A lei é importante em uma sociedade certo? Nem tanto, mesmo com leis nenhum lugar do mundo vive realmente sem crimes, e ainda por cima existem lugares que não tem leis, ou cujas leis são tão fracas que ninguém liga pra elas.
Conheça um pouco mais sobre esses lugares e planeje onde não ir em suas próximas férias.
O Deserto da Morte
bob rayner from UK, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
O Saara Ocidental é uma faixa de terra perfeita para quem quer matar sem consequências, nenhum governo realmente manda no lugar, que é disputado por várias facções. Minas terrestres também são comuns por aqui.
Como ninguém manda no lugar vale de tudo: assassinatos, tráfico, estupro, rapto e roubo. Não precisa nem dizer que o lugar não é um paraíso para turistas.
Gelo e Sangue
Pessoas vivem na Antártida, mas não o suficiente para ter um governo de verdade, e consequentemente eles não tem leis, vários países já tentaram tomar o lugar para si, mas ele é tão ruim de se morar que isso quase não durava. Países se juntaram então e criaram um acordo para definir o que pode e não acontecer ali, mesmo assim crimes como tortura animal, caça ilegal, estupro e até assassinato já aconteceram por lá.
O Paraíso dos Pedófilos
ignis, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
Por incrível que pareça esse título vai para o Japão, isso mesmo, o país mais certinho do mundo não tinha quase nenhuma lei contra a venda de material sexual envolvendo crianças, estuprar uma era ilegal, mas comprar o vídeo não era. Só em 2014 eles baniram a pedofilia, mas apenas a de verdade, qualquer material desenhado ou gerado por computador envolvendo crianças ainda é completamente legal, isso inclui mangas, animes, videogames, etc.
Também era relativamente comum que homens comprassem peças íntimas como calcinhas e cuecas de menores de idade em troca de dinheiro.
Os Reis da Pirataria
Falou em pirataria moderna falou em Somália, se você quer ser um pirata (e provavelmente morrer no mar) comece a planejar a sua viagem agora mesmo.
Como o país já foi destruído várias vezes por doenças, guerras e fome os somalianos se viraram ao mar para gerar lucro roubando e atacando barcos estrangeiros atrás de objetos valiosos e dinheiro de resgate.
Já faz quase duas décadas que o país não tem um governo "de verdade", a lei tribal ainda governa muitos dos locais.
Prostitutas pra dar e vender (literalmente)
Blemished Paradise, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons |
Existem muitos lugares onde a prostituição é legal, inclusive o Brasil é um deles, mas alguns países mesmo sendo ilegal continuam a ter prostitutas aos montes, e dois países asiáticos se destacam: Filipinas e Tailândia.
Nesses dois países não estamos falando de mulheres esperando em uma esquina, e sim de áreas e bairros inteiros dedicados a prostituição, são mais de 800.000 prostitutas apenas nas Filipinas, a polícia ignora o que acontece e oferece "proteção" as garotas em troca de dinheiro ou favores sexuais.
Trafico humano também é comum, mas pelo menos esse crime é levado mais a sério com punições como a morte e prisão perpétua.
Falou zoofilia e crueldade falou Brasil
Ciell, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
Por algum motivo o Brasil é um dos poucos países que nunca baniu o ato de estuprar animais, aqui isso ainda é tecnicamente legalizado. Claro que isso é um grande problema, especialmente para os animais.
Além disso o Brasil quase não tem leis para proteger animais de estimação, torturar vários animais até a morte quase não dá cadeia, 99,9% de todos os abusadores no nosso país se safam da pena que é convertida em pequenas multas ou serviço comunitário.
Alguns serial killer brasileiros já torturaram até a morte mais de 20 animais e mesmo assim nunca foram presos, foram capturados, mas não presos.
Update: Em abril de 2024 finalmente a Comissão de Meio Ambiente aprovou a tipificação do crime de zoofilia, sendo um grande passo para uma nova lei entrar em vigor.
Se não é humano pode comer...
Huihermit, CC0, via Wikimedia Commons |
A China é considerada o paraíso daqueles que odeiam animais, sem leis pra protegê-los vale de tudo: assar vivo, esfolar, matar, jogar, etc. A Romênia também é outro lugar igual onde tanto animais quanto humanos protetores dos animais são mortos pela própria polícia.
... E se for humano também
Por incrível que pareça ainda existem lugares sem leis contra o ato de canibalismo, o Reino Unido mesmo é um deles, lá matar alguém é ilegal, mas comer alguém não é. É por isso que algumas pessoas, como Rick Gibson, já cometeram esse ato em público.
A Papua-Nova Guiné, Congo, Índia, Libéria e vários outros lugares ainda permitem atos de canibalismo.
Afeganistão desgovernado
Tahirshah999, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons |
Existe um lugar no Afeganistão perto da fronteira onde devido aos diversos conflitos não existem leis, oficialmente essa faixa de terra pertence ao governo, mas eles não mandam ninguém para lá, então quem mora ali pode fazer o que quiser. Crimes militares são comuns.
Sem Lei mas Dentro da Lei
DoxTxob at English Wikipedia, Domínio público, via Wikimedia Commons |
Os E.U.A são conhecidos por suas leis rigorosas contra a classe baixa e dócil com a classe alta, mas lá também existem lugares sem leis, e Nutbush no Tennessee é um desses lugares.
O lugar é oficialmente uma Área não Incorporada, ou seja, ela não faz parte de nenhum município. Com uma população de 259 pessoas o lugar mesmo sem ter regras definidas é relativamente calmo.
Lugares assim são relativamente comuns, na Austrália por exemplo existem vários, mas embora esses lugares não tenham suas próprias regras eles ainda podem ser julgados pelas leis dos países em que eles se encontram.
O último lugar livre na Terra
Jessica Jewell Lanier, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
A Slab City fica localizada no Sul da Califórnia, quem mora ali chama o lugar de "Último lugar livre na Terra", as 150 pessoas que moram ali não tem leis para seguir, mas também não é uma vida fácil, as temperaturas chegam a 48 Graus Celsius. Eles vivem completamente afastados de outras comunidades e sem mordomias modernas, eles são simplesmente autossuficientes.
How to Get Away with Murder
Comisión Mexicana de Filmaciones from México D. F., México, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons |
Em muitos lugares assassinatos são tão comuns que quase ninguém liga, o Rio mesmo é um deles, o estado foi considerado um paraíso para todos os tipos de criminosos depois que saíram dados que mostraram que a polícia só resolveu 3-4% dos crimes cometidos ali.
Mas as coisas são ainda piores em Los Cabos, México, o "paraíso dos assassinos". A cidade tem a maior taxa de assassinato do mundo, são 111 homicídios para cada 100.000 habitantes, em 2017 foram 365 mortos no total. Muitos nunca são pegos.
Escravos modernos
Ter escravos é ilegal, mas alguns países dão aquele jeitinho e viram a face para esse problema, a Nigéria, Guatemala, Índia, Brasil e outros tem leis contra escravos, mas elas são muitas vezes ignoradas pela população.
Dos 182,000,000 somalianos pelo menos 875,500 ainda são escravos. Nesses lugares estamos falando de escravidão mesmo, onde humanos são raptados, vendidos, e tratados como propriedade por outras pessoas.
O que acontece no mar fica no mar
Tiago Fioreze, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
Você já deve ter ouvido falar de águas internacionais certo? É uma parte do mar que não pertence a ninguém, e consequentemente não tem leis, cada navio tem sua própria lei, mas eles podem ignorar elas ás vezes, por exemplo a Máfia utiliza essas águas para cometer crimes como pesca abusiva.
Acredita-se que milhares de assassinatos já tenham acontecido nessas águas, principalmente entre piratas e navegadores, despejos ilegais, drogas, rapto, escravidão e poluição também já devem ter ocorrido nessas áreas.
Mas não pense que você pode ir pra essas águas, matar alguém e voltar como se nada tivesse acontecido, se você matar alguém em um navio americano você vai ser julgado pelos americanos, se for um navio brasileiro vai ser julgado pelas leis brasileiras e assim vai, apenas navios independentes seriam tecnicamente imunes as leis, mas eles praticamente não existem.
Se você gostou dessa matéria curta também a nossa página Real World Fatos, lá tem ainda mais matérias interessantes e divertidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário