No dia 26/06/2015 a Suprema Corte dos EUA aprovou o casamento gay em todo o país dividindo as manchetes com os ataques terroristas que ocorreram em 3 países. A decisão veio por cinco votos contra quatro e os 13 estados que ainda proibiam não podem mais barrar os casamentos entre homossexuais, que passam a ser legalizados em todos os 50 estados americanos. Confira agora alguns fatos e curiosidades sobre esse acontecimento histórico.
Barack Obama foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a dizer as palavras gay, bissexual e transsexual em rede nacional.
Os primeiros casamentos entre pessoas do mesmo sexo nos Estados Unidos começaram em 2004, a verdade é que em alguns estados o casamento homossexual já era legalizado, começando por Massachusetts, que o legalizou em 2004.
Foto de Maico Pereira na Unsplash |
No entanto, os primeiros casais LGBT que se casaram nos Estados Unidos fizeram isso depois de obter uma licença em 1971, muitos anos antes de se começar a luta por essa igualdade.
Time3000 17:50, 11 January 2007 (UTC), CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
Confira no mapa acima como o banimento do casamento igualitário se espalhou no país.
Bob McNeely, The White House, Domínio público, via Wikimedia Commons |
Em 2013, a Suprema Corte dos Estados Unidos declarou inconstitucional uma lei chamada de "Defesa do Matrimônio", promulgada por Bill Clinton em 1996, que definia o casamento exclusivamente como uma união entre um homem e uma mulher.
Foto de Paul Bulai na Unsplash |
O pastor cristão Rick Scarborough disse que atearia fogo em si mesmo se a lei fosse aprovada... bom... a lei foi aprovada, mas o pastor disse que estava apenas brincando.
O juiz da Suprema Corte Anthony Kennedy não fala de "casamento igualitário" ou "casamento entre pessoas do mesmo sexo", ele simplesmente diz "casamento".
Obrigado por ler até o fim! Não deixe de visitar nossa página oficial para mais matérias como essa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário