3 de fevereiro de 2016

Curiosidades e fatos sobre Mr. Bean

Mr. Bean é uma série humorística inglesa protagonizada por Rowan Atkinson no papel do... bom... Mr. Bean. O primeiro episódio foi transmitido em 1º de janeiro de 1990 pela ITV (Independent Television) e a série seguiu no ar até 31 de outubro de 1995. Durante esses cinco anos, a audiência foi aumentando até alcançar 18,74 milhões de espectadores durante o episódio "The Trouble With Mr Bean", em 1992. Além disso, recebeu um número relevante de prêmios internacionais, entre eles "A Rosa de Ouro" (Rose d'Or). O programa também deu origem a dois filmes, uma série de desenhos animados e até mesmo livros.
Então se você curte a série, o desenho, ou os filmes, você não pode deixar de ler essa matéria.

Gerhard Heeke, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Embora tenha sido em 1 de janeiro de 1990 que Mr. Bean fez sua estreia na televisão, Rowan Atkinson começou a desenvolver o personagem mais de uma década antes, quando ele estava fazendo seu mestrado em engenharia elétrica.
"Perguntaram-me no meu primeiro mandato em Oxford para fazer um esquete neste show de uma noite no Oxford Playhouse, e eu nunca tinha escrito nada. Eu realmente não sou, naturalmente, um escritor, então eu só tinha de inventar algo de 5 minutos com 48 horas de antecedência. Eu só fiquei na frente do espelho e comecei a bagunçar com a minha cara. E este estranho, surreal, tipo de personagem que não fala evoluiu."

Matt Brown, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Se alguém te perguntasse quantos episódios Mr. Bean tem, o que você responderia? Talvez 50 certo? Já que o show ficou no ar por 5 anos, mas na verdade o programa só tem 15 episódios. 
Rowan Atkinson chegou a filmar mais de quinze outras esquetes como Mr. Bean entre 1993 e 2007, mas muitas delas nunca foram lançadas em vídeo, sendo apresentadas somente na televisão britânica ao vivo. Mesmo assim o programa já foi televisionado (e teve produtos vendidos) em mais de 200 países, sem contar que ele já passou em mais de 50 linhas aéreas. 

Ben van Meerendonk (uploader IISG from Amsterdam, Nederland), CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Ao longo dos anos, Atkinson citou o comediante francês Jacques Tati como uma das grandes influências do Mr. Bean. "Meu interesse em comédia física foi de descobrir um filme de Jacques Tati chamado Férias do Sr. Hulot", diz Atkinson em "The Story of Bean". "Eu tanto admirava-o, porque era uma atitude intransigente e configuração cômica que eu realmente admirava."

Jack, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Para testar se a comédia silenciosa do personagem realmente iria funcionar em outros países, Atkinson "testou" o personagem em um festival de comédia francês em Montreal, sem nem ao menos saber falar francês. Mesmo assim, a aceitação do público foi positiva.

JIP, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Só após a produção do show já ter começado é que o personagem realmente ganhou um nome. Originalmente ele seria chamado de Mr. White. Em seguida, os criadores do show começaram a pensar em nomes de vegetais, e consideraram Mr. Cauliflower (Sr. Couve-flor) antes de decidirem usar Mr. Bean (Sr. Feijão), cujo nome completo nunca foi inteiramente revelado.

 
Embora Rowan tenha dito em 2012 que planejava aposentar o personagem, em 13 de março de 2015, para celebrar o 25° aniversário do Mr. Bean, um novo esquete foi feito, intitulado "O Funeral".

 
A música tema da série "Ecce Homo" ("Veja o homem" em latim), foi cantada e escrita por um coral profissional de igreja e teve a letra adaptada para o programa. As letras em latim na abertura dizem: "Ecce homo qui est faba. Vale homo qui est faba", que podem ser traduzidas para: "Veja o homem que é um feijão. Dê adeus ao homem que é um feijão.".

 
O fato de Mr. Bean aparecer descendo de um feixe de luz na abertura do programa fez com que muitos fãs teorizassem que o personagem era na verdade um alienígena, por isso ele se comportava daquele jeito. O próprio Rowan Atkinson já brincou dizendo que o personagem "tem um aspecto alienígena".
No desenho inspirado na série essa teoria é explorada quando Mr. Bean é abduzido por aliens que se parecem com ele, indicando que ele realmente pode ser um deles.


Sicnag, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
O primeiro carro de Mr. Bean (um BMC Mini MK II de 1969 na cor laranja) só apareceu em um episódio porque ele acabou sendo destruído em um acidente logo após terminarem as filmagens do primeiro episódio da série.

sv1ambo, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Um dos outros carros usados no show foi um British Leyland Mini 1000 de 1976, esse carro foi depois usado para promover a série animada e agora está em exposição no National Motor Museum em Beaulieu, Reino Unido.

Northerner, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
O ursinho de pelúcia Teddy também está em exposição no National Motor Museum. O ursinho foi um personagem tão importante na vida de Mr. Bean que ele até mesmo ganhou uma data de nascimento, 15 de agosto.

Antonio Zugaldia, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Embora o primeiro nome de Mr. Bean nunca tenha sido verdadeiramente revelado, existem 3 teorias feitas pelos fãs. A primeira é de que o primeiro nome dele realmente é Mr, como podemos ver em seu passaporte, a segunda diz que seu nome é Rowan Julian Bean, em homenagem ao seu ator e criador Rowan Atkinson, e também porque o próprio criador disse que ele imagina que Julian seria o nome do personagem. Já a terceira teoria diz que o nome dele é Mr. Charles Jacob Bean, nome que teria sido criado quando Atkinson ainda estava em Oxford.

Então, curtiu? Então não deixe de visitar e curtir o nosso Facebook: Real World Fatos e nos ajudar a crescer cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário