Loading...

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Restaurando 7 monumentos históricos a sua antiga glória - Parte 3

Chegou a hora de ver como mais alguns monumentos históricos costumavam ser na época em que eles foram construídos a milhares de anos atrás e como eles estão hoje em dia, depois de guerras e claro, da passagem dos séculos.

Colosso de Rodes

"O Colossus era uma estátua triunfal de 34 metros do Deus do sol grego Hélios construída sobre o porto de Mandraki, em Rodes, sobre pedestais de mármore de 15 metros, permitindo que navios passassem entre suas pernas. 
Como se isso não fosse declaração suficiente para marcar a vitória sobre o longo cerco de Demétrius Poliorcetes a Rodes, os rodianos construíram a estátua a partir dos restos derretidos do arsenal do recém-derrotado exército cipriota. 
O Colosso, um símbolo de unidade, foi esculpido durante doze anos começando em 304 aC por Chares de Lindos. Infelizmente, apesar do tamanho gigantesco, a maravilha não suportou um forte terremoto, apenas 56 anos depois. 
A estátua permaneceu em declínio por quase um milênio até depois da invasão dos árabes, quando foi derretida pelo califa muçulmano Muawiyah e vendida para a sucata."

Pirâmide de Quéops

"Hoje em dia, um 'novo prédio mais alto' aparece quase todo mês, e não impressiona ninguém, mas o homem moderno teve de esperar até o século XIX para construir um prédio mais alto que a Grande Pirâmide de Quéops (ou Gizé), que detinha o recorde de ser a estrutura artificial mais alta do mundo por mais de quatro mil anos. 
A pirâmide de 146 m de altura foi construída em 13 acres como uma tumba para o faraó egípcio Khufu em 2560 aC. Descobriu-se que até 100.000 egípcios habilidosos ficaram na cidade temporária enquanto construíam pirâmides, e essa construção maior e mais impressionante de 2,3 milhões de blocos de pedra, pesando entre 2,5 a 15 toneladas, é a única maravilha antiga que resistiu para os turistas modernos admirarem."

Jardins Suspensos da Babilónia

"Há alguma especulação sobre se essa maravilha antiga existia na vida real ou era apenas na imaginação de um escritor. Certamente teria sido um desafio construir - com seus gigantescos terraços altos de 20 metros e máquinas complexas, parece uma obra-prima da engenharia. 
Segundo a lenda, os Jardins Suspensos da Babilônia foram construídos perto do rio Eufrates no atual Iraque como um presente do rei da Babilônia Nabucodonosor para sua esposa, Amytis, que estava com saudades das montanhas verdejantes do Império Mediano. Seja um conto de fadas ou uma história verdadeira - os jardins pareciam um paraíso verde na Terra."

Farol de Alexandria

"O farol que estabeleceu o exemplo para todos os futuros faróis, o monumental Farol de Alexandria, encomendado por Ptolomeu I e construído em 300-280 aC por Sostratus de Cnido, é considerado o primeiro farol do mundo. 
O espetacular edifício de 100 metros de altura foi durante séculos o terceiro edifício mais alto do mundo depois das pirâmides de Gizé. Um fogo em cima da estrutura de três níveis: um nível quadrado na parte inferior, um nível octogonal no meio e um topo cilíndrico, guiou os homens no mar até que o farol foi gradualmente demolido por terremotos entre o século XII e o final do século XV e transformado em uma fortaleza medieval por Mamlūk sultan Qāʾit Bāy."


Mausoléu de Halicarnasso

"Você sabe que você construiu um prédio muito bom quando há um novo termo criado em sua homenagem. Um elaborado túmulo construído para Mausolo, Rei de Caria, foi tão espetacular que o nome do governante tornou-se uma palavra descrevendo um grande monumento fúnebre. 
O enorme mausoléu de 45 metros foi construído na atual Bodrum por volta de 350 aC. Feita de mármore branco, a estrutura refletia traços arquitetônicos gregos, egípcios e lícios. 
Fez a lista graças às enormes e espetaculares esculturas, uma das quais era uma estátua de Mausolo dirigindo uma carruagem. O Mausoléu gradualmente caiu em desuso devido a inúmeros terremotos no século XIII."

Estátua de Zeus em Olímpia

"A madeira será sempre um verdadeiro clássico de todos os materiais de construção. Infelizmente, a estátua de Zeus da cultura Elean em Olympia não resistiu ao teste do tempo - ou, mais precisamente, ao teste do fogo. 
A notável peça de 13 metros de altura, que mostrava o deus do trovão em um trono, era uma tentativa de ofuscar os atenienses, mas não durou muito tempo. Sua estrutura de madeira e seu trono de cedro foram destruídos em 426 EC, e seu rico ouro, marfim, enfeites de ébano e pedras preciosas estão agora desaparecidos, presumivelmente roubados."

Templo de Ártemis

"Diga o que quiser sobre esse tributo à deusa grega da castidade, da caça, dos animais selvagens, das florestas e da fertilidade, mas certamente foi provocativo. 
Na verdade, foi construído e destruído três vezes: Herostratus foi o primeiro, em um ato de fogo premeditado; depois os godos, que destruíram a cidade em fuga; e finalmente, em 401 dC, os cristãos deixaram para trás apenas as fundações e uma única coluna que ainda pode ser visitada hoje na Turquia."

Fontes: Link1

Real World Fatos também está no facebook, venha curtir a nossa página para mais matérias super-interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...