Loading...

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Desvendando a verdade sobre alguns dos mitos mais contados #3

Mitos e lendas urbanas são contadas todos os dias por pessoas ao redor do mundo, e, claro, muita gente ainda acredita neles mesmo com acesso fácil a informação, então chegou a hora de mais uma matéria da série Desvendando a Verdade onde nós vamos ver se mais alguns mitos muito contados são reais ou não.

Napoleão era baixinho?

Não, não era. Napoleão Bonaparte tinha cerca de 1,68 m, uma altura média na França do século XIX. Honestamente até hoje não se sabe por que o militar tinha fama de baixinho, uma das hipóteses diz que ele considerado baixo porque era frequentemente visto pelo povo rodeado pela Guarda Imperial, que só tinha caras mais altos. 
Outra teoria diz que foram os ingleses (inimigos dos franceses na época) que acabaram criando o mito da altura de Napoleão como tática de guerra para humilhar o oponente e fazer ele perder o respeito de seu povo.
Seja como for, a coisa toda funcionou tão bem que até hoje nós usamos o termo Complexo de Napoleão para se referir a um suposto complexo de inferioridade que afetaria algumas pessoas de baixa estatura.

Hitler tinha apenas um testículo?

Pelo que se sabe sim, Hitler sofria de criptorquidia segundo pesquisadores alemães. Essa condição faz com que a pessoa tenha dois testículos, mas um deles nunca "desce". 
Mas muitos ainda defendem que o nazista tinha "genitálias perfeitas", isso porque seu médico de infância disse essas palavras quando ele foi interrogado por americanos, agora se ele estava mentindo para proteger seu ex-cliente ninguém sabe.

Seres humanos descendem de macacos?

Por incrível que pareça quem inventou esse mito foram os religiosos. Cientistas acreditam que nós e os macacos temos um ancestral em comum, mas eles nunca disseram que nós evoluímos diretamente dos macacos. Foram os religiosos que usaram essas palavras para "humilhar" a Teoria da Evolução, eles até mesmo espalhavam cartazes que mostravam Charles Darwin como um macaco.

Van Gogh cortou sua orelha?

Acredita-se que não, Van Gogh realmente perdeu um pedaço de sua orelha, mas especialistas e biógrafos defendem que ele tenha perdido ela durante uma briga com seu colega Paul Gauguin, que era um esgrimista. Para proteger seu amigo da policia ele mentiu e disse que ele mesmo tinha cortado. 
Mas honestamente ninguém nunca vai saber a verdade porque Van Gogh não deixou evidencias que comprovem as teorias.

Cleópatra era bonita?

Embora as pessoas achem que Cleópatra era linda, ela na verdade era considerada feia até para a época em que ela vivia. Aparentemente o que ela tinha a seu favor era sua inteligencia e o fato dela ser muito boa de papo, seu charme era o que atraia seus pretendentes e não exatamente a sua beleza.

Jesus nasceu no dia 25 de dezembro?

Não, isso é mais um mito criado por religiosos, existem indícios que o nascimento de Jesus de Nazaré aconteceu entre março e junho, nem perto de dezembro.

Julio César nasceu de cesárea?

Também não, Júlio Cesar nasceu de parto normal, o nome cesárea não tem nada a ver com César, mas sim com Lex Caesarea, o nome de uma antiga lei que permitia retirar a criança da barriga da mãe cortando ela, mas isso apenas caso a mãe falecesse no parto.

Apenas 300 espartanos foram a guerra?

Não e sim, na verdade foram realmente apenas 300 espartanos, mas eles estavam acompanhados de pelo menos 5.000 soldados de outros lugares, como da Grécia por exemplo.

Temperos eram usadas para mascarar o gosto da carne podre?

Isso é apenas um mito e o motivo é simples: temperos eram muito caros para serem usados dessa maneira.

Bruxas foram queimadas vivas em Salém?

Não, realmente a Igreja queimou mulheres inocentes na fogueira por acharem que elas eram bruxas, mas em Salém ninguém nunca foi queimado, as "bruxas" eram mortas por enforcamento e por esmagamento.

Thomas Edson inventou a lâmpada?

Não, Edson apenas pegava as invenções dos outros e mostrava como se fosse dele, acredita-se que o químico Warren de La Rue foi quem inventou a lâmpada quase 40 anos antes de Edson, que apenas melhorou o projeto.


Baratas sobreviveriam a uma bomba atômica?

Depende da distancia da explosão. Se a barata estiver no centro dela seu corpo vai ser desintegrado igual o de qualquer humano. 
Quanto a radiação, é verdade que baratas adultas são mais resistentes que humanos, mas elas tem um limite, se receberem muita dela elas vão morrer igual os mamíferos. Ou seja, tudo vai depender da distancia da bomba.

Albert Einstein era ruim em matemática na escola?

Não, isso é apenas mais um mito, Einstein desde a época da escola era um ótimo matemático, antes dos 15 anos ele já dominava cálculos integrais e diferenciais, aos 11 ele já estava lendo livros sobre física. Einstein porém admitiu que seus professores nunca reconheceram o seu gênio e que ele não gostava das regras estritas das escolas.
Acredita-se que o mito tenha sido uma grande confusão, na Alemanha 1 era a melhor nota e 6 era ruim, na Suíça era vice-versa, 6 era a melhor nota e 1 era ruim. Então, alguns jornalistas confundiram suas notas por causa disso.

Vikings tinham capacetes com chifres?

Não tinham não, seus capacetes eram lisos, mas então de onde veio o mito? Ao contrário dos outros dessa lista esse aqui é fácil de apontar o culpado. O professor Carl Emil Doepler foi o figurinista da primeira produção do épico de ópera "Der Ring de Nibelungen", de Richard Wagner, em 1876. E sabe-se lá porque na ópera vikings usavam capacetes chifrudos, então todo mundo que assistiu a peça achou que eles realmente usavam aquilo e o mito se espalhou.

Lincoln foi a guerra pra libertar os escravos?

Abraham Lincoln na verdade não parecia ligar tanto assim pra escravidão, em 1862 ele disse: "Se eu pudesse salvar a União sem libertar nenhum escravo, faria isso; e se eu pudesse salvá-la libertando todos os escravos, eu o faria; e se eu pudesse salvá-la libertando alguns e deixando os outros em paz, eu também faria isso."
Lincoln só foi a guerra pra impedir que o país se dividisse em duas facções distintas, sua politica anti-escravos não teve muito a ver com isso.

Newton descobriu a gravidade graças a uma maçã que caiu em sua cabeça?

Não, Newton realmente disse ter "descoberto" a gravidade ao observar uma maçã cair, mas ele nunca disse que ela caiu em sua cabeça.

As piramides foram construídas por escravos?

Não, as piramides foram construídas por trabalhadores mesmo, eles fizeram isso por respeito ao faraó, que era tratado como um Deus, e não por terem sido forçados a trabalhar.

Eva comeu uma maçã?

Em nenhum lugar da Bíblia é dito que Eva comeu uma maçã, o motivo pra esse mito é que tanto a palavra para maçã quanto para mal em latim é "Malum".

Shakespeare escreveu Hamlet?

Sim, mas a história já existia muito antes dele escrever o livro. A história original é da Escandinávia.

Washington foi o primeiro presidente americano?

Tecnicamente Peyton Randolph foi o primeiro presidente americano, ele foi presidente da Virginia House of Burgesses, presidente da Convenção da Virgínia e o primeiro presidente do Congresso Continental.
Washington na verdade foi o décimo quinto presidente americano, mas o primeiro elegido através do voto popular.

Gostou da matéria, não gostou? Comente e curta o nosso facebook: Real World Fatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...