26 de setembro de 2018

Curiosidades sobre países #23 - Significado das bandeiras

Cada país tem sua própria bandeira, algumas são reconhecidas por sua beleza, outras por sua simplicidade e outras são apenas bizarras demais para deixar passar. Mesmo assim, cada bandeira tem seu próprio significado e hoje nós vamos mostrar alguns deles. E se você gostar dessa matéria, você sempre pode clicar aqui para ler as outras partes dela ou apenas pra matar a sua curiosidade.

Mod creator, CC0, via Wikimedia Commons
A bandeira do Reino Unido é chamada de Union Flag, mas o povo a chama de Union Jack. Uma das bandeiras mais antigas do mundo, a Union Jack é na verdade uma combinação de três bandeiras diferentes com símbolos dos santos patronos dos três países: Inglaterra e País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. 
A Inglaterra e o País de Gales são representados pela cruz vermelha de São Jorge no fundo branco; A Escócia é representada pela cruz branca de St. Andrew no fundo azul; e a Irlanda do Norte é representada pela cruz de São Patrício, a cruz vermelha diagonal no fundo branco. A bandeira britânica foi adotada em 1 de janeiro de 1801.
Abaixo você pode ver as 3 bandeiras separadamente:

Domínio público, via wikimedia commons

Domínio público, via wikimedia commons

Hoshie, Domínio público, via Wikimedia Commons


Foto de Deva Darshan na Unsplash
Na bandeira da Malásia as 14 listras vermelhas e brancas, bem como os 14 braços da estrela, representam os 13 estados membros e o distrito federal de Kuala Lumpur, significando sua igualdade de status. Enquanto os símbolos da Lua e da Estrela representam a religião dominante do país, o Islã. Já a cor amarela é a cor real tradicional do país. O retângulo azul, originalmente adotado da Union Flag quando o país era uma colônia britânica, agora significa a unidade do povo. A bandeira foi adotada em 26 de maio de 1950.

Design da bandeira: Frederick Brownell, image by Wikimedia Commons users, Domínio público, via Wikimedia Commons
As cores da bandeira sul-africana não têm nenhum simbolismo oficial. No entanto, eles têm significado histórico. Enquanto as cores preta, verde e amarela são uma ode ao partido político de Nelson Mandela, o Congresso Nacional Africano, o vermelho, o branco e o azul lembram as bandeiras dos colonos europeus. O formato de "Y" representa os diversos elementos da nação e sua convergência para um caminho unificado. A bandeira foi adotada em 27 de abril de 1994.

MohammedBama123, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
A bandeira nigeriana é composta por três faixas verticais de tamanho igual. A cor verde representa a vegetação do país e sua indústria agrícola, o branco significa o desejo do país por paz e união. A bandeira foi adotada em 1º de outubro de 1960 quando o país finalmente se libertou do controle britânico depois de 160 anos de lutas.

Foto de Chris Boland na Unsplash
A bandeira sul-coreana é oficialmente chamada de "Taegukgi", que significa "Grande polaridade". A cor branca é a cor tradicional do povo coreano, e significa paz e pureza. O emblema no centro simboliza as forças cósmicas yin (azul) e yang (vermelho) que são necessárias para manter um equilíbrio harmonioso segundo eles mesmos.
Já os quatro trigramas negros, ou "kwae", em cada canto da bandeira representam o céu, a terra, a água e o fogo. A bandeira foi adotada em 25 de janeiro de 1950.

Foto de Gene Gallin na Unsplash
Muitas vezes chamado de "The Stars and Stripes" (Listras e Estrelas) ou "Old Glory" (Velha Glória), a bandeira americana apresenta 13 listras representando as 13 colônias originais do país: Connecticut, Delaware, Geórgia, Maryland, Massachusetts, Nova Hampshire, Nova Jersey, Nova York, Carolina do Norte, Pensilvânia, Rhode Island, Carolina do Sul e Virgínia. As 50 estrelas denotam os 50 estados individuais da nação. Enquanto a cor vermelha significa firmeza e bravura, o azul representa vigilância e justiça, e o branco significa pureza e inocência. A bandeira foi adotada em 14 de junho de 1777.

Foto de Nicolás Flor na Unsplash
A bandeira dos nosso vizinhos argentinos consiste em três faixas horizontais: as faixas azuis representam o céu limpo do país, a cor branca representa a neve dos Andes. O sol com um rosto humano na faixa branca, chamado Sol de Maio, tem características do deus Inca do Sol e simboliza a independência da Argentina. A bandeira foi adotada em 27 de fevereiro de 1812.

Foto de Bornil Amin na Unsplash
A bandeira do Bangladesh tem um círculo vermelho sobre um fundo verde. A cor vermelha denota o sol nascente e os sacrifícios feitos pelo povo da nação pela sua independência. O verde, por outro lado, significa a vegetação e a vitalidade do país.
Curiosamente, o círculo vermelho é colocado ligeiramente para a esquerda, para que ele pareça estar no centro quando a bandeira está voando em um mastro. A bandeira foi adotada em 17 de janeiro de 1972.

Foto de aboodi vesakaran na Unsplash
A bandeira da Etiópia é composta pelas cores pan-africanas: verde, amarelo e vermelho, em três faixas horizontais. O verde denota esperança e fertilidade da terra, o amarelo significa justiça e harmonia, e o vermelho simboliza sacrifício e heroísmo em defesa do país. O disco azul no centro representa a paz, e o pentagrama significa unidade e igualdade entre o povo etíope. A bandeira foi adotada em 31 de outubro de 1996.

Foto de engin akyurt na Unsplash
A bandeira da Áustria é outra das bandeiras mais antigas do mundo, a bandeira austríaca tem uma história sangrenta, literalmente. Depois de uma batalha durante a Terceira Cruzada a túnica branca de Leopold V estava completamente manchada de sangue, exceto a área sob o seu cinto. Acredita-se que esta combinação vermelho-branco-vermelho tenha sido a inspiração para a bandeira do país. 
A bandeira está em uso desde 1191 e foi readotada após a Segunda Guerra Mundial em 1 de maio de 1945.

Foto de Hermes Rivera na Unsplash
Conhecida como a "Bandeira da Folha de Bordo", a bandeira do Canadá tem apenas duas cores: vermelha, derivada da cruz de São Jorge, e branca, derivada do emblema real francês. 
Uma folha de bordo de 11 pontas é colocada no centro da faixa branca. Ela foi incluído após uma prolongada campanha liderada pelo primeiro-ministro Lester B. Pearson, que notou que durante a Primeira Guerra Mundial, muitos batalhões canadenses incluíam uma folha de bordo em suas insígnias. A bandeira em sua forma atual foi adotada em 15 de fevereiro de 1965.

Foto de Tita na Unsplash
Acredita-se que essa seja a bandeira nacional continuamente usada mais antiga do mundo, a bandeira dinamarquesa apresenta uma cruz branca irregular sobre um fundo vermelho. 
A cruz representa o cristianismo. Segundo a lenda, a bandeira caiu dos céus em 15 de junho de 1219, quando o rei Waldemar II derrotou os estonianos. No entanto, de acordo com os historiadores, o design da bandeira foi derivado de antigos banners cruzados. A bandeira foi adotada oficialmente como a bandeira do estado em 1625.

Foto de Mark König na Unsplash
As cores da bandeira alemã lembram a bandeira medieval do Sacro Império Romano. As três cores também podem ser rastreadas até as cores dos uniformes dos soldados que lutaram pelo país durante as guerras napoleônicas. A bandeira atual foi adotada em 23 de maio de 1949.

Original:  SKopp Vector:  Zscout370, Domínio público, via Wikimedia Commons
A porção vermelha da bandeira da Coreia do Norte simboliza o comunismo do país e o patriotismo revolucionário. As duas listras azuis representam a soberania, enquanto as faixas brancas estreitas denotam pureza. A estrela vermelha representa a filosofia comunista, e o círculo branco simboliza a filosofia yin-yang. A bandeira foi adotada em 8 de setembro de 1948.

Foto de Amber Weir na Unsplash
A bandeira australiana apresenta a Bandeira da União no canto superior esquerdo, o que representa sua colonização pelos britânicos. Logo abaixo da Union Flag há uma estrela de sete pontas, a estrela da federação, representando cada um dos seis estados do país e um ponto para seus territórios. A metade direita da bandeira apresenta a constelação da Cruz do Sul, que é visível de todos os estados e territórios australianos. A bandeira foi adotada em 3 de setembro de 1901.

Foto de Meizhi Lang na Unsplash
Chamada de "Tricolore francês", a bandeira da França é inspirada em uma roseta vermelha, branca e azul, que foi usada pelo rei Luís XVI durante uma reunião revolucionária em Paris.
O branco é uma cor tradicional da realeza francesa, enquanto o vermelho e o azul são uma ode às cores vivas de Paris, a capital nacional. Ao longo dos anos, as cores vermelho, branco e azul passaram a representar a liberdade, a igualdade e a fraternidade, os ideais da Revolução Francesa. A bandeira foi oficialmente adotada em 15 de fevereiro de 1794.

Foto de Orbital 101 Studio na Unsplash
Essa é a bandeira das Filipinas, a faixa horizontal azul indica justiça, enquanto o vermelho significa coragem. O triângulo branco representa igualdade.
O sol no centro do triângulo representa a independência do país, enquanto os raios do sol simbolizam as oito províncias que se revoltaram contra o domínio espanhol que levou à revolta filipina. 
As três estrelas em cada canto do triângulo representam as principais divisões geográficas da nação: Luzon, Mindanao e Visayas. Embora originalmente adotada em 1898, a bandeira atual com pequenas alterações foi readotada em 16 de setembro de 1997.

Foto de engin akyurt na Unsplash
As quatro pequenas estrelas simbolizam as classes sociais da sociedade chinesa, são elas a classe trabalhadora, o campesinato, a pequena burguesia urbana e a burguesia nacional. Já a grande estrela dourada e a cor vermelha simbolizam a revolução comunista. A bandeira foi oficialmente adotada em 1º de outubro de 1949.

Foto de aboodi vesakaran na Unsplash
Na bandeira de Bahrain a faixa branca serrilhada com cinco pontos representa os cinco pilares do Islã. A cor vermelha é uma escolha tradicional de todas as bandeiras dos estados do Golfo Pérsico. 
Até 2002, a bandeira tinha oito pontos brancos, que depois foram reduzidos a cinco para evitar confusão com a bandeira do Qatar. A bandeira original foi oficialmente adotada em 1932.

See page for author, CC0, via Wikimedia Commons
A bandeira da Cidade do Vaticano tem duas metades verticais: a metade amarela significa o poder espiritual do Papa, enquanto o branco denota sua autoridade mundana.
O brasão na parte branca consiste de duas chaves de São Pedro cruzadas e uma tiara papal de três camadas no topo. Embora introduzido em 1825, foi oficialmente adotado em 8 de junho de 1929.

Draw new flag by User:ទេព_សុវិចិត្រ, Domínio público, via Wikimedia Commons
A bandeira do Camboja consiste em três faixas horizontais em combinação azul-vermelho-azul. Enquanto a cor azul denota a realeza da nação, o vermelho representa a nação em si. 
Um templo de três torres no centro representa o Angkor Wat, o maior monumento religioso do mundo localizado no país. 
Adotada após a independência do Camboja em 1948 até 1970, a bandeira foi reintroduzida em 1993.

Foto de Sachin Mittal na Unsplash
Conhecida como "Tiranga", que significa tricolor, a bandeira indiana originalmente deveria representar os dois principais grupos religiosos da nação, o laranja para os hindus e o verde para os muçulmanos. A faixa branca era para significar a paz desejada entre as duas comunidades.
Mas os significados evoluíram ao longo do tempo, o laranja agora significa coragem e sacrifício, o branco representa a verdade e a pureza, e o verde simboliza fé, fertilidade e cavalheirismo. 
A "roda da lei" representa o círculo infinito da vida, enquanto os seus 24 raios servem para denotar cada hora do dia. A bandeira foi adotada de vez em 22 de julho de 1947.

Foto de Sachin Khadka na Unsplash
A bandeira do Nepal é a única bandeira nacional que não é retangular. A bandeira tem dois triângulos sobrepostos em vermelho que representam as montanhas do Himalaia e as duas principais religiões da nação: o hinduísmo e o budismo.
O contorno azul é simbólico da natureza pacífica do país. Originalmente, a lua e o sol representavam a família real e a família do primeiro-ministro. Eles agora são conhecidos por representar o desejo da nação de existir enquanto os corpos celestes viverem. A bandeira atual foi adotada em 12 de dezembro de 1962.

Foto de Alexander Schimmeck na Unsplash
A bandeira mexicana consiste em três faixas verticais iguais nas cores verde, branca e vermelha. O verde denota esperança e alegria, o branco simboliza a paz e a religião, e a faixa vermelha representa a independência da nação.
O brasão mexicano na faixa branca simboliza a herança asteca do país. Segundo a lenda, os deuses aconselharam o errante povo asteca a se estabelecer em um local onde eles vissem uma águia se alimentando de uma cobra, empoleirada sobre um cacto. A cidade que eles fundaram era Tenochtitlan, que atualmente é conhecida como Cidade do México. A bandeira atual foi adotada em 16 de setembro de 1968.

Foto de Karthik B K na Unsplash
A bandeira dos Emirados Árabes Unidos foi criada em 1971. Segundo a Gulf News, a cor branca representa a paz e a honestidade, a negra representa a derrota dos inimigos, a cor vermelha pela coragem e bravura e o verde representa a esperança e otimismo.

SKopp, Gabbe, Madden, Domínio público, via Wikimedia Commons
A bandeira do Botswana tem um centro preto, duas faixas brancas e azuis claras na parte superior e inferior. As cores preto e branco denotam harmonia e correspondem ao brasão nacional. Quanto à cor azul ela representa a dependência do país em relação à água, pelo menos de acordo com a Embaixada do Botswana. A bandeira foi adotada em 30 de Setembro de 1966.

Foto de Chris Boland na Unsplash
E por último vamos falar da nossa bandeira, você já deve ter ouvido falar que o verde representa nossas matas, o amarelo nosso ouro e o azul a nossa água certo? Tudo mentira, se você leu essa matéria aqui você já sabe mas essas cores representam outras coisas. A cor verde é em referência à casa de Bragança, da qual fazia parte D. Pedro I, a amarela simbolizava a casa de Habsburgo, da qual fazia parte D. Leopoldina.
As 27 estrelas da bandeira representam os 26 estados e 1 distrito federal do país e estão dispostas no azul, que representa o céu noturno. As estrelas estão na posição de constelações, se quiser ver elas em detalhes leia essa matéria aqui.

Agora que você já leu a matéria, venha conhecer e curtir o nosso facebook: Real World Fatos

2 comentários: