2 de novembro de 2016

Curiosidades sobre países #16 - Girias

Você com certeza deve usar gírias no seu dia-a-dia ou já usou quando era mais novo, mas você conhece as gírias usadas por pessoas em outros países? Se a resposta for não, você vai conhecer agora.

Foto de Colton Jones na Unsplash
Quando os japoneses querem dizer que alguém ficou em uma situação vergonhosa, eles dizem "itai", que significa algo como "pagar mico". Já quando eles estão com pressa eles tem de fazer um "B Dash", essa expressão surgiu do game Super Mario, onde para correr você precisava apertar o botão B. Já para dizer que algo ruim vai acontecer eles usam a expressão "yabai!" que seria algo como "Caramba!".

Foto de Frank Weichelt na Unsplash
Quando os alemães querem dizer que aquilo é muito maneiro eles dizem que é "Voll Krass" (Voll = Cheio, Krass = Brusco), quando eles estão por dentro do assunto eles dizem "Am Start sein" (estar no inicio). Já quando eles estão de bobeira eles estão "Pansen".

Foto de Stephanie Klepacki na Unsplash
Os franceses não chamam as mulheres de gatas, eles dizem que ela é "Une meuf", expressão que deriva de "une femme", que quer dizer “uma mulher". Já seus manos são "Un keun" que deriva de "Un mec". E quando eles querem dizer que algo é irado eles dizem que aquilo é "Mortel", ou seja "de morrer".

Foto de Chris Boland na Unsplash
Para os espanhóis um lugar que está bombando é um "Petado", alguém que é muito bom em algo é um "crack", igual aos craques brasileiros. E quando alguém rouba algo ele foi "Por la patilla", "patilla" significa beirada ou canto, a expressão significa algo como"na surdina".

Foto de Valery Tenevoy na Unsplash
Quando os russos vão sair para tentar conseguir ficar com garotas, eles dizem que estão indo a um "Safári", porque eles vão "caçar" elas. Já para eles uma pessoa burra é chamada de "Sovók", que vem de "soviético", ou seja, uma pessoa atrasada no tempo.

Foto de Matt Hardy na Unsplash
Para os italianos "Sei" (esta) e "fuori" (fora) é utilizado para insinuar que alguém "pirou" ou está fora de si. Já "Mi (me) ha dato (deu) buca (buraco)" quer dizer que alguém não foi a um compromisso que já estava marcada. E quando eles querem ser deixados em paz eles usam a gíria "Mollami", algo como "não me amola".

Foto de Yihan Wang na Unsplash
Pra os chineses os estudiosos são chamados de "Shūdāizi", que significa "bobo dos livros", as pessoas fracas são os "Caoméi zú", "Caoméi" significa morango, e "zu", grupo, ou seja, é uma gíria dada as pessoas que não aguentam a pressão, que são tão delicadas quanto morangos. Já quando alguém tira proveito de um encontro eles "Comem o tofu" ou eles "Chī doufu".

Foto de Daniel Lloyd Blunk-Fernández na Unsplash
Os americanos adoram sua gírias, principalmente os adolescentes, para eles as mulheres não são gatas, elas são "Chicks" (filhotes de galinha). Quando eles não gostam de algo, ou alguma coisa deixou de ser legal, eles falam que aquilo é "Chopped Liver" (Fígado picado). Quando uma pessoa aparece sem ser convidada ela está fazendo um "Crash" (Quebrando). Quando alguém é irritante ele está fazendo alguém "Drive Up the Wall" (Dirigir pela parede), e quando algo é muito fácil é um "Piece of Cake" (Pedaço de bolo). Já quando uma pessoa nasceu em um ambiente ruim, sem chance de sucesso na vida essa pessoa é um "Klusterfuck".

Foto de Albert Stoynov na Unsplash
Quando canadenses não estão muito bem, eles não dizem doente, eles dizem "Mawga", quando eles estão irritados eles estão de "Owly", já uma situação maluca, que ninguém sabe o que está acontecendo, é uma "Kerfuffle". 
As gírias canadenses normalmente não tem uma tradução exata para o nosso idioma, muitas vezes elas são a junção de palavras que só fazem sentido para os canadenses, por exemplo, uma pessoa sem sorte ou um idiota é um "Hoser", essa palavra provavelmente é a junção de "Hose" (mangueira) e "Looser" (perdedor), isso porque no hockey, que é um dos maiores esporte do Canadá, o time perdedor tinha de usar uma mangueira para lavar o gelo.

Curtiu a matéria? Quer ver mais conteúdo interessante? Então curta nosso Facebook: Real World Fatos e ache outras matéria interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário