Chegou a hora de você ver alguns fatos e curiosidades sobre a acupuntura, uma pseudomedicina que mesmo assim atrai milhões de pacientes todos os anos.
국립국어원, CC BY-SA 2.0 KR, via Wikimedia Commons |
Originalmente as agulhas de acupuntura não eram feitas de aço inoxidável, mas sim de pedras, bambus e até mesmo ossos. Agulhas de ouro e prata eram possivelmente reservadas para a nobreza asiática.
Foto de Katherine Hanlon na Unsplash |
A palavra acupuntura vem do latim "Acus" (agulha) e "Pungere" (para picar).
Domínio público |
A acupuntura possivelmente tem mais de 5.000 anos de idade e é uma das mais antigas formas de pseudomedicina conhecidas até hoje.
O corpo mumificado de Ötzi, o Homem do Gelo, que tem 5.000 anos de idade, foi encontrado com 15 grupos de tatuagens, muitas das quais estão localizadas em pontos do corpo onde agulhas de acupuntura são usadas para problemas abdominais ou na região lombar. Ötzi tinha essas condições segundo especialistas.
De acordo com um artigo na Rheumatology, a primeira documentação oficial de um "sistema organizado de diagnóstico e tratamento" para a acupuntura foi encontrada no Clássico Interno de Huang Di (Huangdi Neijing) de cerca de 100 aC.
Acredita-se que as agulhas de ouro e prata encontradas no túmulo de Liu Sheng também por volta de 100 a.C. sejam as primeiras evidências arqueológicas da acupuntura, embora não esteja claro se esse era o seu propósito de verdade.
Acuhealth, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
Agulhas de acupuntura tem de ser menores do que agulhas hipodérmicas padrão (para que o paciente não sangre), elas também não podem ser ocas, se elas forem o sangue vai acabar sendo "absorvido" por elas.
As agulhas normalmente variam em comprimento entre 13 e 130 milímetros. As agulhas menores são usadas na região do rosto e dos olhos, e as agulhas maiores são usadas nas regiões de tecido mais grosso. O diâmetro das agulhas varia de 0,16 milímetros a 0,46 milímetros.
A acupuntura é altamente individualizada, isso significa que se 1000 pessoas fizessem o tratamento, todos as 1000 pessoas teriam diferentes resultados, de fato algumas pessoas nem chegam a sentir os efeitos do "tratamento", por isso ela é uma pseudomedicina.
Muitos consideram acupuntura apenas um efeito placebo, ou seja, se você acreditar que vai funcionar o seu cérebro pode realmente diminuir certas dores, mas ela nunca vai curar coisas mais sérias como câncer por exemplo.
Muitos consideram acupuntura apenas um efeito placebo, ou seja, se você acreditar que vai funcionar o seu cérebro pode realmente diminuir certas dores, mas ela nunca vai curar coisas mais sérias como câncer por exemplo.
Inclusive, em muitos lugares a acupuntura geralmente é usada apenas em combinação com outras formas de tratamento. Por exemplo, a Sociedade Americana de Anestesiologistas afirma que ela pode ser considerada no tratamento de dor lombar inespecífica e não inflamatória apenas em conjunto com terapia convencional.
Ao contrário do que muita gente pensa, nem sempre é fácil se tornar um acupunturista, em alguns locais, para se tornar um praticante licenciado, a pessoa deve participar de um programa de quatro anos e cumprir mais de 1.000 horas de estágio clínico.
Foto de Mark Hang Fung So na Unsplash |
A acupuntura é apenas uma das formas de terapia utilizada dentro do sistema médico conhecido como Medicina Tradicional Chinesa, as outras modalidades incluem: fitoterapia, nutrição, fisioterapia e exercícios especiais (tais como Tai Chi e Qi Gong).
Visite nossa página oficial (Real World Fatos) para ver mais curiosidades sobre tudo o que você puder imaginar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário