sábado, 4 de fevereiro de 2017

Coisas estranhas que os astronautas deixaram na Lua

Em 21 de julho de 1969 Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a caminhar na Lua, desde então outras viagens espaciais aconteceram, mais pessoas andaram na Lua e algumas trouxeram pedaços dela para serem estudados, mas você já se perguntou o que eles deixaram para trás? Além de objetos artificias como sondas, e pedaços de naves (que no total somam mais de 189.344 KG de "lixo" espacial) os astronautas deixaram outras coisas para trás. Confira.

Conhecido como O Astronauta Caído, esse boneco de 8 cm feito de alumínio foi deixado na Lua pela tripulação do Apollo 15 em 1º de agosto de 1971, junto com ele está uma mensagem honrando 8 astronautas e 6 cosmonautas que deram sua vida para a exploração do espaço. O pequeno boneco foi feito pelo escultor belga Paul Van Hoeydonck, a peça tinha que ser ao mesmo tempo leve e firme, capaz de suportar as temperaturas extremas da Lua, não poderia ser identificável nem como uma figura feminina nem masculina e nem como algum grupo étnico. Essa é a única obra de arte no mundo que foi feita especialmente para ficar na Lua.

Richard Nixon pode não ter sido o melhor presidente da história dos E.U.A mas ele foi o primeiro a ter seu nome na Lua quando os integrantes da Apollo 11 deixaram essa plaqueta assinado por ele para trás. Além dele os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin também assinaram. A tradução da mensagem seria "Aqui homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua, nós viemos em paz por toda a humanidade".

Quando a tripulação do Apollo 12 foi para a Lua no ano de 1969 eles levaram com eles um pedaço de  cerâmica que continha trabalhos de seis artistas de destaque, são eles Robert Rauschenberg, David Novros, John Chamberlain, Claes Oldenburg, Forrest Myers, e Andy Warhol. Intitulado "Museu da Lua" a pequena imagem (que tem apenas 1,9 cm X 1,3 cm) foi anexada de maneira não-oficial à perna da Intrepid Landing Module por um engenheiro aeronáutico. O módulo foi deixado para trás quando os astronautas retornaram à cápsula em órbita. Segundo relatos o desenho de Warhol no canto superior esquerdo é na verdade suas iniciais, mas não é isso o que parece ser.

Alan Bartlett Shepard, Jr. foi a quinta e mais velha pessoa a pisar na Lua com 47 anos, mas ele é também a primeira pessoa a jogar uma partida de golfe lunar. Usando um taco de golf acoplado a um coletor de amostra lunar, Shepard rebateu duas bolas de golf que segundo ele voaram por "Milhas, milhas e milhas" de distancia. Shepard trouxe o taco de volta para a Terra, ele está em exposição no Museu USGA em Nova Jersey, mas as bolas ficaram para trás e estão na Lua até hoje.

Durante a clássica experiência da "Marreta e Pena no Vácuo" David Scott jogou os dois objetos na superfície lunar para mostrar que eles cairiam ao mesmo tempo, a marreta voltou para a Terra junto com Scott, mas a pena, que era de um falcão chamado Baggin, que servia como mascote da Força Aérea, ficou na Lua.

Durante a missão Apollo 16, o astronauta Charles Duck aproveitou a oportunidade para colocar uma fotografia de sua família na Lua. A foto mostrava ele, sua esposa Dorothy, e seus filhos Charles e Thomas todos sentados em um banco. Na parte traseira se lia "Esta é a família do astronauta Duque do Planeta Terra. Aterrissou na lua, abril 1972". Mas devido as temperaturas extremas e a radiação solar na Lua, é muito provável que a imagem da foto tenha desaparecido depois de todos esses anos.


Todo mundo já viu a icônica foto de um astronauta segurando a bandeira americana na Lua, mas na verdade eles não levaram apenas uma bandeira e sim seis. Dessas seis bandeiras cinco continuam de pé, mas todas elas ficaram brancas. já que a Lua não tem nenhuma proteção atmosférica, a cor das bandeiras sumiu e segundo especialistas é muito provável que elas comecem a se desintegrar em pouco tempo, mesmo assim elas ainda estão na Lua e devem ficar lá por mais um tempo.


Para treinar para as expedições lunares era muito comum que os astronautas ficassem em locais da Terra que fossem semelhantes a Lua e isso inclui parte do Devil's Lake em Oregon. Quando chegou a hora de James Irwin da Apollo 15 ir a Lua, ele recebeu um pedido especial de seu velho amigo Floyd Watson, ele pediu a James que ele levasse um pedaço de lava petrificada junto com ele para a Lua. James atendeu o pedido e quando retornou a Terra enviou uma carta e uma foto a Floyd, escrito a mão a carta dizia "Lava de Oregon na Lua". 

O homem nunca teria ido a Lua se primeiro ele não tivesse inventado o avião, então nada mais justo do que honrar os Irmãos Wright levando um pedaço de seu primeiro avião para a Lua. Nail Armstrong levou um pedaço de madeira da asa do Wright Flyer, que foi a primeira aeronave com impulsão mecânica bem sucedida. mas Armstrong não deixou a peça na Lua, ele teve de trazer ela de volta já que ela pertencia a um museu, hoje a peça pode ser encontrada no Museu Memorial dos irmãos Wright.


Depois que a equipe do Apollo 11 pousou na Lua eles tinham de completar a missão, e isso incluía trazer de volta pedaços da Lua para serem estudados, mas trazer de volta esses pedaços fez eles passarem do limite de peso, a solução foi se desfazer de mais de 100 objetos que eles simplesmente descartaram na superfície da Lua. Esses objetos incluem: 12 pares de botas espaciais, câmeras, filmes, marretas, pás, mochilas, toalhas, papel usado, kits de higiene pessoal, pacotes vazios de comidas espaciais e um pequeno disco de silicone que continha uma mensagem de boa sorte de 73 líderes mundiais.


Além de todos os objetos listados acima, os astronautas da Apollo 11 também deixaram para trás 96 sacos de fezes e urina na superfície da Lua. Nem todos os sacos estavam cheios, mas o mais bizarro é depois de todos esses anos eles querem os sacos de volta, é que a NASA quer  investigar se as bactérias das fezes sofreram algum tipo de mutação depois de todos esses anos no espaço.

Pois é, agora você nunca mais vai olhar pra Lua do mesmo jeito, e não esqueça de curtir nosso Facebook, basta clicar em Real World Fatos e curtir, simples assim.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...