Minecraft é simplesmente o maior sucesso de todos os tempos do mundo dos games, então nada mais justo do que nós dedicarmos uma matéria inteira a sua história, com curiosidades e fatos que são interessantes mesmo se você não gostar do jogo de blocos. Então pare de perder tempo e veja logo a matéria a seguir!
![]() |
Foto de Oberon Copeland @veryinformed.com na Unsplash |
Quando nós dissemos na introdução que Minecraft é o maior sucesso de todos os tempos do mundo dos games, nós não estávamos fazendo clickbait não, Minecraft é simplesmente o videogame mais vendido da história, com mais de 350 milhões de cópias vendidas desde o seu lançamento em 2011. O segundo lugar fica com GTA V e suas "míseras" 215 milhões de cópias.
![]() |
Official GDC, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
Embora o jogo seja extremamente associado ao público infantil, a história de seu criador, Markus "Notch" Persson, é na verdade bem triste. Embora seu jogo fosse um sucesso inigualável, em setembro de 2014 Persson anunciou em seu site pessoal que ele havia concluído que "não tinha a conexão com seus fãs que pensava ter", que havia "se tornado um símbolo" e que não queria mais ser o responsável pela operação cada vez maior da Mojang, a produtora do jogo. Persson então deixou a Mojang em novembro daquele ano, vendendo sua empresa para a Microsoft por incríveis US$ 2,5 bilhões. Como acionista majoritário, a aquisição tornou Persson um bilionário, mas ao invés de curtir sua vida boa com seu dinheiro a vida de Persson só ficaria mais problemática.
Persson acabou se metendo em vários problemas online quando seus posts no Twitter, nos quais ele escreveu sobre suas crenças de que mulheres trans não são mulheres de verdade, que a teoria da conspiração de extrema-direita QAnon é "legítima" e que aqueles que criticam um dia do orgulho heterossexual "merecem ser fuzilados" vieram a público. Em 2019, os tweets de Persson foram censurados pela Microsoft, que posteriormente removeu todas as menções ao seu nome do Minecraft (excluindo uma instância nos créditos finais do jogo) e nem ao menos o convidaram para a celebração do décimo aniversário do game.
Hoje em dia tudo o que ele faz é criticar os outros, incluindo o próprio Minecraft e seus fãs, chamando o jogo de "morto" e criticando sua direção. Ele também criticou a pirataria online, mas disse que pirataria não era crime. Além disso ele nunca mais se envolveu em nenhum relacionamento duradouro desde o seu divórcio em 2012. Tudo isso fez com que muitos ex-fãs achem que ele sofre de depressão ou algum outro problema mental.
Hoje em dia tudo o que ele faz é criticar os outros, incluindo o próprio Minecraft e seus fãs, chamando o jogo de "morto" e criticando sua direção. Ele também criticou a pirataria online, mas disse que pirataria não era crime. Além disso ele nunca mais se envolveu em nenhum relacionamento duradouro desde o seu divórcio em 2012. Tudo isso fez com que muitos ex-fãs achem que ele sofre de depressão ou algum outro problema mental.
![]() |
Unnerving duck, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons |
Minecraft tornou-se o jogo mais vendido do mundo em 2019, quando ele vendeu 176 milhões de cópias, ultrapassando o segundo colocado na época, Tetris, e seus 170 milhões de cópias vendidas.
![]() |
Trenneman, CC0, via Wikimedia Commons |
Persson não teve a ideia de criar o Minecraft do nada, ele na verdade se inspirou em outro jogo chamado Infiniminer. Foi esse game, do produtor Zachtronics, que influenciou o estilo visual de Minecraft, incluindo ele ser em primeira pessoa, ele ser feito de "blocos" e os fundamentos da construção dos blocos.
![]() |
DF worldmap generator, Domínio público, via Wikimedia Commons |
Outros dois jogos que inspiraram Minecraft, na época em que ele ainda era chamado de Cave Game, foram Dwarf Fortress, um simulador de construção e gerenciamento, RollerCoaster Tycoon, um jogo sobre construção e gerenciamento de um parque de diversões, e também Grand Theft Auto: Chinatown Wars, um jogo de ação e aventura ambientado em um mundo aberto. Bom, na verdade eles inspiraram os jogos que Persson estava trabalhando antes de Minecraft, com um deles sendo chamado de RubyDung, mas quando esses jogos foram cancelados todo o trabalho de Persson foi transferido para seu novo projeto, que viria a se tornar Minecraft.
![]() |
Foto de Denise Jans na Unsplash |
Praticamente todas as versões de Minecraft foram bem recebidas pela crítica, exceto uma, a do Nintendo 3DS, que recebeu a nota de 6.6/10 pela Nintendo Life. Essa versão foi descrita como "menos como um lançamento completo e mais como uma versão sem vida" do jogo original.
O termo "Minecraft" é pesquisado na internet com muito mais frequência do que o termo "Bíblia". Isso fez com que várias igrejas ao redor do mundo usassem ilegalmente a marca do jogo pra fazer Bíblias infantis.
![]() |
Foto de Yaniv Knobel na Unsplash |
De junho de 2016 a maio de 2020, os jogadores do Minecraft registraram cerca de 597,6 bilhões de horas de jogo, o que equivale a 68,22 milhões de anos de jogo.
Pra colocar isso em comparação, acredita-se que os hominídeos mais antigos tenham surgido cerca de 7 milhões de anos a.C. As primeiras espécies do gênero Homo apareceram por volta de 2 milhões a 1,5 milhão a.C., e o Homo sapiens moderno por volta de 190.000 a.C.
Pra colocar isso em comparação, acredita-se que os hominídeos mais antigos tenham surgido cerca de 7 milhões de anos a.C. As primeiras espécies do gênero Homo apareceram por volta de 2 milhões a 1,5 milhão a.C., e o Homo sapiens moderno por volta de 190.000 a.C.
![]() |
Foto de Oberon Copeland @veryinformed.com na Unsplash |
Além disso Minecraft foi visto mais de 201 bilhões de vezes no YouTube em 2021, ultrapassando o segundo jogo mais visto, Roblox, que teve "apenas" 75 bilhões de visualizações.
![]() |
Udo Schröter, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
O jogo é tão popular que a escola Viktor Rydberg de Estocolmo introduziu aulas obrigatórias de Minecraft para seus alunos de 13 anos, isso foi feito em um esforço para ensiná-los sobre planejamento para o futuro e questões ambientais.
Inclusive a Agência Dinamarquesa de Geodados recriou o país inteiro em Minecraft em escala 1:1. Se você tivesse 1 terabyte (1000 gigabytes) de espaço para armazená-lo, você podia baixar o país inteiro gratuitamente. Você precisava desse espaço todo porque a versão Minecraft da Dinamarca consistia em cerca de 4 trilhões de blocos.
Porém, como tudo nessa vida, o país não durou para sempre. No fim os jogadores começaram a destruir ele e colocar bandeiras dos EUA no país de blocos.
Na versão original do jogo, chamada de Java Edition, existe a chance do game exibir o título errado na tela principal, escrevendo ele como "Minceraft". Segundo seu criador isso é um easter egg e ele fez isso de propósito.
![]() |
Foto de ran liwen na Unsplash |
Existe uma versão chinesa de Minecraft, essa versão só deixa você jogar se você entrar com a sua identidade de cidadão chinês. Além disso ela tentará verificar a cópia que você está jogando e a sua localização, tudo isso para evitar que usuários estrangeiros joguem o jogo. Ela também não permite que a pessoa mude o idioma do game, tendo de jogar ele em chinês do começo ao fim.
![]() |
Robert Zetzsche, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
As criaturas fantasmagóricas do jogo, chamadas Ghasts, foram todas dubladas pelo gato do músico e engenheiro de som alemão Daniel Rosenfeld, mais conhecido como C418. O som do inimigo é o som que o gato dele fez ao ser acordado de surpresa.
Já os Enderman aparentemente falam inglês, mas os desenvolvedores alegadamente colocam as frases deles ao contrário e com um tom mais baixo, com distorção digital, dando a eles sons únicos que parecem uma linguagem própria.
Os desenvolvedores, porém, disseram que isso não é verdade e que eles "talvez falem uma linguagem desconhecida".
Os desenvolvedores, porém, disseram que isso não é verdade e que eles "talvez falem uma linguagem desconhecida".
![]() |
File:Userbox creeper.jpg: Markus Persson / derivative work: Sebastian Wallroth, Domínio público, via Wikimedia Commons |
Agora vamos dar uma olhada em mais alguns dos inimigos do jogo e suas curiosidades:
O Creeper foi criado por um erro de codificação quando um desenvolvedor alterou acidentalmente os valores de altura e comprimento de um porco
Os olhos dos Guardiões e dos Guardiões Anciões são tecnicamente suas cabeças nos arquivos dentro do jogo. Isso faz com que o olho sempre siga o jogador, igual a cabeça de qualquer outro inimigo.
E falando em cabeças, um Golem de neve usa uma abóbora esculpida como um capacete. Sua cabeça real na verdade está escondida sob a abóbora. Cortar um golem de neve com uma tesoura remove a abóbora, revelando seu rosto verdadeiro e fazendo-o derrubar a fruta.
Uma das coisas mais raras que podem acontecer no game é quatro galinhas nascerem de um único ovo. Ninguém sabe exatamente quais as chances disso acontecer mas parece ser algo em torno de 0.4%.
E falando em animais, os desenvolvedores deram atenção especial para os gatos do jogo. Quando o jogador dorme, gatos domesticados dormem perto dele. Quando o jogador acorda, seus gatos domesticados também acordam. O interessante é que há 70% de chance de um gato domesticado dar um presente ao jogador depois que ele acordar, como penas, partes de um coelho, carne crua e mais.
![]() |
hysksy, Attribution 3.0 Unported |
Outra raridade do jogo são as abóboras, na verdade elas são tão raras que essas frutas são tecnicamente mais valiosas do que diamantes brancos dentro do game.
Muitos jogadores acreditam que não existe um fim para o mundo aberto do Minecraft. No entanto, existe algo chamado World Boundary. A 30 milhões de blocos do centro do mapa, o jogador não poderá mais prosseguir, porque a World Boundary é impenetrável.
O YouTuber Skip the Tutorial reuniu todos os seres do Minecraft para ver quem era o mais rápido e o mais lento. O mais lento é o panda preguiçoso, que se move a uma velocidade de 0,98 blocos por segundo. Os mais rápidos são o papagaio, o gato e o lobo, que na verdade se teletransportam.
![]() |
Foto de Shubham Dhage na Unsplash |
À primeira vista é normal pensar que o bloco mais comum no Minecraft seria madeira, terra ou algo do tipo, mas isso não é verdade, o bloco mais usado no jogo é o bloco de ar. Onde quer que não haja um bloco, ele está preenchido com um bloco de ar, que indica ao jogo que um novo bloco pode ser colocado ali.
![]() |
Foto de Nina Rivas na Unsplash |
Grande parte do sucesso contínuo de Minecraft se deve aos jogadores criarem mods para o game, e esses mods na verdade são bem complexos, desde objetos, armas e mobília até reatores nucleares, os fãs já criaram de tudo, incluindo mods "adultos" onde os personagens estão simplesmente pelados.
![]() |
Domínio público via wikimedia commons |
E falando em seu sucesso, de acordo com um estudo conduzido pelo estudante de doutorado da Annenberg School of Communication, Alex Leavitt, um terço dos primeiros usuários do Minecraft ouviram falar do jogo pela primeira vez por meio de amigos e outro terço descobriu o jogo por meio de vídeos no YouTube. Propagandas pagas foram responsáveis pela minoria dos jogadores.
O vídeo mais visto de Minecraft atualmente no Youtube se chama "Cave Spider Roller Coaster - Animation vs. Minecraft Shorts Ep. 14", e ele tem incríveis 466 milhões de visualizações.
Na verdade muitos youtubers já acusaram o Youtube de promover o jogo em excesso, resultando em outros jogos serem deixados de lado por não serem infantis o suficiente.
Na verdade muitos youtubers já acusaram o Youtube de promover o jogo em excesso, resultando em outros jogos serem deixados de lado por não serem infantis o suficiente.
![]() |
Foto de Matteo Discardi na Unsplash |
Mas embora o jogo seja infantil isso não quer dizer que os desenvolvedores não tenham colocado algumas piadas de humor negro nele, por exemplo, se um raio atingir uma tartaruga ela pode virar uma tigela, deixando o personagem usar o seu "cadáver" para guardar alimentos.
Muitos jogadores de Minecraft podem estar cientes de algumas animações raras que são exibidas por diferentes inimigos, que incluem a dança da vitória que os piglins fazem quando derrotam um hoglin, bem como algumas outras animações estranhas que a maioria dos jogadores talvez não tenha visto antes. Essas animações podem todas ser aplicadas a qualquer inimigo usando o comando secreto "playranimation".
![]() |
Foto de Mika Baumeister na Unsplash |
Como Minecraft continua sendo uma mina de ouro sua desenvolvedora continua atualizando o jogo, inclusive de 2009 até 2023 o jogo na verdade teve quase 30 versões.
Se você gostou da matéria venha seguir nossa página oficial. Obrigado a todos e até a próxima vez!
Nenhum comentário:
Postar um comentário