "boi" vem do latim "bos" palavra usada para identificar tanto touros quanto vacas. E por último "Vaca" vem do latim "vacca" e seu "leite" vem do latim "lacte".


"Carro" vem do latim "carrum" que era o nome dado a um veículo de guerra celta de duas rodas, usado em batalhas para atacar inimigos. 
"Veículo" vem do Latim "vehiculum", que pode ser traduzido como "meio de transporte", essa palavra também deu origem ao termo "vagão".


"Moto" vem de "motocicleta" que vem provavelmente do latim "motus" que significa "movimentação ou mover", já a moto dos pobres a "bicicleta" vem do francês "bicyclette" que deriva de "bicycle" união de bi, ou dois, com a palavra grega kyklos, roda, ou seja "duas rodas".


Do grego "spathé" que em latim deu "spatha" que significa  'arma branca", a "espada" é uma das principais armas da humanidade, já "escudo" vem do latim "escudum", a "guante" que é a luva de metal que eles usavam para segurar as armas vem do frâncico "want" ou "punho".


O estilo de música "Rock and Roll" vem da expressão americana "rocking and rolling", que quer dizer "balançar e rolar". 
Essa expressão podia significar tanto "dançar" quanto "fazer sexo". Um sentido ambíguo que ajudava a propaganda de que o Rock era um estilo indecente.


No Brasil, acredita-se que o termo "samba" foi derivado de "semba" (umbigada), palavra de origem africana de onde vieram a maior parte dos escravos para o Brasil. A umbigada era uma dança antiga e tradicional.


"Carnaval" vem do latim "carnem levare", que significa "abster-se, afastar-se da carne". isso por que a carne era proibida durante a Quaresma.


A origem da palavra "aniversário" vem da antiga Roma, da expressão "Anniversaria Dies", que significava "dias que merecem atenção especial" ou apenas "que acontece todos os anos". A expressão latina era composta pela palavra Dies que significava "dias", e a outra palavra era derivada de Annus, "ano".

Se você curtiu essa matéria, leia mais matérias interessantes e engraçadas em nosso site, ou curta nossa página no Facebook: Real World Fatos para receber matérias todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...