Em 21 de julho de 1969 Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a caminhar na Lua, desde então outras viagens espaciais aconteceram, mais pessoas andaram na Lua e algumas trouxeram pedaços dela para serem estudados, mas você já se perguntou o que eles deixaram para trás? Além de objetos artificias como sondas e pedaços de naves (que no total somam mais de 189.344 KG de "lixo" espacial), os astronautas deixaram outras coisas para trás. Confira e se surpreenda.
Conhecido como O Astronauta Caído, esse boneco de 8 cm feito de alumínio foi deixado na Lua pela tripulação do Apollo 15 em 1º de agosto de 1971, junto com ele está uma mensagem honrando 8 astronautas e 6 cosmonautas que deram sua vida para a exploração do espaço.
O pequeno boneco foi feito pelo escultor belga Paul Van Hoeydonck, a peça tinha que ser ao mesmo tempo leve e firme, capaz de suportar as temperaturas extremas da Lua, não poderia ser identificável nem como uma figura feminina nem masculina e nem como algum grupo étnico. Essa é a única obra de arte no mundo que foi feita especialmente para ficar na Lua.
NASA, uploaded by Dna-webmaster, Domínio público, via Wikimedia Commons |
Richard Nixon pode não ter sido o melhor presidente da história dos E.U.A mas ele foi o primeiro a ter seu nome na Lua quando os integrantes da Apollo 11 deixaram essa plaqueta assinado por ele para trás. Além dele os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin também assinaram. A tradução da mensagem seria "Aqui homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua, nós viemos em paz por toda a humanidade".
Quando a tripulação do Apollo 12 foi para a Lua no ano de 1969 eles levaram com eles um pedaço de cerâmica pequeno (19 por 13 mm) que continha trabalhos de seis artistas de destaque, são eles Robert Rauschenberg, David Novros, John Chamberlain, Claes Oldenburg, Forrest Myers e Andy Warhol. Intitulado "Museu da Lua" a pequena imagem foi anexada de maneira não-oficial à perna da Intrepid Landing Module por um engenheiro aeronáutico. O módulo foi deixado para trás quando os astronautas retornaram à cápsula em órbita.
Alan Bartlett Shepard, Jr. foi a quinta e mais velha pessoa a pisar na Lua com 47 anos, mas ele é também a primeira pessoa a jogar uma partida de golfe lunar. Usando um taco de golf acoplado a um coletor de amostra lunar, Shepard rebateu duas bolas de golf que segundo ele voaram por "Milhas, milhas e milhas" de distância. Shepard trouxe o taco de volta para a Terra, ele está em exposição no Museu USGA em Nova Jersey, mas as bolas ficaram para trás e estão na Lua até hoje.
Durante a clássica experiência da "Marreta e Pena no Vácuo" David Scott jogou os dois objetos na superfície lunar para mostrar que eles cairiam ao mesmo tempo. A marreta voltou para a Terra junto com Scott, mas a pena, que era de um falcão chamado Baggin, que servia como mascote da Força Aérea, ficou na Lua.
NASA, Domínio público, via Wikimedia Commons |
Durante a missão Apollo 16, o astronauta Charles Duck aproveitou a oportunidade para colocar uma fotografia de sua família na Lua. A foto mostrava ele, sua esposa Dorothy e seus filhos Charles e Thomas, todos sentados em um banco. Na parte traseira se lia "Esta é a família do astronauta Duque do Planeta Terra. Aterrissou na lua, abril 1972". Mas devido as temperaturas extremas e a radiação solar na Lua, é muito provável que a imagem da foto tenha desaparecido depois de todos esses anos.
NASA/Apollo 11, Domínio público, via Wikimedia Commons |
Carl Albert Research and Studies Center, Congressional Collection, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons |
John T. Daniels, Domínio público, via Wikimedia Commons (imagem modificada) |
O homem nunca teria ido a Lua se primeiro ele não tivesse inventado o avião, então nada mais justo do que honrar os Irmãos Wright levando um pedaço de seu primeiro avião para a Lua. Neil Armstrong levou um pedaço de madeira da asa do Wright Flyer, que foi a primeira aeronave com impulsão mecânica bem sucedida. Mas Armstrong não deixou a peça na Lua, ele teve de trazer ela de volta já que ela pertencia a um museu, hoje a peça pode ser encontrada no Museu Memorial dos irmãos Wright.
A Câmera/Espectrógrafo Ultravioleta Distante (UVC) foi um dos experimentos implantados na superfície lunar pelos astronautas da Apollo 16. Ele consistia em um telescópio e uma câmera que obtinha imagens astronômicas e espectros na região ultravioleta distante do espectro eletromagnético.
A câmera continha um fotocátodo de iodeto de césio (CsI) e usava um cartucho de filme que foi recuperado e trazido à Terra para processamento.
National Archives and Records Administration, Domínio público, via Wikimedia Commons |
NASA, Domínio público, via Wikimedia Commons |
Pois é, agora você nunca mais vai olhar pra Lua do mesmo jeito, e não esqueça de curtir nosso Facebook, basta clicar em Real World Fatos e curtir, simples assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário