28 de julho de 2016

Fatos do mundo #13

Chegou a hora de você ler mais algumas das melhores curiosidades do mundo que nós separamos apenas para você... e outras milhares de pessoas... mas principalmente pra você!

Domínio público via Wikimedia Commons
Kazimierz Piechowski foi um prisioneiro político dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, ele e mais 3 prisioneiros ficaram conhecidos não por serem um dos poucos que conseguiram fugir de um campo de concentração, mas sim pelo jeito que eles fugiram.
Eles entraram em um depósito de carvão (onde eles eram obrigados a trabalhar), foram para outra sala, se vestiram com as roupas dos guardas que estavam guardadas ali, se armaram com armas alemãs, entraram em um carro e simplesmente dirigiram para longe dali. Os guardas nem ao menos questionaram eles durante a fuga.

Foto de Qurratul Ayin Sadia na Unsplash
Corvos e outras aves inteligentes costumam realizar uma espécie de funeral para seus amigos e parentes, quando um membro do grupo morre todos eles se juntam e ficam ao lado do corpo, mas o motivo não é sempre sentimental, eles investigam o corpo para ver como ele morreu para que eles possam evitar fazer o mesmo no futuro.

Yagamichega, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
O nome original do Mario Bros era JumpMan (Homem Pulante), mas seus criadores o rebatizaram de Mario em "homenagem" ao dono do armazém que a Nintendo estava usando, sempre que o aluguel atrasava o dono pagava uma visitinha ao lugar.

Domínio público via Wikimedia Commons
Quando uma pessoa realmente gosta de um livro é possível que ela subconscientemente roube algumas características dos personagens com quem ela se identifica, isso se chama "experience taking" ("pegando experiência"). Por exemplo: ler um livro heroico faz com a pessoa se torne mais moralmente correta, ler um livro romântico faz com que ela se sinta mais romântica, e por aí vai.

DavidCWG, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
A Oxford Electric Bell é uma bateria que está ligada desde 1840, até hoje ninguém sabe exatamente do que as "pilhas" são feitas, ninguém tem coragem de desmontar o aparelho para análise por medo de não conseguirem montarem ele de volta depois. Os pesquisadores vão esperar ela finalmente se desligar sozinha para a análise, algo que eles já estão fazendo há mais de 100 anos.

Bundesarchiv, Bild 183-R99621 / CC-BY-SA 3.0, CC BY-SA 3.0 DE, via Wikimedia Commons
O líder nazista Heinrich Himmler quase desmaiou ao ver como os nazistas executavam os judeus, os mesmos judeus que ele mandou executar, ele então mandou que eles fossem executados de "maneira mais humana", que para ele era via gás venenoso.
No final de sua vida ele já não era querido nem pelos nazistas e nem pelos aliados, e acabou cometendo suicídio em 1945.

Dominio público via Wikimedia Commons
A antiga União Soviética tinha dois grandes jornais chamados Pravda (Verdade) e Izvestia (Notícias), por causa disso nasceu o ditado popular "Não existe verdade nas notícias, e não existe notícia nas verdades".

Popular Science Monthly Volume 81, Domínio público, via Wikimedia Commons
Em 1894 era estimado de que em 9 anos Londres e outras das principais cidades do mundo estariam cobertas com 2,70 de esterco de cavalo e carcaças de cavalos mortos. Os especialistas da época não sabiam lidar com a situação, a solução só ocorreu com a popularização do automóvel. O incidente ficou conhecido como "A Grande Crise de Esterco de Cavalo de 1894".

Imagno., Domínio público, via Wikimedia Commons
Durante fuzilamentos era muito comum que apenas um dos guardas usasse munição de verdade. Eles faziam isso para eliminar o senso de responsabilidade dos executores, já que eles nunca saberiam quem realmente matou a vítima.

Domínio público, via Wikimedia Commons
Acredita-se que a família real do Reino Unido são descendentes de Vlad, o Empalador, por isso é correto dizer que a Rainha Elizabeth II tinha o sangue do Drácula em suas veias.

Oregon State University, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Mike Nicholson de Kalamazoo é a pessoa mais bem formada do mundo, ele tem um total de 29 diplomas que vão de religião e teologia até administração, embora a maior parte deles sejam diplomas de arte. 
Em sua última entrevista ele disse querer se formar em justiça criminal e ainda pretende ganhar mais 4 ou 5 diplomas antes de se aposentar.

Domínio público, via Wikimedia Commons
Você sabia que os E.U.A tiveram um imperador? Joshua Abraham Norton foi um cidadão comum de São Francisco que se autoproclamou em 1859 "Norton I, Imperador dos Estados Unidos" e depois "Protetor do México".
O inglês Norton herdou a fortuna de sua mãe, mas perdeu tudo investindo em arroz peruviano e desapareceu do círculo social dos ricos investidores. Anos depois ele ressurgiu se autoproclamando o Imperador dos Estados Unidos, mandando cartas para jornais oficializando seu título, mas como ele não tinha nenhum poder político de verdade ele virou uma espécie de piada, chamavam ele de louco e excêntrico, mas ele não desistiu e continuou com seu título. 
Em São Francisco ele ganhou algum respeito e algumas lojas até usavam seu dinheiro como se fosse de verdade. De piada ele virou atração nacional e para alguns um herói político.
Em 8 de janeiro de 1880 ele morreu em uma esquina no meio de sua caminhada, dois dias depois, em seu funeral, 30.000 pessoas marcharam nas ruas em sua homenagem. Até hoje ele foi o único "Imperador" que os E.U.A já tiveram.

Se você curtiu a matéria não deixe de curtir o nosso Facebook também, clique aqui e curta, comente ou compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário