Convenhamos que quando se trata da natureza ela é cheia de curiosidades. Conheça agora um pouco mais sobre os gigantes da natureza desse mundo em que vivemos.
Baobá
Nachoman-au, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
Os baobás são árvores gigantes originárias da África, elas podem alcançar alturas de até 25 metros e diâmetro de 7 metros. Essas árvores (também conhecidas como embondeiros, imbondeiros e calabaceiras) tem a incrível capacidade de armazenar até 120.000 litros de água no seu tronco, e ficaram conhecidas após serem descritas no livro francês "O Pequeno Príncipe". Hoje ela é a árvore nacional do Madagascar e o emblema nacional do Senegal.
Várias lendas nasceram ao redor dessa árvore, como por exemplo: se um morto for enterrado dentro do tronco de um Baobá, sua alma continuará viva enquanto a planta ainda estiver lá, e talvez a mais conhecida que diz que Deus plantou elas de cabeça pra baixo, por isso suas "raízes" estão para cima.
Cipreste Mexicano
Alan Rockefeller, CC BY 4.0, via Wikimedia Commons |
Como o próprio nome já diz, esse gigante vem do México, onde também é conhecido pelos nomes ahuehuete, cipreste de moctezuma, el gigante, el árbol del tule e el sabino del tule. Seu tronco tem cerca de 58 metros de circunferência, 14 de diâmetro e 58 de altura.
Reza a lenda que essa árvore foi plantada por Rey Condoy, um homem invencível e de força bruta extrema que no meio de uma viagem até à cidade de Oaxaca de Juárez, no estado de Oaxaca, no México se cansou, sentou-se e cravou no chão seu bastão de comando (que pesava em torno de 62 kg), o bastão começou a brotar e assim deu origem a essa árvore gigantesca.
Bristlecone pine
Rick Goldwaser from Flagstaff, AZ, USA, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
Essa espécie de pinheiro fica localizada a 3.000 mil metros de altura nas montanhas californianas, um de seus indivíduos tem mais de 5.000 anos de idade, sendo a árvore mais antiga do mundo. Devido a sua altitude elas tem de enfrentar climas extremos e consequentemente só conseguem crescer durante 6 semanas do ano, mesmo assim chegam a medir 12 metros de altura e 8 metros de diâmetro.
Cajueiro de Pirangi
Jorge Savignon Jorrin, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons |
Esse cajueiro em particular está localizado na Praia de Pirangi do Norte no Município de Parnamirim. Ele pode não ser tão grande em altura, mas sua área cobre 8500 m², com um perímetro de 500 metros, isso equivale a 70 cajueiros de tamanho comum. Sua safra é de 80 mil cajus (2,5 toneladas).
O crescimento anormal dessa árvore se dá pelo fato dela não crescer pra cima, mas para os lados, quando um galho toca o chão (por causa do próprio peso) ele cria suas próprias raízes, que dão origem a mais galhos e assim por diante.
Segundo a lenda ela foi plantada pelo pescador Luís Inácio de Oliveira em 1888, o pescador teria morrido a sombra do cajueiro aos 93 anos de idade.
Sequoia-gigante
Marty Aligata, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons |
Finalmente chegamos a maior árvore do mundo, a sequoia-gigante atinge até 85 metros de altura e 7 de diâmetro, e chega a pesar 1.814 toneladas, mas já foram reportadas árvores de 94 metros de altura e 17 de diâmetro. O individuo mais velho da espécie se encontra no Parque Nacional da Sequoia na Califórnia, e tem 4.650 anos de idade.
Suas sementes vem em cones, cada um deles carrega 230 sementes que são dispersas graças ao vento.
Uma curiosidade sobre essa árvore é que sua madeira é suficiente para produzir 5 bilhões de fósforos, mas claro que isso nunca vai acontecer.
Esperamos que tenham curtido a nossa primeira matéria do tema curiosidades, e se não for pedir demais, que tal você visitar a nossa página oficial e deixar a sua curtida? Depois de ativar as nossas notificações é claro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário