Você já viu de onde veio o nome das raças de cães e gatos, então nada mais justo do que ver mais alguns pássaros e aves não é mesmo? Confira novamente a origem do nome de algumas raças e espécies de pássaros e aves que nós vemos por aí.
JJ Harrison (https://tiny.jjharrison.com.au/t/ZoQvcc05qhmjQ9eE), CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons |
Corvos são algumas das aves mais espertas do mundo, e seu nome vem do latim "corvus", possivelmente em referência ao seu canto, que se chama corvejar.
Shantanu Kuveskar, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons |
Urubu vem do tupi "uruwú". "Uru" significa algo como ave grande, e o "wu" ou "bu" seria algo como preto ou negro.
O avestruz tem uma origem engraçada, seu nome vem do latim "avis struthius". "Avis" significa ave, mas "struthius" significa avestruz. Ou seja, seu nome seria algo como "ave avestruz". E acredita-se que este nome veio da expressão grega "strouthios megale", ou "pardal grande".
O nome flamingo vem do português ou espanhol antigo "flamengo", que significa algo como "cor de chama".
O nome beija-flor não podia ser mais óbvio, ele foi dado porque parece que o pássaro está beijando as flores quando ele se alimenta. Só que beija-flor é mais um apelido, seu nome mesmo é colibri, que vem da mesma palavra em espanhol.
O agapornis recebeu seu nome do grego "agapein" (amor) e "ornis" (pássaro). Ele recebeu esse nome romântico porque essa ave raramente anda desacompanhada, ela também facilmente se "apaixona" por humanos.
Rob Hanson from Welland, Ontario, Canada, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
O gaio-azul recebeu o azul de seu nome por motivos óbvios, ele tem penas azuis brilhantes. Já o gaio vem do galego-português medieval "gaio", que pode ser traduzido como "alegre", provavelmente em referência ao canto estridente da ave, embora muitos ainda achem erroneamente que seja uma referência aos galhos onde a ave vive.
O perdiz ganhou o seu nome do latim antigo "perdix" e "perdicem". Perdix (em grego: Πέρδιξ) é um personagem da mitologia grega, ele é o sobrinho e pupilo de Dédalo, que foi assassinado por seu tio ao ser empurrado de um lugar alto, por este crime Dédalo foi julgado, condenado e banido. Atena, sentindo pena de Perdix, o transformou em um perdiz, e dizem que é por isso que essa ave não gosta de fazer ninhos em lugares altos, por medo de ser empurrada novamente.
© Frank Schulenburg, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons |
O peru ganhou seu nome de uma confusão histórica, aparentemente os portugueses achavam que a ave estava sendo importada do país Peru para a Europa, por isso ela ficou com esse nome mesmo. Os americanos também se confundiram, eles chamam a ave de "turkey" porque eles achavam que ela vinha da Turquia. Na verdade a ave é da própria América do Norte, com algumas variantes sendo da Península de Iucatã.
O Chester é na verdade uma marca registrada, e não uma espécie. Seu nome vem de "chest", que significa "peito" em inglês, já que a ave foi cruzada dezenas de vezes para ter um peito maior do que o de seus concorrentes.
Cisne vem do latim "cyvnu", que já era o nome dado a essa ave. A ave era considerada da "realeza" e apareceu no brasão de armas de várias famílias durante a história.
Ninguém tem certeza de onde veio a palavra coruja, possivelmente ela veio do latim medieval "curugia", mas isso nunca foi provado.
A galinha tem um nome fácil e direto, ele vem do latim "gallina", ou "fêmea do galo", já seu marido vem de "gallus".
Foto de ricardo frantz na Unsplash |
Similarmente o pavão também vem do latim, ele vem "pavo" e "onis", que já significava pavão.
Andrea Lawardi, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
A ave-do-paraíso ganhou seu nome do nome científico de sua família, Paradisaeidae, que é latim para "paraíso". Mas por que eles são chamados assim? Bom, o explorador italiano Antonio Pigafetta escreveu que: "As pessoas nos disseram que essas aves vieram do paraíso terrestre, e as chamam de bolon diuata, isto é, 'aves de Deus'".
Foto de Cole Marshall na Unsplash |
Abutre provavelmente vem do latim "vultur", que por sua vez possivelmente está ligado ao verbo "vellere", que significa algo como romper, rasgar ou despedaçar, já que é isso que essas aves fazem com suas presas.
Pinguins tem uma história complicada, seu nome na verdade era dado a ave arau-gigante, que hoje em dia está extinta, a palavra em si vem provavelmente do galês antigo "pen", de cabeça, e "gwyn", que significa branco.
Como os pinguins eram visualmente parecidos com o arau-gigante, eles ficaram com esse nome mesmo.
Como os pinguins eram visualmente parecidos com o arau-gigante, eles ficaram com esse nome mesmo.
Halleypo, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
A palavra seriema é de origem tupi, vem de "çariama", derivando das palavras "çaria" (crista) e "am" (erguida). Em referência ao "topete" da ave.
Casuar vem do malásio "kasuwari", nada de mais, então aqui vai uma curiosidade extra sobre essa ave, ela é considerada uma das mais perigosas para o homem, pois sua patada pode até decepar um membro.
O albatroz vem do árabe "al-gattas", que significa algo como "aquele que mergulha" ou "mergulhador", em referência ao modo como a ave caça suas presas.
Se você gosta de curiosidades e entretenimento de qualidade, clique aqui, curta nossa página e depois ative as nossas notificações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário