14 de julho de 2020

Coisas que são muito mais antigas do que você pensa #2

Está na hora de ver mais 20 coisas que são muito mais antigas do que você sequer podia imaginar. E se você gostar da matéria venha curtir o nosso facebook em Real World Fatos para ler mais coisas interessantes e divertidas.

Sorvete

Foto de Dana DeVolk na Unsplash
O sorvete já existia na Roma Antiga, em 54 d.C. o imperador romano Nero Claudius Caesar supostamente enviava escravos às montanhas para coletar neve fresca, que os chefs de Nero misturavam com mel, néctar e polpa de frutas, criando então os primeiros sorvetes do mundo.

Nintendo

Nintendo, Domínio público, via Wikimedia Commons
A Nintendo ficou famosa com a criação do seu mascote Mario Bros em 1981, mas a empresa é muito mais antiga do que isso, a Nintendo foi na verdade fundada em 1889. Na época ela vendia jogos de cartas chamados hanafudas.

Submarinos

netfactory.dk, CC BY-SA 3.0, via wikimedia commons
Esses veículos foram inventados em 1580. A ideia original para um submarino foi sugerida pela primeira vez por William Bourne, um grande matemático que também era dono de um bar local. O protótipo de Bourne, cujos planos ele publicou em seu livro "Inventions or Devises" (Invenções ou Aparelhos), era feito de madeira, cercado por couro impermeável e alimentado inteiramente por remos. Mas, como ele era mais um matemático do que um engenheiro, ele nunca teve a oportunidade de testar sua teoria.

Lentes de contato

 Domínio público, BillC at English Wikipedia.
Essas lentes foram inventadas por ninguém menos do que Leonardo da Vinci, em 1508. Em seu livro, "Codex of the Eye, Manual D" (Códice do Olho, Manual D), da Vinci explicou como uma córnea pode ser fortalecida colocando-a em contato direto com a água, submergindo o rosto em uma tigela de água ou usando vidro hemisféricos cheios de água.
Foi uma ideia impraticável que não foi testada com sucesso até 1888, quando o oftalmologista alemão Adolf Gaston Eugen Fick criou uma lente de contato com vidro soprado pesado que protegia a córnea com uma solução de dextrose.

Máquinas de vendas

Denexeitelos, CC BY 4.0, via Wikimedia Commons
Hero (ou Heron) de Alexandria criou um dispositivo do tipo máquina de venda automática para garantir que as pessoas não abusassem da água benta dos templos egípcios, e isso foi em 50 a.C. Elas funcionavam da mesma maneira que as máquinas de venda de hoje, você colocava moedas no topo e o peso da moeda abria uma válvula que deixava a água benta fluir, mas em quantidades limitadas, para ninguém abusar dela.

Filmes 3D

The National Archives UK (OGL v1.0OGL v1.0 or No restrictions), via Wikimedia Commons
Filmes 3D vieram em 1922, o primeiro longa-metragem foi um filme mudo chamado The Power of Love, um romance sobre dois amantes que precisam matar seu noivo malvado antes que possam ficar juntos.
Os efeitos tridimensionais foram criados com o formato de anáglifo vermelho e verde de "dupla faixa", que exigia que o público usasse óculos de anáglifo. Seja por causa dos efeitos especiais ou da trama, o filme não teve muitos fãs, ele foi exibido apenas duas vezes, uma em Los Angeles e pouco depois em Nova York, depois disso ele saiu do mercado e nunca mais voltou.

Filmes coloridos

National Media Museum from UK, Sem restrições, via Wikimedia Commons
Filmes em cores já existiam em 1902, o químico e fotógrafo Edward Raymond Turner usava um processo que ele patenteou em 1899 que envolvia um disco rotativo de filtros de cores para criar o filme, que mostrava seus filhos brincando em um balanço e soldados marchando.

Papel higiênico

William Hogarth, Domínio público via Wikimedia Commons
O papel higiênico foi criado em 589 na China, acredita-se que na província de Zhejiang, cerca de dez milhões de rolos de papel higiênico eram vendidos todos os anos. Na época isso era uma prática que muitos estrangeiros acharam curioso e até nojento.

Veículos

Lomita, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Desenhado pelo engenheiro francês Nicolas-Joseph Cugnot, esse protótipo inicial, inventado antes da Revolução Americana, lá em 1769, era um triciclo movido por um motor de corrente. Havia algumas desvantagens, é claro, ele se movia em uma velocidade de apenas três quilômetros por hora e precisava parar a cada 15 minutos para ser recarregado.
Em 1771, ele causou o primeiro acidente de carro quando bateu sua criação em uma parede de tijolos.

Veículos elétricos

Stears81, re-spelled "electric" by Wikid77, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
Carros elétricos ficaram realmente populares graças ao Tesla, mas o primeiro veículo desse tipo foi inventado em 1828, na época, Ányos Jedlik, um inventor e engenheiro húngaro, criou um tipo de motor elétrico e um modelo pequeno de carro que era inteiramente movido por seu novo motor.

Máquina de Fax

European Patent Office, Domínio público, via Wikimedia Commons
Elas foram inventadas em 1843, o primeiro aparelho foi inventado pelo mecânico e relojoeiro escocês Alexander Bain, que usou mecanismos descartados de relógios em sua criação. Funcionava assim: uma agulha, como você pode encontrar em um toca-discos, era montada em um pêndulo, onde digitalizava uma superfície plana de metal e captava imagens transmitidas. 
Mas por utilizar a tecnologia do telégrafo e funcionar da mesma maneira que o Código Morse, o inventor Samuel Morse entrou com uma ação legal contra Bain, o que acabou com a máquina de Fax por um bom tempo.

Cerveja

BabelStone, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
A cerveja é tão antiga que os sumérios a bebiam em 6.000 a.C. Essas cervejas eram azedas, porque os métodos de fermentação menos que estéreis não impediam as bactérias de se reproduzir, e tinham aromas podres, causados ​​por um composto chamado hoje em dia de 4VG. Eles até mesmo escreveram a receita da bebida em uma tabuleta.

Sismógrafo

Thank you for visiting my page from Canada, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Se você não sabe, um sismógrafo é um aparelho que detecta os movimentos do solo, basicamente é um detector de terremotos, e o primeiro deles foi inventado na China antiga, lá em 132. 
Ele era um vaso de bronze cercado por oito dragões, cada um com uma pequena bola de bronze dentro de sua boca, e abaixo desses dragões havia oito sapos de bronze. Arqueólogos e historiadores não sabem como a máquina funcionava, a teoria mais aceita é que havia um pêndulo no centro do vaso e o pêndulo se moveria em caso de atividade sísmica, isso, por sua vez, faria com que um dos dragões cuspisse uma bola no sapo e desse uma direção geográfica sobre a origem dos tremores. 

Macarrão e queijo

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b100337705/, Domínio público, via Wikimedia Commons
Esse prato típico de vários países data de pelo menos o século XIV. Receitas foram encontradas em vários livros antigos, incluindo o livro medieval italiano "Liber de Coquina" (Livro de Culinária) e o inglês "Forme of Cury" (Forma de Cury). Este último descreve um prato chamado "makerouns", feito com massas frescas, manteiga derretida e queijo.

Consentimento médico (receitas)

Wellcome Collection, CC BY 4.0, via Wikimedia Commons
O exemplo mais antigo de um formulário de consentimento médico escrito remonta ao Império Otomano do século XVI. O formulário foi encontrado nos registros Qadi. Qadis eram juízes muçulmanos que interpretaram e administraram a lei da sharia otomana, eles mantinham registros que documentavam suas decisões e seu trabalho.
No caso do formulário médico, um paciente, na presença de testemunhas, deu aos cirurgiões uma permissão por escrito de seu médico para remover uma pedra na bexiga. Ele também prometeu não processar se algo desse errado durante a cirurgia.

Camisinhas

Stefan Kühn, CC0, via Wikimedia Commons
O preservativo mais antigo que já foi encontrado estava na cidade de Lund, na Suécia, e acredita-se que tenha sido fabricado e usado por volta de 1640 d.C. Essa camisinha em particular foi feita a partir do intestino de um porco e veio com um manual do proprietário escrito em latim, que recomendou "lavar o preservativo em leite morno para prevenir doenças". 
Alguns afirmam que há evidências nos escritos das cavernas de que os antigos egípcios usavam preservativos já em 1.000 a.C. Da mesma forma, acredita-se que pinturas rupestres com cerca de 2.000 anos de idade em Combarelles, na França, mostrem o uso de preservativos.

Instrumentos musicais

Dosseman, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Cientistas que examinaram os primeiros instrumentos musicais encontrados em cavernas no sudoeste da Alemanha descobriram novas evidências que mostram que os humanos podem estar usando instrumentos há pelo menos 42.000 anos. As flautas encontradas eram feitas de osso de pássaro e marfim de mamute.

Selfies

Robert Cornelius, Domínio público, via Wikimedia Commons
Selfies ficaram populares hoje em dia, mas acredita-se que Robert Cornelius tenha tirado a primeira selfie em 1839. Aparentemente, durante os primeiros dias da fotografia, as selfies eram populares porque era mais barato para os fotógrafos se usarem como modelos enquanto praticavam fotos do que contratar um profissional.

Impressora 3D

Daniel Nikolaus Chodowiecki, Domínio público, via Wikimedia Commons
Hoje impressoras 3D fazem de tudo, mas elas demoraram para chegar a esse nível, as primeiras impressoras desse tipo apareceram por volta de 1981 no Japão. O sistema usou fotopolímeros para criar um modelo sólido e impresso, construído em camadas transversais. 
O motivo pra elas não terem ficado famosas na época é que a tecnologia era patenteada, ela só ficou famosa quando a patente expirou nos anos recentes.

Patins

Bruce McArthur DDS, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Segundo algumas fontes os patins foram inventados no começo de 1700 quando um holandês prendeu carretéis de madeira em tiras de madeira e os pregou nos seus sapatos, a partir daí sua invenção se espalhou e em 1760 John Joseph Merlin experimentou com o "brinquedo", mas sofreu um acidente em uma festa devido a falta de freios.
Em 
1953, um americano desenvolveu o modelo convencional de patins e patenteou eles.

Real World Fatos também está no facebook, deixe a sua curtida para mais matérias interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário