2 de dezembro de 2017

Você conhece as gírias usadas no mundo do cinema? #2

Todo mundo já deve ter visto um filme na vida, mas poucos conhecem os costumes do mundo cinematográfico, eles tem até mesmo as suas próprias gírias. Confira mais algumas expressões usadas no meio cinematográfico.

Spoiler

Foto de Jake Hills na Unsplash
Com certeza você já deve ter ouvido a expressão "Spoiler", o termo se originou na internet mas já dominou outras áreas. A palavra significa algo como "estragar", ele é um termo usado quando alguém "estraga" um filme ao contar o que vai acontecer para as pessoas que ainda não assistiram.

Cut to the chase

Foto de Nicolas Peyrol na Unsplash
Essa é mais uma expressão que se espalhou em outras áreas da vida, bom, pelo menos nos E.U.A. "Cut to the chase" significa "corta para a perseguição", ela é uma frase usada pelos americanos que significa "vá direto ao assunto". Nos filmes ela é usada quando um roteiro enrola muito antes da cena de ação e entedia o público.
O termo foi cunhado nos anos dos filmes mudos, já que naquela época a perseguição era a parte mais animada dos filmes.

Blaxploitation

Employee(s) of Cinemation Industries, Domínio público, via Wikimedia Commons
Blaxploitation é o termo cinematográfico usado para se referir ao movimento norte-americano que surgiu no início da década de 1970. A palavra é uma junção de black ("negro") e explotaition ("exploração"). Basicamente os filmes blaxploitation eram feitos por diretores negros, com atores negros para serem assistidos por negros.
O movimento ajudou a quebrar barreiras étnicas, mesmo assim muitos ainda consideram eles filmes racistas.

Blockbuster

Flickr user: Rudy Riet Washington, D.C. https://www.flickr.com/people/rudiriet/, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Um filme blockbuster é um filme que fez grande sucesso na hora de ganhar dinheiro, mesmo que tenha recebido críticas ruins. O termo significa algo como "filme arrasa-quarteirão". 
A gíria surgiu nos Estados Unidos nos anos 40, em inglês ela se refere as bombas capazes de destruírem quarteirões inteiros de uma cidade. Pouco depois, começou a ser atribuída a obras de grande sucesso do teatro, cinema e videogames.

Blooper

Foto de Austrian National Library na Unsplash
O termo blooper é uma gíria para os famosos erros de gravação, que também são chamados de gag reel. Blooper significa algo como "gafe" e gag reel significa algo como "filmagem de risadas".

Bootleg

Sonya, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Bootleg é a gíria usada para descrever cópias piratas de DVD's, filmes, jogos, CD's, etc. O termo tem sua origem graças a traficantes esconderem as ilegalidades em suas botas ("boot" em inglês), perto da perna ("leg" em inglês).

Buddy Film

Laurel & Hardy, Domínio público (1939)
Um buddy film, ou "filme de camaradas", é o nome dado a qualquer filme que mostre uma dupla de personagens com personalidades diferentes que são forçados a trabalhar juntos, como por exemplo um arrogante e um educado, um que segue as regras e outro que não liga para nada, etc. 

Camp

Foto de Jakob Owens na Unsplash
Camp ou campy é o nome dado a um tipo de comédia que beira ao absurdo, onde as situações são exageradas de propósito, esse tipo de filme foi feito principalmente nos anos 60 e 70. O adjetivo pode ser traduzido para algo como "brega".

Cash and Grab Sequel

Foto de Pepi Stojanovski na Unsplash
Traduzido como "sequência agarra dinheiro" essa é a gíria usada para descrever um filme que ganhou uma sequência apenas para lucrar e não para contar uma história interessante.
Normalmente os filmes são um blockbuster mas recebem críticas negativas.

CGI

Foto de Maxim Tolchinskiy na Unsplash
CGI é o nome dado aos famosos efeitos especiais, a sigla significa "Computer Generated Image", ou Imagem Gerada por Computadores.
Hoje em dia todos os grandes filmes usam CGI, seja para criar personagens e cenários ou apenas para dar um efeito melhor na cena.

Chick Flick

Foto de Yosuke Ota na Unsplash
Esse é o nome dado aos filmes de "mulherzinha", aquelas comédias românticas bestas que segundo as pessoas "apenas as mulheres assistem".

Alivio Cômico

theerin, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Esse é o nome dado a um personagem cuja única função é fazer o público dar risada, normalmente atuando em um filme mais sério que não pode ser chamado de comédia.

Cult

Bill Gold, Domínio público, via Wikimedia Commons
Cult é o nome dado a qualquer filme (bom ou ruim) que ganhou uma legião de seguidores, ou um "culto", com o passar dos anos. Grande parte desses filmes foram feitos de 10 a 80 anos atrás.

Dark Horse

Foto de Myke Simon na Unsplash
Um filme Dark Horse ou "cavalo negro" é qualquer filme pouco conhecido que acabou sendo um sucesso e foi indicado para grandes prêmios, como o Oscar. 

Post Credit Scene

Foto de André Volkmann na Unsplash
As famosas "cenas pós créditos", como o nome indica elas são cenas secretas que acontecem depois dos créditos finais nos filmes. Elas eram muito usadas em animações mas foram os filmes da Marvel que as popularizaram.

Olhos de peixe

Mostafameraji, CC0, via Wikimedia Commons
Esse é o nome dado a cenas gravadas como uma câmera de foco concentrado, dando uma sensação de profundidade distorcida a cena.

Flashback e Flash Forward

Foto de Frames For Your Heart na Unsplash
Flashbacks são qualquer cena que mostram o passado dos personagens alterando a ordem da narração, já flash forward é exatamente o contrário, são cenas que mostram o futuro dos personagens.

Se você gostou da matéria, visite e curta o nosso Facebook também: Real World Fatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário