23 de outubro de 2023

Fatos e curiosidades pra te alegrar #6

Quem não está cansado de ver apenas notícias ruins por aí? Por isso nessa série de matérias nós decidimos compartilhar apenas notícias, curiosidades e fatos que vão lhe agradar, e talvez até deixem um sorriso no seu rosto. Confira e se entretenha conosco mais uma vez.

http://www.lynxexsitu.es, CC BY 3.0 ES, via Wikimedia Commons
Pela primeira vez em décadas houve avistamentos do Lince Ibérico (Iberian Lynx) na região de Madrid. Isso é bom porque a espécie está entre os animais mais ameaçados de extinção do mundo, algo que nós já falamos em nossa matéria sobre felinos extintos.

Foto de Chijindu Iroegbu na Unsplash
Mais pessoas do que nunca têm acesso a água potável e saneamento básico ao redor do mundo, o que vem salvando milhares de vidas nesses últimos anos.

Foto de Jon Tyson na Unsplash
O Canadá finalmente aprovou um projeto de lei que garante uma Renda Básica Universal para pessoas com deficiência. O projeto irá se tornar lei e, em 12 meses, será promulgado oficialmente no país.

Merrill Gosho, NOAA, Domínio público, via Wikimedia Commons
A população de baleias-cinzentas cresceu 20% na Califórnia no ano passado. Durante a indústria baleeira, que ocorreu entre o século XVII e o século XX, a baleia-cinzenta foi caçada em grande parte devido ao seu óleo, o que levou a espécie a quase extinção.

Foto de Isabela Kronemberger na Unsplash
Finalmente o pedófilo, serial killer e zoosadista Adam Britton foi preso graças a uma denúncia anônima.
Como crueldade animal não é um crime sério na Austrália ele recebeu uma pena mais branda, mesmo assim seu reinado de terror momentaneamente chegou ao fim.

Firedupformore, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Mais mulheres jovens nos países menos desenvolvidos frequentam o ensino primário e secundário do que antes. E essa tendência só continua a crescer.

Foto de Qurratul Ayin Sadia na Unsplash
Se um corvo estiver em apuros, existe uma grande chance de seus amigos corvos defendê-lo do atacante. Aliás, eles podem reconhecer rostos diferentes e, se alguém que os atacou antes passar novamente pelo mesmo local, eles provavelmente atacarão mesmo sem serem provocados uma segunda vez.

Foto de Valentina D na Unsplash
No folclore galês dizia-se que os Corgis eram o meio de transporte preferido das fadas devido ao seu tamanho.

Mark Owens, OGL v1.0OGL v1.0, via Wikimedia Commons
Major General Sir Nils Olav III, Barão das Ilhas Bouvet é um pinguim-rei que reside no Zoológico de Edimburgo, na Escócia. Ele é o mascote e coronel-chefe da Guarda do Rei norueguês. O nome 'Nils Olav' e as classificações associadas e ele na verdade foram transmitidos através de três pinguins-reis desde 1972.

Sam Howzit, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Existem centenas de gatos de rua que vivem na Disneylândia, o parque mantém abrigos especificamente para que os gatos cuidem dos ratos que saem depois que o parque fecha todas as noites.

Foto de Wesley Tingey na Unsplash
Estudos recentes mostram que os bebês não sorriem porque estão felizes, mas porque eles percebem que isso deixa a mãe deles feliz e faz elas sorrirem também, criando um laço afetivo entre os dois. Se a mãe (ou qualquer pessoa) não sorrir de volta, os bebês param de sorrir também.

Foto de Hendrik Prinsloo na Unsplash
As girafas jovens também vão para um jardim de infância. Uma fêmea adulta normalmente fica com os filhotes em um rebanho para observá-los durante o dia. Os adultos alternam as funções de cada membro do grupo, mas os cientistas ainda não sabem como isso é decidido internamente por elas.

National Archives at College Park - Still Pictures, Domínio público, via Wikimedia Commons
Uma fMRI (ressonância magnética feita para escanear o cérebro enquanto ele funciona) mostra que o cérebro de um cão funciona de maneira muito semelhante ao nosso quando experimentamos o amor. Provando que cães também amam humanos.

Foto de Linda Xu na Unsplash
Pela primeira vez na história, a água do mar que foi tornada potável pela luz solar é mais barata do que a água de torneira, o que pode ajudar muito em países que sofrem com secas severas.

Foto de Benjamin Lizardo na Unsplash
Cientistas da Califórnia revelaram seu novo combustível líquido à prova de fogo, ou seja, que não reage às chamas, ele pode ser vital na hora de evitar incêndios acidentais durante o armazenamento e transporte.

Não deixe de conferir nossa página oficial em RWF agora mesmo, lá você vai encontrar nossas melhores matérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário