Todo país tem suas próprias regras quanto se trata de cadeias, e com pelo menos 10 milhões de presos ao redor do mundo não é pra menos.
Confira agora como são algumas das melhores cadeias ao redor do mundo. E clique aqui para ver as piores.
Inaugurada em 1977, a principal função da prisão de Champ-Dollon em Genebra é manter prisioneiros antes do julgamento e da sentença. O número de presos está aumentando constantemente, o que levou a um problema crônico de superlotação. 115 nacionalidades diferentes foram representadas na prisão em 2010, com apenas 7,2% sendo suíços.
Mesmo assim a prisão conta com camas individuais, mesas, prateleiras, janelas com vista e muitas outras coisas que presos brasileiros apenas sonham em ter.
Na famosa Prisão Black Dolphins (Golfinhos Negros) da Rússia, na fronteira do Cazaquistão, os presos compartilham pequenas celas de 15 metros quadrados que estão atrás de três conjuntos de portas de aço. Os presos vivem em uma "cela dentro de uma cela", com vigilância 24 horas.
O Black Dolphin abriga os criminosos mais brutais, incluindo serial killers, canibais e terroristas. Se você combinar todos os crimes dos internos eles mataram cerca de 3.500 pessoas, em média cinco assassinatos por preso.
Um tenente da prisão disse à National Geographic, que fez um documentário sobre a instalação, que a única maneira de escapar é morrendo. Mesmo assim, durante documentários nenhum preso relatou abusos por parte dos guardas, algo difícil de acreditar.
663highland, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
As prisões feitas especialmente para idosos estão se tornando mais comuns no Japão. A prisão de Onomichi abriga uma população só de idosos. Os presos têm acesso a corrimãos, comida macia e passam suas horas de trabalho tricotando e costurando.
As presas da Prisão Feminina de San Diego, em Cartagena, têm um gostinho de liberdade todas as noites quando trabalham como cozinheiras, garçonetes e lavadoras de pratos no "Interno", um restaurante colorido agora aberto em um dos pátios internos da instalação.
25 das quase 180 presas alojadas aqui foram selecionados como parte de um programa que busca ajudar as mulheres no final de suas sentenças a voltarem para a sociedade.
25 das quase 180 presas alojadas aqui foram selecionados como parte de um programa que busca ajudar as mulheres no final de suas sentenças a voltarem para a sociedade.
As mulheres nesta prisão de baixa segurança estão cumprindo pena por crimes como roubo, tráfico de drogas e até extorsão.
user:Grim23, GFDL 1.2, via Wikimedia Commons |
A prisão de Bastøy é a maior prisão de segurança mínima da Noruega. Ela está localizada na ilha de Bastøy no fiorde de Oslo, pertencente ao município de Horten. A prisão usa toda a ilha, mas a parte norte com a praia Nordbukta é definida como aberta ao público.
A cadeia é organizada como uma pequena comunidade local com cerca de 80 edifícios, estradas, zonas de praia, paisagem cultural, campo de futebol, terras agrícolas e floresta. Além das funções da prisão, existe uma loja, biblioteca, escritório de informações, serviços de saúde, igreja, escola, NAV (serviços sociais do governo), cais, serviço de balsas (com sua própria agência de navegação) e um farol com instalações para alugar e fazer reuniões e seminários.
Na ilha prisão de Bastøy, os prisioneiros, alguns dos quais são assassinos e estupradores, vivem em condições que os críticos classificam como "confortáveis" e "luxuosos", no entanto eles tem de longe a menor taxa de reincidência criminal de toda a Europa.
China Crisis, CC BY-SA 3.0 NL, via Wikimedia Commons |
Os detentos da prisão de Norgerhaven, em Veenhuizen, Holanda, têm uma cama, móveis, uma geladeira e uma TV em suas celas, além de um banheiro particular.
As taxas de criminalidade nos Países Baixos são tão baixas que eles enfrentaram uma crise de baixa população criminal, em resumo eles tem muitas cadeias e poucos presos. Para resolver esse "problema", o país fechou um acordo com a Noruega em 2015, para enfrentar o fechamento da prisão. Agora, parte dos presos noruegueses cumprem suas sentenças em Norgerhaven.
HMP Addiewell from the air by Thomas Nugent, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons |
O HMP Addiewell é uma das chamadas "prisão de aprendizado", onde os "residentes" podem abordar seu comportamento ofensivo e as circunstâncias que levaram à sua prisão por meio da Atividade Purificadora. Atividades incluem educação, aconselhamento e trabalho. O contato da natureza e da família durante a prisão também é um elemento do processo de reabilitação.
English: Foreign and Commonwealth Office, OGL v1.0OGL v1.0, via Wikimedia Commons |
Em Luzira, os detentos recebem mais responsabilidades do que você imagina. Os "reclusos" assumem a responsabilidade "pela manutenção da harmonia e funcionalidade das unidades onde vivem, incluindo o cultivo e a colheita de alimentos, a sua preparação e a sua distribuição dentro da prisão".
A aprendizagem é encorajada, com muitos homens aprendendo e ensinando habilidades de carpintaria a outros. A prisão tem cerca de 1 guarda para cada 35 presos, em comparação com 1:15 no Reino Unido por exemplo.
A agressão entre os presos é rara e a taxa de reincidência criminal em Luzira é inferior a 30%, em comparação com 46% no Reino Unido e 76% nos Estados Unidos.
A agressão entre os presos é rara e a taxa de reincidência criminal em Luzira é inferior a 30%, em comparação com 46% no Reino Unido e 76% nos Estados Unidos.
Justis- og politidepartementet, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
A prisão de Halden é uma prisão de segurança máxima localizada em Halden, na Noruega. Ela tem três unidades principais e recebe prisioneiros de todo o mundo, mas não possui dispositivos de segurança convencionais.
A segunda maior prisão da Noruega, foi criada em 2010 com foco na reabilitação; seu design simula a vida fora da prisão. Entre outras atividades, esportes e música estão disponíveis para os prisioneiros, que interagem com o pessoal desarmado para criar um senso de comunidade. Louvada por suas condições humanas, a Prisão Halden recebeu o Prêmio Arnstein Arneberg por seu design de interiores em 2010 e foi objeto de um documentário, mas também recebeu críticas por ser liberal demais com criminosos barra-pesada.
Assdl, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
A prisão de Aranjuez na Espanha permite que pais, amantes e filhos fiquem com seus familiares encarcerados. Com personagens da Disney e Warner nas paredes, uma creche e um parquinho, o objetivo da prisão é bem simples: evitar que as crianças percebam que um dos pais está atrás das grades.
A Administrativa Máxima da Penitenciária dos EUA, também conhecida como ADX Florence, "Alcatraz das Montanhas Rochosas" e "Supermax", é uma moderna prisão federal de segurança máxima localizada no sopé das Montanhas Rochosas, perto de Florence, Colorado.
Inaugurada em 1994, a instalação ADX Supermax foi projetada para encarcerar e isolar criminosos considerados perigosos demais para o sistema prisional médio. A maioria dos prisioneiros são mantidos em segregação administrativa. Eles estão confinados a uma cela individual especificamente projetada por 23 horas por dia.
Os prisioneiros são movidos sob restrições rígidas sendo algemados tanto nas pernas quanto nos braços, seu tempo livre de 1 hora inclui chuveiros, exercícios e com privilégios até telefonemas.
Servidas em suas celas, suas refeições são restritas a alimentos que não podem ser usados para prejudicar a si mesmos, ou criar condições anti-higiênicas.
Carsten Steger, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons |
Esta é a prisão onde Hitler escreveu "Mein Kampf" e 278 nazistas foram executados por crimes de guerra. Hoje em dia, as condições são consideravelmente melhores em Landsberg.
A prisão considerada progressiva oferece 36 cursos em seu centro de treinamento para ocupações como padeiros, eletricistas, pintores, açougueiros, carpinteiros, alfaiates, sapateiros, trabalhadores de aquecimento e ventilação e até pedreiros. Os presos já saem de lá com formação profissional, algo que nem as escolas brasileiras ensinam.
Essa prisão foi apelidada de "Milton Hilton", mas seu nome é Otago Correction Facility, ela é um lugar onde os prisioneiros podem relaxar em um luxo supremo enquanto cumprem seu tempo.
O Otago Corrections Facility (nome original) na Nova Zelândia parece mais um quarto de adolescente do que uma prisão. Existem instalações de saúde e até uma biblioteca projetada para manter as pessoas se sentindo como membros da sociedade mesmo estando atrás das grades.
achappe from Hakodate, Hokkaido, JAPAN, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
Na prisão de Abashiri, no Japão, os guardas inspecionam os quartos dos internos uma vez por dia. A prisão abriga infratores com sentenças de 8 anos ou menos.
A vida dentro é muito rigorosa, no entanto não há registro de violência de gangues, estupro, drogas ou assassinato dentro da prisão. Abashiri tem uma loja de souvenirs em frente ao portão principal, onde vendem mercadorias feitas dentro da prisão. Os itens vendidos variam de Abashiri Prison Candy, um tipo de doce, a todos os tipos de trabalhos artesanais feitos à mão pelos prisioneiros.
Seansie, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
As prisões na Noruega destinam-se a imitar tanto quanto possível as condições externas para preparar os reclusos para entrarem novamente na sociedade quando suas sentenças acabarem.
Na prisão de Skien, em Oslo, os presos têm banheiros privativos, TV, videogame e acesso a academia e quintal. O assassino em massa Anders Breivik está atualmente cumprindo sua sentença de 21 anos. Ele tentou processar o estado por "condições cruéis" em 2016, no entanto, a vida de prisão deste homem parece luxuosa para a maioria das pessoas, sua cela tem três cômodos, "um para viver, um para estudar e um terceiro para exercício físico". Bem como uma televisão, um computador sem acesso à internet e um console de jogos, ele é capaz de preparar a sua própria comida e lavar a sua própria roupa.
CPDRC é uma prisão de segurança máxima onde os prisioneiros realizam rotinas de dança como parte de seu exercício diário e reabilitação, e muitas de suas performances são filmadas e lançadas online, tornando-as populares entre os fãs e verdadeiras celebridades on-line.
A Unidade de Detenção das Nações Unidas (UNDU) é uma cadeia administrada pela ONU, ela foi criada em 1993 como parte do Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia.
A instalação agora serve como o centro de detenção do Tribunal Penal Internacional, onde os indivíduos são processados por crimes internacionais de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra. A prisão abriga os suspeitos detidos durante o julgamento e os condenados pelo tribunal em sentenças de prisão.
Cada célula tem seu próprio banheiro e área de lavagem. Os detentos têm acesso a uma academia e a um instrutor de educação física, eles também podem cozinhar para eles mesmos. Um computador pessoal é fornecido em cada cela, onde os presos podem ver o material de seus casos pra formar defesas no tribunal.
andrewrabbott, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons |
Dartmoor ainda tem uma reputação equivocada de ser uma prisão de alta segurança que é à prova de fugas. Como prisão da Categoria C, Dartmoor abriga principalmente infratores não-violentos e criminosos de colarinho branco. Também detém delinquentes sexuais e oferece programas de tratamento de agressores sexuais destinados a fazer com que o ofensor perceba que seu comportamento é inaceitável.
Alguns presos então se voluntariam para tratamento de mudança de comportamento com medicação sob um esquema que teve resultados encorajadores.
Jelson25, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons |
O objetivo principal da Prisão Estadual da Pelican Bay é abrigar os "piores dos piores" prisioneiros do sistema carcerário do estado da Califórnia.
Cerca de 40% dos presos do Pelican State estão cumprindo penas de prisão perpétua e quase todos têm histórias de violência em outras prisões da Califórnia que resultaram em sua transferência para a Pelican Bay.
A única exceção são os detentos de segurança mínima da instituição que trabalham como parte dos programas externos de manutenção e até de bombeiros da prisão.
Кашак, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
Muitas vezes referida como a "Alcatraz da Rússia", a Ilha Petak detém os criminosos mais perigosos do país inteiro. Eles passam 22,5 horas por dia em suas celas, que eles dividem em duplas, a maioria dos prisioneiros recebe apenas dois visitantes por ano.
Mas o que realmente faz dessa cadeia a melhor no quesito segurança é que a prisão é cercada pelas águas congelantes do Lago Branco, isso faz com que fugas sejam impossíveis.
Real World Fatos sempre tem as matérias mais interessantes e divertidas para você ler, curta o nosso facebook e se divirta, você não vai se arrepender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário