24 de junho de 2017

Coisas que você chama pelo nome errado e nunca soube

Você pode achar que sabe o nome daquilo que você usa no dia-a-dia, mas não sabe. Confira uma lista de diversos produtos que você sempre chamou pelo nome errado, mas não sabia até agora.

Foto de Diana Polekhina na Unsplash

Se alguém te perguntasse o nome da tira de curativo da imagem acima, você rapidamente responderia Band-Aid, mas isso não é correto. Criado em 1920, inventado pela dona de casa Josephine Dickson, o nome do produto na verdade é Curativo Adesivo, Band-Aid é apenas a marca, propriedade da Johnson & Johnson.

Foto de Mitchell Luo na Unsplash

O Durex é outro produto que normalmente é chamado pelo nome da marca, o correto seria chamar ele de Fita-Adesiva, Fita-Gomada ou até Fita-Cola. Isso porque nem toda fita é Durex, ou seja, as pessoas acabam chamando a fita de uma empresa pelo nome de outra empresa, uma espécie de propaganda gratuita que as empresas menores odeiam.

Foto de Fernando Andrade na Unsplash

O salvador daqueles que não tem tempo, dinheiro ou habilidade para cozinhar, o miojo é um dos produtos mais consumidos no Brasil, mas miojo não é seu nome de verdade. O Macarrão Instantâneo foi criado pelo japonês Momofuku Ando em 1958, 10 anos depois de sua criação o produto chegou ao Brasil com o nome Nissin Miojo, que acabou virando sinônimo do alimento.

Foto de Andrey Ilkevich na Unsplash

Conhecidas popularmente como Gilettes as Lâminas de Barbear aposentaram as antigas navalhas, seu apelido popular vem de seu criador, King Camp Gillette, e sua companhia, a The Gillette Company.

Foto de Pete Alexopoulos na Unsplash

Chiclete é o nome popular dado as Gomas de Mascar. Chiclets é uma marca produzida pela empresa Cadbury Adams. O nome do produto é derivado da palavra náuatle tziktli (significa "coisa pegajosa"), que é a substância da qual a goma de mascar era tradicionalmente feita.

Foto de Olivier Bergeron na Unsplash

Hastes Flexíveis é o nome correto dos populares Cotonetes, a confusão mais uma vez vem do fato das pessoas chamarem o produto pela nome da marca. Inventada em 1920 pelo polonês-americano Leo Gerstenzang, Cotonete é o nome comercial do produto feito pela empresa Johnson & Johnson, e as pessoas chamam eles assim até hoje.

Foto de Tijana Drndarski na Unsplash

Sucrilhos é o nome popular dos Cereais Matinais, que muitos vezes são chamados apenas de Cereais, a confusão vem dos Sucrilhos Kellogg’s, criados por acidente pelos irmãos Dr. Will Keith Kellogg e John Harvey Kellogg, para mudar os hábitos alimentícios dos seus pacientes que estavam acostumados a alimentos pesados pela manhã, e, por mais estranho que pareça, para eles pararem de se masturbar tanto.

Imagem de domínio público, Pixabey

Não importa a marca, as Esponjas de Aço quase sempre são chamadas de Bombril, cujo nome vem da empresa Abrasivos Bombril Ltda, cujo produto mais famoso era, lógico, a Esponja de Aço.

Foto de Lennart Schneider na Unsplash

Muitas vezes chamado de Ping-Pong o Tênis de Mesa foi criado na Inglaterra no século XIX. Ping-Pong é na verdade o nome da empresa que fabricava os equipamentos esportivos usados no Tênis de Mesa, eles faziam bolas, raquetes, redes, mesas e mais, por isso muitos achavam que o nome escrito nos objetos era o nome do jogo.

Foto de Florian Schmetz na Unsplash

Um grande sucesso nos anos 80, o Walkman foi uma grande revolução no mundo da música, mas seu nome não era Walkman e sim Rádio Portátil, apenas os originais da Sony eram Walkmans, mesmo assim o sucesso foi tanto que o povo passou a chamar todos eles de Walkman.

Foto de Centre for Ageing Better na Unsplash

Se você tivesse de pedir uma fotocópia de um documento, você provavelmente pediria uma Xerox, mas isso está errado, Xerox nada mais é do que a marca norte-americana que levou as Fotocopiadoras para o mercado.

Foto de Scott Sanker na Unsplash

Se você tivesse de comprar uma cola super-forte você provavelmente pediria ao atendente uma cola Super-Bonder, mas não é bem assim. Inventada por acidente em 1942 por Harry Cover a supercola era tão boa que soldados usavam ela para fechar ferimentos durante a Segunda Guerra Mundial. Mas qual é o seu nome verdadeiro? É Cianoacrilato, agora você entende porque o povo não chama ela pelo nome certo, quase ninguém saberia falar isso.

Foto de Ryan Stone na Unsplash

Uma tira com ganchos e laços usados para conectar objetos é popularmente chamada de Velcro, que na verdade é o nome da marca e não do produto. O problema é que por muitos anos a Velcro, criada em 1948 por George Mestral, dominou o mercado, por isso não existe um nome certo para o produto, e ele sempre será chamado de velcro.

Imagem de domínio público, Publicdomainpictures

A Maizena foi criada nos Estados Unidos em 1842 e pertence a empresa Unilever, seu nome verdadeiro é Amido de Milho, mas muitos ainda preferem chamar ela de Maizena.

Foto de Tomas Sobek na Unsplash

Um fecho de correr utilizado em roupas é sempre chamado de Zíper, mas seu nome correto é Fecho-Éclair. o nome zíper provavelmente vem de "zip" que pode significar "fechar".

Foto de Ivan Bandura na Unsplash

Imagine você chegar em uma loja para comprar isopor, mas você não pode chamar ele de isopor, o que você faria? Provavelmente ficaria perdido. Isopor não é o nome do produto e sim da marca, o produto se chama Poliestireno Expandido.
Isopor é uma marca registrada pela empresa química alemã Basf, e como esse nome é muito mais simples do que o correto ele acabou pegando.

Se você gostou da matéria, visite e curta o nosso Facebook: Real World Fatos, aqui está cheio de matérias interessantes para você ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário