8 de novembro de 2025

Filmes que são cópias descaradas e bizarras #4

No mundo do entretenimento quem não sabe fazer imita, por isso existem centenas de filmes por aí que são cópias descaradas e até bizarras de filmes mais famosos, e você vai conferir mais delas nessa lista a seguir que separamos para vocês.

Com o sucesso avassalador que foi o primeiro longa do Homem de Ferro não é de se estranhar que outras produtoras além da Marvel queriam fazer seus próprios filmes de heróis, mas nenhum deles foi tão descarado quanto Metal Man, que assim como Homem de Ferro foi lançado em 2008.
O filme segue Kyle Finn e seu traje de metal com poderes sobre-humanos, que ele usa para virar um herói e lutar contra ninjas. Obviamente o filme nunca alcançou o mesmo sucesso de Homem de Ferro, ele nem conseguiu ser lançado nos cinemas, indo direto para 
vídeo.

Se os E.U.A tem o Capitão América por que a China não podia ter o Capitão China? China Captain (Zhōngguó Duìzhǎng) é um longa feito para o serviço de filmes chinês Tencent Video. O filme segue um grupo de super-heróis chineses que são cópias descaradas, incluindo o Rei Macaco e Zhu Bajie do famoso conto Journey to the West, Bruce Lee, Jigong, Yang Guo, Justice Bao e outros, enquanto eles "declaram guerra a um bando de super-heróis estrangeiros que invadiram seu território na China."
No fim o longa conseguiu o que queria, chamar a atenção dos chineses, mesmo assim ele foi muito mal recebido pelos críticos, que apontaram a sua direção ruim, sequências de ação sem graça e imagens geradas por computador que parecem ser de uma geração passada.

Huge Shark (Tubarão Enorme) é um filme chinês de 2021 que fala sobre... bom... um tubarão enorme que come pessoas. Mesmo sendo uma ideia simples o filme não conseguiu fazer muita coisa original, na verdade ele usa até os mesmo ângulos de câmera do filme americano The Shallows de 2016, que também fala sobre um tubarão gigante.
Internacionalmente o filme recebeu críticas ruins, principalmente por sua atuação e efeitos especiais, mas os chineses parecem ter gostado dele, no fim o longa de 1 hora e 8 minutos foi postado inteiramente de graça no Youtube.

Solomon203, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Quando o mangá japonês de basquete Slam Dunk se tornou um sucesso internacional a China foi um dos primeiros países a burlar as regras para capitalizar esse sucesso todo, eles decidiram fazer um filme "inspirado" no mangá chamado Let’s Go Slam Dunk, mas fora o nome e temática o filme não tinha muito a ver com o mangá.
No longa nós vemos vários delinquentes chineses se juntando para criar o melhor time de basquete possível, e assim derrotar o time americano. Um dos grandes problemas é que os atores do filme não sabiam jogar basquete, fazendo com que o site timeout dissesse que o filme tem "
algumas das piores coreografias de basquete já capturadas em filme. Com cortes super rápidos, zooms bizarros e movimentos ridículos, é óbvio que Ekin Cheng nunca jogou basquete ou sequer viu na TV antes de filmar isso."

Formiguinha na Natureza (Bug Bites: An Ant's Life) é uma cópia descarada de dois filmes diferentes, FormiguinhaZ e Vida de Inseto. Ele na verdade foi o primeiro "filme cópia" 3D feito pela Sterling Entertainment, Spark Plug Entertainment e Michael Schelp, que faria uma carreira disso no futuro.
O longa recebeu péssimas críticas ganhando a nota 1,3 de 10 no site IMDB baseado em mais de 500 votos. Uma das principais reclamações é a sua computação péssima, e como o filme é inteiramente animado dá pra ver o porquê disso ser um problema.

Ainda falando de "animações falsificadas" nós temos Plano Bee, mais um filme feito por Michael Schelp, dessa vez para capitalizar o sucesso do filme animado do comediante Jerry Seinfield, Bee Movie - A História de uma Abelha.
Mais uma vez o filme foi um desastre, tendo uma nota de 1,4 de 10 no site IMDB baseado em mais de 600 críticas.

Dead 7 é um faroeste pós-apocalíptico que segue um grupo de pistoleiros enquanto eles procuram livrar uma pequena cidade de uma praga de zumbis, ou seja, é uma mistura de Zumbilândia com Sete Homens e um Destino.
O longa de 2016 foi dirigido por Danny Roew e escrito por Nick Carter, mais conhecido por ser um membro do grupo Backstreet Boys, e ele foi produzido pela empresa The Asylum, conhecida por fazer esse tipo de filme. O longa obviamente recebeu críticas muito ruins, mas o que chamou a atenção do povo foi sua música "In the End", já que ela foi gravado por membros do Backstreet Boys, NSYNC, 98 Degrees e O-Town, a música, porém, também foi um fracasso.

Vida Sobre Rodas (A Car's Life: Sparky's Big Adventure) é mais uma das cópias descaradas de Michael Schelp, que não só dirigiu o filme mas também escreveu ele. O longa animado conta a história de Sparky, um jovem carro aventureiro tentando encontrar seu próprio caminho pela vida. Se você ainda não entendeu o longa é uma cópia de Carros, da Disney, inclusive ambos os filmes foram lançados no mesmo ano, 2006.
O longa animado foi considerado muito ruim, com uma nota de 1,2 de 10 baseado em mais de 700 votos no IMDB, mas mesmo assim ganhou uma sequência, intitulada Car's Life 2 em 2011, mesmo ano que Carros 2 foi lançado.

Tomb Invader (Invasão da Tumba) mostra a história da arqueóloga Alabama Channing, que é recrutada por um misterioso bilionário para ajudar a encontrar uma antiga relíquia chinesa que sua mãe estava procurando antes de desaparecer misteriosamente.
Curiosamente o filme não parece ter sido inspirado pelos jogos da saga Tomb Raider, mas sim pelo filme de 2018, mesmo ano que Tomb Invader foi lançado. No fim o longa foi muito mal recebido, o que era de se esperar, já que o original também foi mal recebido.

Se você gostou de Independence Day, por que não assistir Independents' Day? Ambos os filmes mostram uma invasão alienígena nos E.U.A, só que a cópia não tinha efeitos especiais muito bons e nem atores de peso, resultando em uma nota de apenas 2,1 de 10 baseado em mais de 2 mil votos no IMDB.

Hornet (que pode ser traduzido como Vespa) é uma cópia de Bumblebee (que pode ser traduzido como Abelha ou Abelhão), o filme conta a história de um planeta Terra invadido por aliens que precisa colocar a sua fé em um robô gigante experimental. O longa, como quase todos da produtora The Asylum, recebeu críticas ruins devido aos seus efeitos especiais abaixo da média e história e atuação ruins. No fim ele está com uma nota de 1,9 de 10 no IMDB baseado em mais de 260 votos.

Quando Suicide Squad (Esquadrão Suicida) foi lançado em 2016 ele tinha tudo para ser um sucesso, ele era um filme baseado em quadrinhos e ainda tinha a Harley Quinn, que é uma das personagens mais populares do Universo DC, e mesmo assim ele foi um fracasso, por isso não é de se estranhar que a sua cópia, Sinister Squad, lançado em 2016, também tenha sido um fracasso.
Segundo a sinopse de Sinister Squad: "Quando um culto sobrenatural ameaça a Terra, Alice deve reunir uma equipe de vilões de contos de fadas para enfrentar as forças literais da Morte." No fim o longa tinha péssimos efeitos especiais, história ruim e nenhum desenvolvimento de personagens.

Road Wars de 2015 foi feito para se aproveitar do sucesso de Mad Max: Fury Road (Mad Max: Estrada da Fúria). O filme segue um amnésico que acorda em um mundo pós-apocalíptico devastado por um vírus do tipo da raiva.
O filme até tentou emular as cenas de ação de Mad Max, com suas explosões e corridas, mas ele falhou em ambos os casos, isso somado ao roteiro, direção e atuação ruim deu ao filme uma média de 2,9 de 10 baseado em mais de 770 votos no IMDB.

Android Cop era uma clara referência ao mais famoso Robocop, enquanto o original se passa em 2043 a sua cópia se passa em 2045, mas fora essas semelhanças a história dos filmes não tem muito em comum. Em Android Cop nós vemos um detetive da LAPD e seu novo parceiro Android entrando na Zona, que é uma seção proibida da cidade atormentada por uma doença desconhecida. Juntos, eles descobrem o motivo de todos estarem doentes e tentam impedir a doença.

Foto de Javier Miranda na Unsplash
Interstelar de 2014 foi feito para capitalizar o sucesso de Interstelar de 2014, sim, eles nem se deram ao trabalho de mudar o nome do filme, que mistura ação, ficção cientifica e comédia, bem diferente do filme do Christopher Nolan. Outra diferença é o fato de que essa versão russa tem apenas 48 minutos de duração.
O longa fala sobre um grupo de astronautas que vai para o espaço mas nunca voltam. Embora ele seja praticamente uma paródia do filme americano feita com um orçamento baixo, o público russo parece ter gostado dele, tanto que Interstelar tem a maior nota no IMDB de qualquer filme dessa lista, com uma média de 6,8 de 10 baseado em mais de 430 votos.

Não deixem de visitar nossa página oficial se quiserem ver mais matérias como essas todos os dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário