21 de fevereiro de 2026

De onde veio o nome de seus artistas brasileiros favoritos?

Nós já mostramos a origem dos nomes de muitas coisas por aqui, de artistas internacionais, bandas e grupos de rap até empresas, raças de animais e cores, mas hoje vamos focar apenas em artistas brasileiros. Esperamos que você goste da matéria.

Adrian Arredondo, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
Anitta até poderia ser o nome verdadeiro da artista, mas ela se chama Larissa de Macedo Machado. Então de onde veio seu apelido? Segundo a própria artista em uma entrevista no programa Tamanho Família ela se inspirou na novela Presença de Anita para criar o seu nome artístico:
"Foi Presença de Anitta, que meu irmão assistia e gravava em uma fita. Ele via de tarde, eu passava e assistia de gaiato". Ainda segundo a cantora a personagem era "
menina e mulher ao mesmo tempo e conseguia ser sexy sem ser vulgar".

Festival Sensacional, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Pabllo Vittar na verdade se chama Phabullo Rodrigues da Silva, então dá pra ver o porquê da mudança de nome nos palcos. O nome Pabllo é uma reimaginação de seu nome de batismo, já o Vittar é uma criação própria.

Lucas Ferretti, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Daniel Garcia Felicione Napoleão é mais conhecido por seu nome artístico Gloria Groove. O Gloria é uma referência ao tempo que Daniel participava de encontros na Igreja e também de corais gospel, já o Groove vem do ritmo musical de mesmo nome que fez sucesso nos anos 60 e 70.

Turismo Bahia, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Gusttavo Lima também não se chama Gusttavo, ele na verdade se chama Nivaldo Batista Lima. Seu nome artístico foi sugestão de seu empresário, já que Nivaldo não era um bom nome para um artista em ascensão.

CAFé Simone Pedaços (original version), CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Agenor de Miranda Araújo Neto é com certeza mais conhecido como Cazuza. O artista na verdade recebeu o seu apelido antes mesmo de nascer. Segundo uma entrevista com a mãe do cantor no Conversa com Bial:
"Minha família só tem mulheres, minhas irmãs só tiveram filhas mulheres e quando ele nasceu falaram assim: vem outra mulher. E o João dizia não, vai ser um Cazuza. Ele era do nordeste e lá no nordeste cazuza era sinônimo de moleque, garoto."
Na verdade Cazuza nem sabia seu nome verdadeiro por grande parte de sua infância, e por isso nunca respondia a chamada na escola, ele respondia apenas pelo apelido.

SONIA D'ALMEIDA, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Sebastião Rodrigues Maia é mais conhecido como Tim Maia, mas de onde veio o Tim? Bom, originalmente o cantor era conhecido como Babulina, por conta da pronúncia do rockabilly "Bop-A-Lena" de Ronnie Self. Em 1959 ele foi ilegalmente para os Estados Unidos, onde ficou conhecido como "Jim" ou "Jimmy, The Brazilian". Quatro anos depois ele foi deportado de volta para o Brasil após ser preso por roubo e posse de drogas. No Brasil seu apelido virou Tim, mas ás vezes também era chamado de Tião.

Teca Lamboglia, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Wesley Oliveira da Silva ganhou seu apelido de Safadão por ter começado sua carreira como dançarino do grupo Garota Safada, formado por seus familiares.

Cynthia Brito, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Angenor de Oliveira subia aos palcos com o nome de Cartola, apelido que ele ganhou por usar um chapéu-coco para se proteger do cimento que caía de cima enquanto trabalhava como servente em uma obra.
Outra curiosidade é que seu nome deveria ser Agenor, mas o cartório registou ele errado, algo que o artista só descobriu depois de anos ao tratar dos papéis para seu casamento com Dona Zica na década de 1960.

Renato Russo é o nome artístico de Renato Manfredini Júnior, ele adotou o sobrenome artístico Russo em homenagem ao inglês Bertrand Russell (um dos mais influentes matemáticos, filósofos, ensaístas, historiadores e lógicos do século XX), ao suíço Jean-Jacques Rousseau (um filósofo, teórico político, escritor e compositor) e ao francês Henri Rousseau (um pintor).

Alex Carvalho from Rio de Janeiro, Brasil, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Ney de Souza Pereira é mais conhecido como Ney Matogrosso, como você já deve ter imaginado o seu nome é uma homenagem ao seu estado de nascença, Mato Grosso do Sul, mas ele também era o nome de seu pai, Antônio Matogrosso Pereira.

Will Mumu Silva, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Erasmo Carlos é outro que parece estar usando seu nome verdadeiro nos palcos, mas ele na verdade se chama Erasmo Esteves. O cantor resolveu adotar o nome Carlos em homenagem ao também cantor Roberto Carlos e a Carlos Imperial, um produtor artístico e personalidade do show business brasileiro.

Haroldo Palo Jr. from USA, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
José Bispo Clementino dos Santos, mais conhecido como Jamelão, ganhou seu apelido na época em que se apresentava em gafieiras da capital fluminense. Gafieiras eram basicamente salões de dança.

Teca Lamboglia, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Tiago Iorc é praticamente o nome verdadeiro do artista, ele se chama Thiago Iorczeski, ele apenas retirou o H de Thiago e encurtou seu sobrenome para algo mais fácil de ser pronunciado pelo público.

Minerva97, CC0, via Wikimedia Commons
Jheison Failde de Souza, mais conhecido pelo nome artístico Ferrugem, ganhou esse apelido não tão carinhoso por ser ruivo, inclusive ele foi o único ruivo das rodas de samba em que ele participava.

See page for author, CC BY 2.5, via Wikimedia Commons
Fábio Corrêa Ayrosa Galvão é mais conhecido como Fábio Júnior. Ele adotou o pseudônimo de Júnior apenas para não ser confundido com o ator Flávio Galvão.

As fotos da Virada!, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Jorge Duílio Lima Meneses é conhecido tanto como Jorge Ben quanto Jorge Ben Jor. O Ben teria vindo do sobrenome etíope de sua mãe, já o Jor foi para ele não ser confundido com o cantor americano George Benson.

Thesupermat, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Martinho José Ferreira, mais conhecido como Martinho da Vila, ganhou seu apelido devido a sua relação com a escola de samba Unidos de Vila Isabel, para quem ele era um compositor.

Diogo Dubiella, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
Kelly de Almeida Afonso Freitas sobe aos palcos com o nome de Kelly Key. O apelido na verdade foi sugestão do fotógrafo Chico Audi, enquanto ela realizava um ensaio fotográfico ele argumentou que este nome simbolizaria a chave de seu sucesso, com chave sendo "key" em inglês.

Julio Fugimoto from São Paulo, Brasil, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
O Latino na verdade se chama Roberto de Souza Rocha, segundo o próprio cantor no programa Hora do Faro:
"Meu apelido, desde muito novo, era Robertinho. Quando fui para os Estados Unidos passaram a me chamar de Latinboy e, da mistura desses dois nomes, surgiu o Latino".

Américo Nunes, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Hoje em dia Cledivan Almeida Farias se chama de Ximbinha e, anteriormente, ele se chamava de Chimbinha. Em entrevista a revista Trip o artista contou que seu apelido é uma variação da palavra "bichinha". O guitarrista da Calypso era chamado dessa forma na época em que tocava em bares de prostituição.
"Era moleque, tocava nesses bares onde as mulheres iam fazer programa. O dono da banda mandava as mulheres darem em cima de mim, de brincadeira. Eu ficava triste. Daí ele me chamava de bichinha. Ficava irritado, zangado com ele. Teve uma dia que falei que não ia mais tocar. Daí ele disse que ia mudar meu apelido e me chamou de Chimbinha. Eu gostei."

Real World Fatos tem uma página oficial esperando seus cliques bem aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário