1 de junho de 2020

Fatos do mundo #27

Chegou a hora de você se entreter com mais uma matéria de nossa série sobre curiosidades e fatos do mundo que você provavelmente nunca viu ou ouviu antes, acredite, vai valer a pena, e se quando você acabar você quiser ver ainda mais coisas curiosas, clique aqui e se divirta por horas.

Biblioteca Europea di Informazione e Cultura, Domínio público, via Wikimedia Commons
Em muitos lugares do mundo as salamandras representam o fogo, com algumas culturas até achando que esses animais podem controlar esse elemento, ou até mesmo nascer dele. E você sabe o motivo pra isso? O mais provável é que nossos antepassados costumavam fazer fogueiras em acampamentos ao ar livre bem no território desses animais, quando eles acendiam as fogueiras as salamandras se assustavam e saiam de suas tocas, que muitas vezes ficavam perto das fogueiras, isso dava a impressão de que esses animais estavam literalmente saindo da fogueira, ou seja "nascendo do fogo".

Pedanius Dioscurides, domínio público via wikimedia commons
E falando em antepassados, você sabia que eles também curtiam ficar doidões fumando maconha? Evidências arqueológicas indicam que essa planta com altos níveis de THC já estava sendo fumada há pelo menos 2.500 anos.

Daniel Lobo, CC0, via Wikimedia Commons
Os restaurantes de fast-food In-N-Out são muito raros na Austrália, eles aparecem de vez em quando e desaparecem tão rápido quanto apareceram, isso acontece porque a empresa não quer necessariamente vender lanches naquele país, seu único objetivo é proteger sua marca registrada lá, marca que eles perderiam se não abrissem alguns restaurantes de vez em quando.

Giotto, Domínio público, via Wikimedia Commons
Em 1724 uma escocesa foi condenada a ser enforcada por esconder sua gravidez em um caso que envolvia uma criança morta, mas ela sobreviveu a sua própria execução, o tribunal então decidiu que a mulher simplesmente não poderia mais ser processada. Ela recebeu o apelido de "Half-Hangit Maggie" (Maggie Meia-Enforcada) e viveu por mais 40 anos depois disso.

Anefo, CC0, via Wikimedia Commons
Durante a Segunda Guerra Mundial os Aliados consideraram um plano maluco para vencer a guerra, o plano era mandar um jardineiro injetar estrogênio nas cenouras que seriam comidas por Adolf Hitler, a fim de alterar seus hormônios para que ele se tornasse "mais feminino e menos agressivo".

various, Domínio público, via Wikimedia Commons
O ato de bocejar e se alongar ao mesmo tempo tem um nome, isso é chamado de pandiculação. Aparentemente essa combinação é importante para "resetar" o nosso sistema nervoso depois de uma soneca.

Raph_PH, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Paul McCartney só concordou em fazer uma participação especial no desenho Os Simpsons se os produtores prometessem que Lisa Simpson se tornaria vegetariana pelo resto da série. Até hoje, mais de 25 anos depois, o desenho mantém sua promessa e Lisa continua sendo vegetariana.

Konstantin Novakovic, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Budismo, judaísmo, cristianismo e islamismo, todas essas religiões têm passagens que de um jeito ou de outro condenam a cobrança de juros sobre um empréstimo. A Igreja Católica na Europa medieval chegava a considerar a cobrança de juros um pecado.

Foto de Sophia Müller na Unsplash
As garras de uma preguiça na verdade funcionam de maneira contrária à mão humana. A "posição padrão" delas é um aperto forte, as preguiças devem se esforçar para abri-las. É por isso que esses animais não caem das árvores quando dormem, porque suas garras sempre estão naturalmente fechadas.

Géry PARENT, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
A Esmeralda Bahia é uma das maiores esmeraldas já encontradas no planeta, ela contém o maior fragmento individual já achado, a gema pesa aproximadamente 350 kg, e como o nome indica essa riqueza é brasileira.
Ela já foi roubada, quase foi perdida no furacão Katrina, e foi alvo de disputas legais, mas nada disso diminuiu seu valor de 400 milhões de dólares.

Haena96, CC0, via Wikimedia Commons
O time de futebol sul-coreano FC Seoul foi multado em um recorde de 100 milhões de Won sul-coreanos, isso depois de colocar acidentalmente bonecas sexuais em vez de manequins em suas arquibancadas depois da pandemia do coronavírus.

Achiri Bitamsimli, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Cupins vivem em média de 1 a 2 anos, mas a rainha deles vive de 25 a 50 anos. Uma rainha acompanha várias gerações de cupins, sempre estando no comando deles.

Horace Nicholls, Domínio público, via Wikimedia Commons
Nos dois primeiros anos da Primeira Guerra Mundial as pessoas tinham uma chance de 80% de morrer devido a um ferimento, mas essa porcentagem não era devido a balas ou explosões, mas sim devido a pernas quebradas. Apenas 20% dos pacientes com pernas quebradas conseguiam sobreviver naquela época.

Laurent Davin, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
A roda não foi a primeira grande invenção da humanidade, antes dela nossos antepassados já haviam inventado instrumentos musicais, agulhas de costura, copos, cestas e até barcos.

NOAA Photo Library, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Quando a marinha americana começou a mandar submarinos para explorar o fundo dos mares durante a Guerra Fria eles logo notaram que os veículos voltavam com pequenos "furos" redondos neles, os americanos logo pensaram que isso era devido a uma arma super-secreta de seus inimigos soviéticos. Mas depois de alguns meses de pesquisa eles descobriram que os inimigos eram esses pequenos tubarões conhecidos como tubarão-charuto ou corta biscoito, esse pequeno ser de apenas 56 cm praticamente derrotou a marinha do país por algum tempo.

Angeldr88, CC0, via Wikimedia Commons
E falando em submarinos, o programa S-80 da Espanha projetou submarinos que eram 70 toneladas mais pesados ​​do que o ideal e que provavelmente afundariam quando submersos. O custo para corrigir esse problema foi de aproximadamente US$ 9 bilhões. O problema foi rastreado até um engenheiro que errou apenas um ponto decimal de suas equações.

NASA Photo ID: S69-31741 - Program: Apollo XI, Domínio público, via Wikimedia Commons
A NASA uma vez prendeu uma mulher de 75 anos, seu crime? Tentar vender um peso de papel que continha uma pedra lunar do tamanho de um grão de arroz. A pedra podia chegar ao preço de 1,7 milhões de dólares. O peso na verdade tinha sido um presente de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua. Agora a mulher está processando a NASA.

Foto de Victor G na Unsplash
Os cães desenvolveram músculos específicos (RAOL e LAOM) que lhes dão a capacidade de levantar as "sobrancelhas" há mais de 33.000 anos atrás, quando eles foram domesticados. Na verdade isso é um truque evolutivo usado para manipular emoções humanas.

Jonathunder, GFDL 1.2, via Wikimedia Commons
Em 1970 um homossexual descobriu uma brecha na lei de Minnesota que dizia que o casamento gay não era explicitamente ilegal, desde que as autoridades permitissem ele. O cara então mudou seu nome legalmente de Jack para Pat Lyn, enganando autoridades e adquirindo sua licença de casamento.

Sharon Mollerus, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
A esteira mais longa do mundo tem 2,13 metros de largura por 9 metros de comprimento, ela é usada desde 26 de agosto de 2011 no Wolf Science Center em Ernstbrunn, Áustria, para que os lobos do local possam se exercitar.

W. & D. Downey, Domínio público, via Wikimedia Commons
Os chocolates mais antigos do mundo têm mais de 100 anos de idade, eles estão em uma lata de chocolates que foi usada na coroação do rei Eduardo VII em 1902. Hoje essas gostosuras estragadas ficam no Museu de Preservação de St. Andrews.

© copyright John Mathew Smith 2001 / CC BY-SA 2.0
O nome de nascimento africano de Nelson Mandela era Rolihlahla, quando traduzido esse nome significa algo como "encrenqueiro".

Tiiu Sild, Domínio público, via Wikimedia Commons
A Singapura possui um esquema obrigatório de doação de órgãos para maiores de 21 anos que usa o carma como base. Qualquer pessoa que optar por não doar seus órgãos não recebe prioridade para receber um transplante de órgãos se alguma vez precisar. Em outras palavras, se você não doar os seus também não vai receber os de ninguém.

Paramanu Sarkar, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
E por último, morcegos nos E.U.A comem tantos insetos, mas tantos insetos, que eles sozinhos são responsáveis por fazendeiros economizarem US$ 22 bilhões de dólares por ano em pesticidas.

E por último não deixe de vir curtir o nosso facebook e ativar nossas notificações, nós sempre postamos matérias interessantes como essas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário