Loading...

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Truques secretos usados por filmes pra te enganar

Você se lembra de ter visto as gírias usadas no mundo cinematográfico? Pois agora você vai conhecer os truques que eles usam pra te enganar, de lágrimas e sangue, até chuva, drogas e cenas de sexo.
E depois de ler essa matéria venha curtir o nosso facebook em Real World Fatos, lá tem sempre mais matérias interessantes.

Vamos começar com o básico, lágrimas. Não é raro que um ator ou atriz tenha de chorar em frente as câmeras, mas como eles fazem isso? Existem vários métodos diferentes mas vamos nos focar apenas nos três principais.
O primeiro é o mais básico e também o mais difícil, para chorar basta o ator se lembrar de algo trágico que aconteceu em sua vida, seja um acidente, ou quando seu grande amor lhe deu um fora, quanto um parente morreu, etc. Assim que eles conseguem "acessar" a lembrança as lágrimas começam a escorrer.
O segundo método também é simples, basta usar colírio e pronto. O grande problema disso é que como você pode ver na imagem acima o choro não fica realista, ele acaba saindo do meio dos olhos e não dos cantos como deveria ser. Ás vezes o ator também simplesmente fica sem piscar por longos períodos de tempo ou esfrega os olhos para deixa-los lacrimejando e vermelhos.
O terceiro método é o mais interessante, eles usam bastões de mentol nos olhos! Esse bastão se parece com um batom, basta aplicar ele embaixo dos olhos, esperar um pouco e eles vão começar a lacrimejar naturalmente.

Em muitos filmes é necessário uma cena que precisa de uma platéia gigante, normalmente os produtores contratam pessoas apenas para sentarem ali por cerca de 50 dólares a hora, mas caso eles não queiram fazer isso existe outro jeito: manequins!
Eles são manequins normais e manequins infláveis, que são então vestidos e colocados entre os humanos de verdade para dar mais vida a eles.

Já se perguntou o que são as drogas nos filmes? Afinal eles não podem usar drogas de verdade né? A cocaína é a mais fácil de se falsificar, o pó branco é na verdade vitaminas esmagadas, leite em pó, farinha, sal ou açúcar.
Agora se o ator realmente tem de usar a cocaína a história é outra. Aspirar sal de cozinha, farinha e leite em pó é prejudicial a saúde, por isso atores normalmente aspiram inositol, uma substância que atua como fator de crescimento de animais e microrganismos, frequentemente utilizada como vitamina do complexo B. Depois de "ingerida" ela dá uma sensação de energia a pessoa, mas não é viciante igual a droga de verdade.


Já a maconha interessantemente pode ser maconha mesmo, mas ela é uma maconha especial que não tem THC, ou seja, não te deixa doidão, ou pelo menos não tão doidão assim.
Ervas como orégano e outros temperos também podem ser usadas para cenas mais de longe em que os atores não fumam a droga.

Cigarros são legais, mas são raramente usados hoje em dia. Até os anos 90 os atores simplesmente fumavam cigarros comuns nos sets, mas hoje é mais comum eles fumarem cigarros falsos feitos de ervas não viciantes, como camomila por exemplo.

Heroína por outro lado é mais complicado, por ela ser uma droga injetável ela naturalmente precisa de uma agulha. As agulhas e seringas são falsas, na hora de usar a agulha se retrai pra dentro da seringa ao invés de entrar na pele, já a heroína em si é apenas água com corante.
Manitol, uma espécie de adoçante, também pode ser usada, mas nunca injetada, na verdade esse adoçante é usado para fabricar heroína na vida real, por isso ele é convincente.

O crack por sua vez é mais complicado de se fazer. Uma técnica é usar pedaços de porcelana tingidos em café, basta quebrar a porcelana em pedaços pequenos. 
Agora se o crack tiver de ser "usado" eles usam tabaco comum pra produzir um pouco de fumaça.

Já bebidas alcoólicas são a coisa mais fácil de se "falsificar" em um filme, quase tudo pode ser usado, a lista inclui: bebidas não-alcoólicas, água com corante, refrigerante, sucos, tinta comercial, chá, café diluído em água, leite diluído em água, leite em pó e, claro, água pura. Bebidas de verdade também são usadas dependendo da ocasião.

Sangue é outro que quase tudo pode ser usado, um dos truques mais famoso é xarope de milho com corante vermelho. 
Na era dos filmes em preto em branco xarope de chocolate também era usado, já que sua cor era mais escura do que apenas corante vermelho.

Já o vidro é o famoso vidro de açúcar, um "vidro" falso feito de açúcar que se quebra facilmente mas não corta os atores. Hoje em dia porém ele está perdendo seu lugar para o vidro de plástico, que parece mais realista e se quebra com menos facilidade.

Se o diretor quer uma cena grande mas não quer usar efeitos especiais eles usam maquetes. Essas miniaturas servem pra tudo, de explosões e acidentes até mostrar a paisagem de um mundo fictício.


Para fazer chover em uma cena é necessário um aparato especial que jorra água de cima em uma área especifica do set. Mas se a cena for pequena, como por exemplo alguém abrindo uma porta na chuva, outros métodos são usados, como uma simples mangueira apontando pra cima.


Filmes muitas vezes contam com cenas de sexo simulado, mas como eles fazem isso? Primeiro eles retiram todos os empregados não essenciais do set, isso deixa os atores mais confortáveis, ás vezes dependendo dos atores os empregados podem ser obrigados a virar de costas quando a cena começa. Bebidas alcoólicas são usadas para baixar as inibições dos atores e deixar eles mais a vontade.
As cenas são coreografadas igual qualquer cena de ação ou de luta, o movimento e as posições  tem de ser precisos para que os atores não acabem bloqueando a câmera sem querer.
Um travesseiro normalmente é colocado entre os atores para diminuir o contato entre eles, e eles ainda usam uma "cueca" especial que cobre apenas a genitália mas deixa a bunda a mostra.
Se a cena for mais pesada e eles precisarem realmente fazer sexo, eles contratam atores porno de verdade e depois usam computação gráfica para fazer eles ficarem parecidos com os atores principais.


Normalmente em cenas de carros a noite os produtores sempre molham o asfalto antes de começar a filmar, isso faz com que as luzes reflitam no chão, o que fica mais "esteticamente agradável" aos olhos de quem assiste.


Se o ator tiver de suar em uma cena existe alguns meios de "falsificar" o suor. 
O primeiro deles é simplesmente fazer o ator se exercitar um pouco antes da cena, ou aumentar a temperatura do camarim dele antes de filmar.
Se o ator não quiser isso existem outras opções, água em spray pode ser usada para um visual mais limpo, e ela pode ser misturada com glicerina para um suor mais pesado. 
Se a cena pedir que ator fique realmente suado eles usam uma combinação de óleo de bebê e vaselina


Cães estão sendo usados em filmes faz décadas, mas isso não quer dizer que eles sejam sempre bons atores, o caso é que muitas vezes os cachorros estão tão felizes de participar da ação que eles começam a abanar o seu rabo. Diretores tem de usar computação gráfica para fazer os cães parecerem mais sérios.


Atores comem em muitas cenas, mas eles não costumam engolir. Para prevenir que atores fiquem de barriga cheia e passem mal, os produtores mandam eles cuspirem a comida depois de cada cena.
Se a comida não for consumida na cena ela normalmente é falsa, comidas falsas simplesmente parecem mais gostosas do que as de verdade.


Extras não podem falar. Os microfones usados em um set são poderosos e se os extras falassem junto com os atores não daria pra entender nada, por isso eles estão apenas mexendo a boca. O som de fundo é adicionado depois, separadamente.


Crianças são uma grande parte dos filmes de terror, mas elas quase nunca sabem que estão em um filme de terror. Tudo o que está acontecendo na cena é apresentado como um "jogo" a criança, todos os monstros e coisas assustadores são mantidos bem longe delas para não causar traumas. 
Um bom exemplo é Danny Lloyd, do O Iluminado, que só descobriu que estava no filme quando completou 16 anos e o assistiu por conta própria.


Filmar cenas com espelhos é complicado, a câmera deve ficar em um angulo em que ela não fique refletida no espelho mas consiga filmar toda a cena. 
O interessante é quando simplesmente não tem um espelho ali! Quem está de costas pra câmera é um duble, e quem está no "espelho" são os atores de verdade.


O vomito é fácil de imitar, seus substitutos incluem sopa de ervilhas, espaguete e mingau. Um tubo é colocado do lado da boca do ator e ele apenas finge que vomita enquanto o liquido passa pelo tubo.


A neve também é falsa, ela se parece com neve de verdade mas não é fria. Ela é aplicada em lugares estratégicos em que a neve de verdade teria caído.
A neve falsa é feita de vários materiais diferentes incluindo papel reciclado, algodão, sal e isopor.

Agora que você terminou de ler venha curtir o nosso facebook em Real World Fatos, lá tem sempre mais matérias interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...