15 de agosto de 2022

As melhores curiosidades de Yu Yu Hakusho

Yu Yu Hakusho é mais um daqueles animes que marcou a infância de muita gente, então nada mais justo do que nós dedicarmos uma matéria inteira a essa série. Confira agora mesmo alguns dos fatos e curiosidades mais interessantes sobre Yusuke e seus amigos.
E se quiser ver mais curiosidades sobre animes e mangás sugiro que clique aqui e se entretenha agora mesmo!

O autor Yoshihiro Togashi afirmou que ele começou a trabalhar em YuYu Hakusho por volta de novembro de 1990, mas ele mesmo admite que esqueceu da data exata. Ele queria escrever um mangá sobre seus principais interesses, ocultismo e filmes de terror, mas adicionou artes marciais pra ele ser mais popular entre o público jovem.
Na hora de escolher um nome ele escolheu "Como ser um fantasma" enquanto apresentava rascunhos aos seus editores. Dado o sinal verde para começar a publicação, Togashi propôs outro título, "YuYu-Ki" (Crônicas Poltergeist), mas como uma série com um nome semelhante (Chin-Yu-Ki) já havia começado a ser publicada, Togashi rapidamente criou outro título, "YuYu Hakusho" (Relatório Poltergeist), que foi simplesmente o primeiro nome que ele conseguiu pensar.

Togashi também não quis pensar muito sobre o nome dos personagens principais, ele os escolheu folheando um dicionário e usando os caracteres kanji que ele achava mais atraentes. "Yusuke Urameshi" é na verdade um trocadilho, com Yusuke significando algo como "garoto fantasma" e "urameshi-ya" sendo uma frase dita por fantasmas em histórias clássicas japonesas. "Kazuma Kuwabara" é uma combinação do nome de dois jogadores profissionais de beisebol, e "Hiei" e "Kurama" são "apenas nomes que surgiram na cabeça [de Togashi]".
Quando ele apresentou os dois últimos personagens no volume três, o autor tinha planos iniciais de fazer de Kurama um personagem principal, mas não tinha certeza sobre Hiei, que deveria ser apenas um vilão.

nakashi from Chofu, Tokyo, JAPAN, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
A mudança do mangá de ficção policial oculta para o gênero de artes marciais após a morte de Yusuke nos primeiros capítulos foi planejada por Togashi desde o início, mas isso não era uma ideia original, ele na verdade se inspirou na série Kinnikuman, que começou em grande parte como uma comédia antes de se concentrar mais na ação.

Durante os anos em que trabalhou em YuYu Hakusho, Togashi calculava o tempo pessoal que ele tinha com base em uma fórmula de quatro horas por página do mangá e cinco horas de sono por noite. Ele mesmo admitiu que parou a produção de YuYu Hakusho por "egoísmo". O autor originalmente queria terminar o mangá em dezembro de 1993, no clímax do arco Sensui, isso porque embora não houvesse uma grande demanda da equipe editorial, Togashi estava sob grande estresse pessoal, particularmente durante seus seis meses finais de publicação.
Ele ainda disse que, começando com o arco do Torneio, o sono inconsistente resultante do excesso de trabalho estava causando problemas de saúde. Ele notou que estava muito doente enquanto trabalhava nas páginas coloridas para a partida de Yusuke com Chu. Havia também muitos casos em que ele criava manuscritos quase inteiros sozinho, como o encontro de Yusuke com Raizen e a batalha entre Kurama e Karasu. Os editores da publicação tentaram fazer Togashi reconsiderar o cancelamento de Yu Yu Hakusho, embora ele justificasse sua decisão afirmando que seria simplesmente substituído por outra série popular. Togashi ficou aliviado com a conclusão do mangá, que só durou dois anos, indo de 21 de setembro de 1994 até 7 de fevereiro de 1996.

Mesmo assim teve vezes em que Togashi quis realmente parar de trabalhar na série. Segundo uma entrevista dele ao ComicBook em janeiro de 2024:
"O primeiro momento foi quando eu estava desenhando as páginas coloridas durante a luta de Yusuke contra Chu no Torneio das Trevas, e minha condição física estava muito ruim. Depois, na época em que estava desenhando Yusuke contra Sensui, eu já não queria mais desenhar mangás, sentia enjoo assim que me sentava para desenhar.
Perguntei diretamente à editora que cuidava de Yu Yu Hakusho se eu não poderia deixar a série. Foi a primeira vez que fiz isso".

SHUEISHA Inc., Domínio público, via Wikimedia Commons
YuYu Hakusho vendeu mais de 50 milhões de cópias somente no Japão, tornando-se uma das séries de mangá mais vendidas da Weekly Shonen Jump. Tanto que Yoshihiro Togashi ganhou o prêmio Shogakukan Manga Award em 1993.
Na pesquisa Manga Sōsenkyo 2021 da TV Asahi, na qual 150.000 pessoas votaram em suas 100 principais séries de mangá, YuYu Hakusho ficou em 17º lugar.

Christopher Fritz, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Já a série de televisão Yu Yu Hakusho foi eleita o melhor anime do ano no Animage Anime Grand Prix de 1994 e 1995 e o segundo melhor em 1993, depois de Sailor Moon, que foi ironicamente criada pela esposa de Togashi, Naoko Takeuchi.

Togashi Yoshihiro, Domínio público, via Wikimedia Commons
Existe uma pequena diferença entre o mangá e o anime, o mangá se chama YuYu Hakusho, já o anime se chama Yu Yu Hakucho, com um espaço entre os "Yu". O motivo por trás disso ninguém sabe ao certo.
Outra diferença é que a mãe de Yusuke quase não aparece no anime, enquanto no mangá ela é um personagem com mais personalidade, ela é espiritualmente sensível e é vista fazendo de tudo, até lutando contra demônios. Ela também parece ter conexões com o submundo, tendo sido vista exigindo dinheiro de cafetões e convocando membros da Yakuza para fazer sua vontade.
E ainda falando em diferenças, no mangá Yusuke é um fumante inveterado, mas na hora de fazer o anime o time de produção achou que isso não ia pegar bem com as crianças, eles então fizeram a personagem Genkai ser a fumante no desenho, mesmo com ela não fumando no mangá.

Embora YuYu seja fortemente baseado no budismo e xintoísmo, a personagem Botan é baseada na mitologia grega, mais especificamente ela é uma adaptação do personagem Caronte, o barqueiro que leva as almas dos mortos de um lado do rio Estige para o outro.
Já os aliados de Sensui são inspirados pelos 7 pecados capitais da religião católica: Kamiya (Ira), Makihara (Gula), Mitarai (Inveja), Amanuma (Preguiça), Itsuki (Luxúria), Elder Toguro (Ganância) e Hagiri (Orgulho).

O criador de YuYu, Yoshihiro Togashi, não foi um mangaká de apenas um sucesso, ele também produziu outros títulos notáveis como Level E, Hunter x Hunter e até mesmo participou do guia oficial de Resident Evil 3.
Mas, infelizmente como já falamos, ele não é muito bom em ser um mangaká, o que resulta em pausas muito longas (hiatos) entre capítulos de suas obras.

E falando em Hunter x Hunter, o personagem Kurapika foi inspirado pelo Kurama de YuYu. Ambos são estrategistas, ambos usam roupas semelhantes, ambos controlam uma arma parecida com um chicote, ambos têm personalidades semelhantes, ambos têm aparência andrógina levando-os a serem confundidos com mulheres, e ambos são calmos enquanto têm demônios internos. Ambos também são os únicos personagens principais dos elencos das duas séries a compartilhar sílabas iniciais: Kura-pika e Kura-ma.
Já o pai de Gon Freecss, Ging, é essencialmente o Yusuke adulto. Eles tem a mesma personalidade e aparência similares.

Muitos fãs pensam que Hiei é baseado no Vegeta de Dragon Ball Z. Embora os dois personagens tenham muito em comum, Togashi na verdade citou uma fonte completamente diferente para o pequeno demônio, Scunky, um personagem do mangá Patalliro!

Se você é fã de curiosidades venha conferir nossa página oficial e ler mais matérias assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário