Chegou a hora de você se entreter com as melhores e mais interessantes curiosidades sobre a C.I.A, afinal, se alguém tem segredos guardados que não querem que sejam revelados, são eles.
ATENÇÃO! NENHUM DESSES FATOS FORAM REVELADOS E/OU CONFIRMADOS OFICIALMENTE PELA C.I.A
Federal Bureau of Investigation, Domínio público, via Wikimedia Commons |
A C.I.A. (Central Intelligence Agency) pode ter sido responsável por "criar" o serial killer Ted Kaczynski, mais conhecido como Unabomber.
Enquanto estudava em Harvard, Kaczynski estava entre os vinte e dois estudantes usados como cobaias humanas nos experimentos eticamente questionáveis realizados pelo psicólogo Henry Murray. Entre outros fins, as experiências de Murray se concentraram em medir a reação das pessoas sob estresse extremo. Os alunos inconscientemente foram submetidos ao que o próprio Murray chamou de "ataques veementes arrebatadores e abusivos".
Estes experimentos foram realizados na Universidade de Harvard entre o outono de 1959 e a primavera de 1962. Acredita-se que eles eram patrocinados pela C.I.A.
Estes experimentos foram realizados na Universidade de Harvard entre o outono de 1959 e a primavera de 1962. Acredita-se que eles eram patrocinados pela C.I.A.
A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos supostamente esteve envolvida em várias operações de tráfico de drogas ao redor do globo. Muitas vezes a agência trabalhou com grupos que ela sabia que estavam envolvidos em tráfico de drogas, de modo que esses grupos iriam fornecer-lhes informação útil e material de apoio, em troca de permissão para a continuação de suas atividades criminosas.
Eles também já foram acusados de traficar drogas eles mesmos pra pagar suas operações em solos estrangeiros, por exemplo, o historiador Alfred McCoy argumentou que a CIA fomentou a produção de heroína no Afeganistão durante décadas para financiar operações destinadas a conter a propagação do comunismo e, mais tarde, para financiar operações destinadas a conter a propagação do Estado Islâmico.
United States Federal government, Domínio público, via Wikimedia Commons |
Gary Webb, o jornalista que escreveu sobre a relação entre a C.I.A. e o tráfico de cocaína na década de 1980, teve sua morte oficialmente declarada como suicídio. O problema é que Webb levou 2 tiros no lado do rosto, isso fez com que muitos achassem que a história de suicídio era falsa na época.
Anonymous, Domínio público, via Wikimedia Commons |
Em 1953, um cientista e empregado da C.I.A chamado Frank Olson foi administrado com LSD (sem o seu consentimento) pelo seu supervisor. Uma semana depois, Olsen acabou morto. A CIA afirmou que Olsen pulou de uma janela do hotel em que ele estava, mas depois pagou a família da vítima US$ 750.000. Uma segunda autópsia revelou que não foi suicídio, mas não deu a causa exata da morte.
Paul Weinberg, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
Em dezembro de 2013, foi revelado pelo The New York Times que a C.I.A foi a força decisiva para a prisão de Mandela em 1962, quando agentes americanos foram empregados para auxiliar as forças de segurança da África do Sul e para localizá-lo.
Um manual de interrogatórios da C.I.A. ressaltava a importância da tortura psicológica sobre a tortura física. A ameaça de infligir dor é mais prejudicial do que a própria dor, porque as pessoas tendem a subestimar sua capacidade de suportar a dor.
Domínio público, Library of Congress |
A C.I.A. poderia ter cometido atos reais de terrorismo em cidades dos Estados Unidos e em outros lugares. Estes atos deveriam ser responsabilizados por Cuba, a fim de conseguir apoio público para uma guerra contra a nação, que havia se tornado comunista sob o comando de Fidel Castro.
أبو تائب, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons |
Khaled El-Masri (nascido em 29 de junho de 1963) é um libanês alemão que foi sequestrado pela polícia da Macedônia e entregado à C.I.A. Enquanto estava sob custódia da C.I.A., ele foi levado para o Afeganistão, onde foi detido em um local, interrogado, espancado, sodomizado, e submetido a outros tratamentos desumanos e degradantes pelo governo americano. Depois que El-Masri realizou uma greve de fome, e foi detido por quatro meses no "Salt Pit".
A CIA, depois de um bom tempo, finalmente admitiu que sua prisão e tortura foram na verdade um erro, eles tinham pego o cara errado, decidiram então soltá-lo.
Em maio de 2004, o embaixador dos EUA na Alemanha, Daniel R. Coats, convenceu o ministro do Interior alemão, Otto Schily, a não dar queixa sobre o acontecimento. El-Masri entrou com uma ação contra a CIA. O caso também foi indeferido pelo Tribunal de Apelações, e em dezembro de 2007, a Suprema Corte dos Estados Unidos também recusou-se a ouvir o caso.
Em 13 de dezembro de 2012, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, em Estrasburgo, determinou que ele havia sido torturado enquanto detido por agentes da CIA e determinou que a Macedônia foi responsável por isso. Eles concederam-lhe uma indenização. Esta foi a primeira vez que as atividades da CIA contra detentos foi legalmente declarado como tortura.
Acredita-se que a C.I.A tenha raptado 3.000 pessoas entre 2001 e 2005 junto com Khaled El-Masri.
CIA, Domínio público, via Wikimedia Commons |
A C.I.A., durante uma missão chamada "Operação Fênix", localizada no sul do Vietnã, executou pelo menos 20.000 civis, que eram suspeitos de serem membros do partido comunista.
Em 2013, a C.I.A. reconheceu pela primeira vez publicamente a existência da Área 51, ela fica localizada no deserto de Nevada, próxima ao Groom Lake.
Stock Catalog, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
A C.I.A. usou Viagra para subornar os líderes tribais afegãos. Sim, você leu isso certo! Eles deram a droga de presente e em troca receberam informações sobre o talibã.
NASA, Domínio público, via Wikimedia Commons |
Após a Segunda Guerra Mundial, a C.I.A. recrutou criminosos de guerra e cientistas nazistas, que haviam trabalhado em técnicas de controle mental e lavagem cerebral na Alemanha, para ajudá-los com as suas próprias experiências.
user:Duffman, Domínio público, via Wikimedia Commons |
Nos anos 80, os analistas da C.I.A. escreveram (em 20 capítulos) o que aconteceria se os acontecimentos de Tom Clancy, "The Hunt for Red October" realmente ocorressem na vida real.
Foto de Alexander Shatov na Unsplash |
A CIA lê até 5 milhões de tweets por dia ao espionar as pessoas. Na verdade a C.I.A. comete em torno de 100.000 crimes e infrações por ano, mas sempre se safam da lei.
RWF tem uma página oficial, não deixe de curtir ela e ativar as nossas notificações para ler mais matérias incríveis como essa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário