25 de novembro de 2016

Perguntas fáceis, respostas difíceis

Você já deve ter pesquisado alguma coisa no Google que você achou que era fácil de responder e quando foi ver a resposta mais parecia um livro. Por isso nessa matéria você vai conhecer a resposta para algumas perguntas simples de uma maneira mais direta e fácil de entender. Confira:

Por que o céu é azul?

Foto de Sam 🐷 na Unsplash
A luz do Sol é branca, e o branco é a junção de todas as cores, quando a luz penetra na atmosfera do nosso planeta ela atinge os átomos de nitrogênio, oxigênio e também outras pequenas partículas, isso faz com que as cores do branco se espalhem, e a cor que mais se destaca devido ao comprimento das ondas é o azul, que tem o comprimento mais curto e se espalha mais intensamente por essas pequenas partículas.

De onde vem o vento?

Foto de Khamkéo Vilaysing na Unsplash
De uma maneira bem resumida o vento "nasce" da própria atmosfera, ou melhor dizendo, das diferenças de pressão causadas por diferenças de temperatura. Basicamente o ar quente sobe dando espaço ao ar frio. Quando o ar frio se movimenta para ocupar o lugar deixado pelo ar quente nós podemos sentir seus efeitos.

Por que a água que você bebe é transparente?

Foto de mrjn Photography na Unsplash
Porque o seu espectro absorve grande parte da luz, ajudando a dar um tom de transparência, mas isso apenas em pequenas quantidades.

Por que o mar é azul?

Foto de Artem Militonian na Unsplash
Se a água é tecnicamente transparente em um copo por que o mar é azul? Na verdade vai depender do que se encontra nesse mar, grande parte do mar é azul porque a água em si é azul clara, e ao contrário de um copo com pouca água o oceano tem muita água, o que ajuda a ver sua cor mais facilmente. Mas a água também muda de cor dependendo da sujeira e das algas que se encontram nela, podendo ser azul, verde, cristalina ou até mesmo rosa ou marrom.

Como um celular tira uma foto?

Foto de Artem Beliaikin na Unsplash
Basicamente eles usam um sensor de imagem como por exemplo o CMOS (que em português significa Semicondutor de Metal-óxido Complementar), esse sensor captura a luz das imagens e manda um sinal pixel por pixel para montar a imagem, depois o celular salva elas em um formato próprio graças ao software de processamento da máquina.

Se Jesus era judeu por que existem cristãos?

Foto de Alessandro Bellone na Unsplash
O motivo foi o próprio Jesus. Os judeus em geral não veem Jesus como um Messias, mas existiam alguns que viam ele como o Salvador e seguiam as novas regras que Jesus introduziu, por isso os judeus começaram a se separar em duas facções, os judeus que seguiam a cristandade acabaram sendo conhecidos como cristãos, e hoje as duas religiões são consideradas diferentes.

Por que somos forçados a pagar impostos?

Foto de Kelly Sikkema na Unsplash
Falando de maneira simples é porque o governo precisa dele para existir e também prestar alguns serviços, já que ele em si não gera lucro.

Por que ricos não são presos?

Foto de Alexander Grey na Unsplash
Simplesmente porque eles são ricos, mas não do jeito que você está pensando. Ricos normalmente não vão para a cadeia por alguns motivos diferentes, o primeiro é que eles tem muito dinheiro no banco, e se eles tentarem fugir do país as autoridades podem bloquear seu dinheiro, o que faz com que eles não sejam considerados um risco de fuga. Outro motivo é que ricos normalmente não cometem crimes pesados, apenas de colarinho-branco, o que tem penas muito mais brandas. Além disso ricos podem pagar bons advogados que encontram brechas na lei o tempo inteiro.

Quem veio primeiro o ovo ou a galinha?

Foto de Grace O'Driscoll na Unsplash
Essa pergunta é clássica e mesmo assim quase ninguém sabe respondê-la. Falando de maneira direta dinossauros botavam ovos milhões de anos antes das galinhas sequer existirem, mas se a pergunta diz respeito apenas ao ovo da galinha a coisa muda de figura. Segundo a Teoria da Evolução a primeira galinha moderna nasceu de um ovo, um ovo que tecnicamente não pode ser considerado de uma galinha, então a galinha veio primeiro porque só ela pode botar um ovo de galinha, ainda mais porque segundo novas descobertas o ovo só pode ser feito a partir de substâncias presentes na galinha adulta, portanto, a galinha tem de ter aparecido antes.

Curtiu a matéria? Curta também nosso Facebook: Real World Fatos e leia mais matérias interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário