Loading...

sábado, 11 de maio de 2019

Conheça alguns animais cujos nomes são homenagens a celebridades

Você sabe que é famoso de verdade quando pesquisadores passam a dar o seu nome a espécies recém descobertas, e isso é mais comum do que você pensa. 
Confira agora alguns animais e seres vivos em geral cujos nomes são uma homenagem a celebridades, da Beyoncé até o Papa, ninguém escapa.
Para ver a outra parte dessa matéria, clique aqui.

A Scaptia beyonceae é uma clara homenagem a cantora Beyoncé, segundo os seus "descobridores" o motivo do nome foi  o fato dessa mosquinha australiana  ter um abdômen formado por uma densa penugem dourada, o que lembrava a cabeleira loira da cantora Beyoncé Knowles. Ela também foi apelidada de "A diva das moscas".
Essa mosca foi na verdade descoberta em 1981, mas apenas em 2011 é que os pesquisadores conseguiram estudar ela de verdade.

O Gnathia marleyi é um crustáceo parasita que se alimenta do sangue de alguns peixes, ele foi descoberta em 2002 pelo biólogo marinho Paul Sikkel, seu nome é uma referencia ao cantor Bob Marley.
Segundo Paul: "Eu nomeei esta espécie, que é verdadeiramente uma maravilha natural, em homenagem a Marley por causa do meu respeito e admiração pela música de Marley".

Ter um gênero inteiro com o seu nome é um elogio ainda maior do que ter uma única espécie. O biólogo e escritor britânico Richard Dawkins descreveu o feito como "uma grande honra". Ele disse à BBC que não estava nem um pouco ofendido que o peixe, descoberto pelo cientista do Sri Lanka Rohan Pethiyagoda em 2012, não estivesse no topo da cadeia alimentar. 
"Não existe uma escala evolucionária, os peixes são criaturas maravilhosas, por isso estou muito contente que meu nome esteja ligado a quatro dessas espécies e que sejam muito bonitas também."
Agora os peixes são chamados de Dawkinsia. "Richard Dawkins através de seus escritos nos ajudou a entender que o universo é muito mais belo e inspirador do que qualquer religião imaginou", disse Pethiyagoda durante uma entrevista.

O comediante John Cleese atingiu sua fama ao fazer parte do aclamado grupo de comedia Monty Python, mas seu nome não foi dado a uma cobra, e sim a um lêmure.
O Avahi cleesei é nativo do Madagascar, descoberto em 1990 ele só foi estudado de verdade em 2005, e nessa época ela já estava ameaçado de extinção. A espécie foi nomeads por Urs Thalmann como um tributo ao fato de  Cleese ser um amante dos animais e da natureza, o ator é conhecido por seus atos para inspirar a conservação da natureza em filmes como Fierce Creatures. 
Cleese disse ao New Scientist que estava realmente comovido porque "gosta absurdamente das pequenas criaturas".

Agate katewinsletae foi nomeado em homenagem a atriz Kate Winslet por causa de seu papel no filme Titanic. Terry Erwin, o entomologista que redescobriu o besouro em 2002, explicou que ele estava se referindo à ameaça representada ao besouro pelo desmatamento. 
"Seu personagem não desceu com o navio, mas não poderemos dizer o mesmo para esta espécie de dossel elegante, se toda a floresta for convertida em pastagens."

Se a Kate Winslet ganhou seu próprio besouro devido ao filme Titanic o seu colega de elenco Leonardo DiCaprio não ficou atrás. Conheça o Grouvellinus leonardodicaprioi, uma espécie de besouro riffle. O inseto foi descoberto por cientistas em 2018, a espécie recebeu o nome do ator e ambientalista Leonardo DiCaprio em homenagem ao seu trabalho em "promover a consciência ambiental e trazer os problemas das mudanças climáticas e a perda da biodiversidade para o centro das atenções".

O Anophthalmus hitleri é uma espécie de escaravelho cego encontrado apenas em cinco cavernas úmidas da Eslovênia. Foi nomeado, não surpreendentemente, por um colecionador alemão chamado Oscar Scheibel em 1933 que era um admirador do homem que causaria a Segunda Guerra Mundial apenas 6 anos depois.
A dedicação não passou despercebida pelo Führer, que enviou a Scheibel uma carta declarando a sua gratidão. Apesar de suas fortes associações políticas, é de tradição taxonômica não alterar o nome binomial de um organismo, com exceções para nomes religiosos, então o hitleri veio pra ficar.

O aclamado naturalista britânico David Attenborough teve várias espécies nomeadas em sua homenagem, incluindo o Attenborosaurus conybeari, um plesiossauro há muito extinto chamado assim pelo paleontólogo norte-americano Robert Bakker. 
Bakker é citado como tendo dito que ele fez este tributo porque foi o fascínio de Attenborough com os plesiossauros que desencadeou a sua carreira.

Os cientistas nomearam o coelho-do-pantanal Sylvilagus palustris hefneri, encontrado no sudeste dos Estados Unidos, em homenagem ao fundador da revista Playboy Hugh Hefner, a revista tem um coelho como logotipo, e emprega garçonetes vestidas com fantasias de coelho. 
A subespécie foi descrita pela primeira vez em uma publicação no Journal of Mammalogy em 1984 por James D. Lazell Jr, depois que sua pesquisa foi financiada em parte por uma generosa contribuição da Playboy Corporation.  O coelho do pântano de Lower Keys foi então nomeado em homenagem a Hugh M. Hefner em reconhecimento ao apoio financeiro recebido por sua corporação.

O Príncipe Charles foi homenageado com um sapo. No início de 2012, um sapo foi nomeado em honra a Sua Alteza Real, em reconhecimento ao seu trabalho de caridade para proteger seu habitat de floresta tropical. 
O Hyloscirtus princecharlesi, ou a rã do rio Prince Charles, foi descoberta primeiramente no Equador em 2008.

O Agra schwarzeneggeri é uma homenagem bem direta ao ator e politico Arnold Schwarzenegger. O inseto foi nomeado assim pelo entomólogo Terry L. Erwin devido ao seus fêmures médios (ou "biceps") desenvolvidos, algo que só acontece nos machos da espécie. 
Mais tarde, Erwin comentou em uma entrevista que seus alunos haviam preparado uma imagem de A. schwarzeneggeri e a enviaram para o próprio Schwarzenegger, ele assinou "Obrigado por pensar em mim - Arnold" e a devolveu.

A Aleiodes shakirae é uma espécie de vespa parasítica, a espécie foi nomeada em homenagem a cantora Shakira. O inseto foi descoberto pelos biólogos Dr. Eduardo Shimbori e Dr. Scott Shaw no leste dos Andes, nas montanhas do Equador em 2014. 
O inseto parente da vespa é realmente minúsculo, mede de quatro a nove milímetros, ele é conhecido por mumificar as lagartas em que parasitam, comendo o seu interior lentamente até a morte. 
Eles receberam esse nome devido as vespas "dançarem" igual a cantora rebola.


A aranha Heteropoda davidbowie é uma clara homenagem ao cantor David Bowie. O aracnidio foi descrito pela primeira vez por Peter Jäger em 2008, baseado em um espécime coletado por G. Ackermann em 2007 nas Terras Altas de Cameron, na Malásia peninsular. 
O nome da espécie homenageia David Bowie, com referência especial a canções como "Glass Spider" (do álbum Never Let Me Down de 1987), e a semelhança da visão frontal da aranha ao rosto pintado do cantor em seu início de carreira.


Aegomorphus wojtylai homenageia o Papa João Paulo II cujo nome verdadeiro era Karol Wojtyła.
O inseto é uma espécie de besouro polonesa descoberta em 2005, o Papa em questão também nasceu na Polônia em 1920, e ele acabou falecendo no mesmo ano que o besouro foi descoberto, sendo então uma homenagem póstuma.


Aleiodes gaga é uma espécie de vespa parasitoide cujo nome é uma homenagem a cantora Lady Gaga. 
Ela foi descrita pela primeira vez por Donald Quicke e Buntika Butcher em 2012, depois que um único indivíduo foi descoberto no Parque Nacional Chae Son, na Tailândia.

A Aleiodes stewarti é uma homenagem ao comediante e apresentador Jon Stewart. Ela é na verdade parente da vespa Shakira, o inseto voador minusculo foi descoberto em 2014 pelos pesquisadores Eduardo Mitio Shimbori e Scott Richard Shaw.


O Aleiodes elleni é outro inseto descoberto pela dupla Eduardo Mitio Shimbori e Scott Richard Shaw. Esse foi nomeado em homenagem a apresentadora e humorista Ellen Degeneres.
Aparentemente eles nomearam várias espécies em homenagem a celebridades para atrair a atenção do público.


O Anelosimus nelsoni é uma homenagem a ninguém menos do que Nelson Mandela, o aracnídeo tem apenas 2 milímetros de comprimento, tanto o macho quanto a fêmea foram encontrados em uma ilha chamada Fanies Island.

Se você gostou dessa matéria venha conhecer o nosso facebook: Real World Fatos, lá tem muito mais coisas divertidas pra você ler e se divertir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...