27 de setembro de 2017

Curiosidades sobre os Looney Tunes

Os Looney Tunes são uma série de curta metragens produzidos de 1930 até 1969, seu nome "Músicas Loucas" é uma referência ao fato deles serem uma cópia da série da Disney, a Silly Symphonies ("Sinfonias Ingênuas") que foi produzida entre 1929 e 1939, onde estrearam vários personagens famosos tais como o Pato Donald e Os Três Porquinhos. Também era considerado uma "série-irmã" de Merrie Melodies, outra série da Warner que foi produzida de 1931 até 1969 e contava com vários curtas musicais.
Mas vamos agora as suas curiosidades mais interessantes!

 
O personagem Piu-piu (Tweety) era originalmente rosa e se chamava Orson, mas graças as críticas que o pássaro "pelado" recebeu, ele depois ganhou uma plumagem amarela e um nome mais amigável ao público.
O gato Frajola (Sylvester no original) também tinha uma aparência diferente em sua primeira aparição lá em 1944, no curta "Birdy and the beast".

MSGT Jose Lopez Jr., USAF photographer, Domínio público, via Wikimedia Commons
O Pernalonga (Bugs Bunny) foi votado pela TV Guide como o personagem animado mais famoso de todos os tempos. 
E sua personalidade pode ter sido inspirada por um personagem da Disney, a lebre Max Hare, que apareceu no curta "The Turtoise and the Hare".

Baseado na fábula de Esopo com o mesmo nome, o curta de Max Hare na verdade ganhou o Oscar de melhor curta-metragem de animação em 1934.

 
Em um episódio de 1980 o Coiote (Coyote) finalmente pega o Papa-Léguas (Road Runner), ao fazer isso ele levanta duas placas com os dizeres: "Okay, espertalhões, vocês sempre quiseram que eu pegasse ele" e "agora o que eu faço?".
Isso é devido ao fato de ele ter se encolhido no episódio, tendo pego então um pássaro gigante que ele nunca conseguiria comer.

Outro fato pouco conhecido sobre o Coiote é que ele pode falar sem ter de usar suas placas. No áudio original ele tem um sotaque britânico e se apresenta como: Wile E. Coyote, Super Gênio.

Robert A. Estremo, CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons
Mel Blanc, o dublador do personagem Gaguinho (Porky Pig no original) e vários outros, tem sua famosa frase "Isso é tudo pessoal" escrito em sua lápide junto aos dizeres "Homem de 1000 vozes, amado marido e pai".

Gaguinho realmente era gago, ou pelo menos no começo ele era, isso porque o homem que fazia a voz do personagem, Joe Dougherty, era gago na vida real. O problema é que ele era gago até demais, o dublador levava horas para gravar as suas falas, por isso o estúdio o demitiu e contrataram Mel Blanc no lugar, que não era gago mas ainda mantinha a gagueira do personagem.

New York, Wid's Films and Film Folks, Inc., Domínio público, via Wikimedia Commons
Embora Bosko não seja tão famoso quanto os outros Looney Tunes ele foi o primeiro grande personagem da franquia, tendo estreado em 1929. Hoje em dia ele é considerado um estereótipo negro, por isso sua última aparição foi em 1990.

Os Looney Tunes parodiavam tudo, desde números de jazz a filmes e atores famosos, na verdade eles foram o primeiro desenho americano a utilizar paródias de maneira constante, isso inclui até mesmo seu rival dos desenhos animados, a Disney. A Corny Concerto, por exemplo, é um curta-metragem de 1943 da série Merry Melodies que parodia as Silly Symphonies da Disney, especificamente o curta Fantasia.

 
Patolino era o personagem principal dos Looney Tunes, pelo menos até o Pernalonga aparecer e roubar a sua posição. Os escritores então começaram a mostrar os personagens como rivais nas telas, por isso eles sempre estavam competindo entre si.

Era muito comum ver naquela época os Looney Tunes fumando na televisão, isso aconteceu em diversos episódios, com diversos personagens.

 
Além disso o Pernalonga já foi nazista... ou quase. Durante o episódio "Herr Meets Hare" de 1945 Pernalonga se encontra com os nazistas e até se veste como Adolf Hitler para tirar sarro deles. O episódio foi ao ar apenas 4 meses e 17 dias antes de Hitler se suicidar.

Cartoon Network India, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
O personagem Eufrazino Puxa-Briga (Yosemite Sam) já foi chamado por diversos nomes diferentes, tais como: Chilkoot Sam, Square-deal Sam, Riff Raff Sam, Sam Schulz, Segoing Sam, Shangai Sam e Sam Von Schamm the Hessian.

"The Censored 11", é com esse nome que os desenhos "impróprios" dos Looney Tunes ficaram conhecidos. Eles foram retirados do ar depois de 1968, porque apresentavam personagens cheios de estereótipos, o que hoje pode ser considerado racista.
Coleções em DVD's que contenham esses episódios vem com um aviso que diz que esses episódios em particular "são produtos do seu tempo" que eles "eram errados antes, e ainda são... e de nenhuma maneira eles representam a visão da Warner Bros". 

Hoje, esses desenhos podem ser encontrados no Youtube facilmente.

A primeira versão do Ligeirinho (Speedy Gonzales) era muito diferente da atual, ele não tinha sua famosa vestimenta nem seu enorme chapéu, e por algum motivo um de seus dentes era feito de ouro. Ele era basicamente um estereótipo mexicano... mas os mexicanos pareciam não ligar, eles até achavam que o personagem era um bom exemplo para as crianças latino americanas. Quando os E.U.A pararam de passar o personagem na TV com medo de irritar os latinos, os próprios mexicanos-americanos pediram para que ele voltasse.

Marvin, o Marciano, ficou sem nome por 27 anos. Ele era simplesmente chamado de "Comandante do Disco Voador X-2" quando foi apresentado pela primeira vez no curta de 1952, "The Hasty Hare". Quando surgiu a questão dos possíveis produtos licenciados do personagem em 1979, decidiram finalmente dar um nome ao extraterrestre no filme "Pernalonga e Papa-Léguas".

O Pernalonga ajudou a quebrar estereótipos ao se tornar a primeira Drag Queen dos desenhos americanos, ou pelo menos uma das mais famosas. Em 1949 no episódio "Mississípi Hare" Pernalonga se veste de mulher sulista para escapar do Colonel Shuffle.
Até mesmo o famoso Drag Queen RuPaul já disse que o Pernalonga foi sua primeira exposição ao mundo Drag.

Uma Cilada para Roger Rabbit é um dos maiores filmes de animação de todos os tempos. O longa ficou conhecido por reunir personagens da Walt Disney e da Warner Bros. nas mesmas cenas. Foi a Disney quem comprou os direitos do filme e conseguiu convencer a Warner Bros. a "emprestar" alguns de seus personagens clássicos. A Warner Bros. concordou, mas insistiu que seus personagens tivessem o mesmo tempo de tela que os personagens da Disney e fossem tratados com a mesma importância.

Witchblue, Domínio público, via Wikimedia Commons
O Pernalonga é a 9ª personalidade cinematográfica mais retratada do mundo. Ele ainda perde para Papai Noel, Adolf Hitler, Deus, Jesus Cristo, a Morte e o Diabo. 
Como resultado disso ele tem sua própria estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Foto de Guillermo GR na Unsplash
Em uma pesquisa sobre falsas memórias e como a desinformação pode distorcer a memória ao longo do tempo, participantes foram expostos a propagandas enganosas no início dos anos 2000, que afirmavam que o Pernalonga estava interagindo com pessoas em um resort da Disney. Até 16% dos participantes posteriormente acreditaram ter encontrado o Pernalonga no resort, o que é totalmente implausível, já que o personagem da Warner Bros. jamais apareceu em um parque temático da Disney.

Se você quer ver ainda mais matérias interessantes, curta o nosso Facebook: Real World Fatos e veja mais matérias todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário