Assim como o Natal o Ano-Novo é sinônimo de festa e é um dos dias mais famosos do ano, mesmo assim existem muitas curiosidades e fatos sobre esse feriado que você nunca deve ter ouvido falar. Confira algumas das melhores nessa matéria a seguir..
Taranis-iuppiter, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
Embora o Ano-Novo não seja o maior feriado do mundo, ele é provavelmente o mais antigo, uma festa similar já era comemorada na Babilônia cerca de 4.000 anos atrás, mas eles não comemoravam a data no fim (dezembro) ou começo do ano (janeiro), e sim em março, junto com a aparição da primeira Lua Nova do ano.
Foram os antigos romanos que começaram a comemorar a data no fim/começo do ano como nós conhecemos hoje, o imperador Júlio César foi quem declarou que 1º de janeiro seria o primeiro dia do ano, inclusive o nome janeiro vem de Janus, o Deus grego dos começos.
Eles comemoravam a data oferecendo sacrifícios, trocando presentes e enfeitando suas casas. Nessa época o Ano-Novo era mais parecido com o Natal moderno do que o Ano-Novo moderno.
Jan Baegert, Domínio público, via Wikimedia Commons |
Como a Igreja adora intervir em feriados e fazer deles uma festa religiosa, em muitas culturas o Ano-Novo também é celebrado como a Festa da Circuncisão de Cristo, mas como você já deve ter imaginado a circuncisão real de Cristo não deve ter acontecido no fim do ano, e sim perto de seu nascimento possivelmente entre março e julho.
Com o passar do tempo esse "outro significado" foi esquecido por muitos, afinal ninguém quer realmente celebrar o dia em que Jesus teve um pedaço de seu pênis cortado.
Diego Delso, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons |
Culturas diferentes celebram o feriado de maneiras diferentes, por exemplo, desde 1995 os moradores de Talca, pequena cidade do Chile, iniciaram a tradição de passar a véspera do Ano-Novo junto aos familiares, só que os familiares em questão já estão mortos.
Lá, as famílias comemoram a data no cemitério, perto das covas dos parentes. A prática ganhou popularidade e hoje mais de cinco mil pessoas comemoram a véspera de Ano-Novo no cemitério.
Lá, as famílias comemoram a data no cemitério, perto das covas dos parentes. A prática ganhou popularidade e hoje mais de cinco mil pessoas comemoram a véspera de Ano-Novo no cemitério.
Assim como no Natal os crimes também aumentam em época de fim de ano, principalmente o roubo de carros. Não existe uma explicação oficial para esse aumento, mas ele é provavelmente devido ao fato das pessoas se reuniram em um lugar, fazendo com que os ladrões tenham mais opções.
I, DavidShankbone, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons |
O Equador também tem uma tradição bizarra no mínimo, lá os homens viram travestis por uma noite, são as chamadas viudas (ou viúvas).
Essas "damas da noite" gastam o seu tempo pedindo dinheiro para as pessoas, normalmente para comprar cervejas e comemorar o Ano-Novo em grande estilo, ou apenas para tentar esquecer o que eles fizeram enquanto fingiam ser mulheres...
Keith Williamson from Bigastro, Spain, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
Segundo uma pesquisa as promessas de Ano-Novo mais feitas são: perder peso, organizar-se, gastar menos e economizar mais, ficar em forma, ter um estilo de vida mais saudável e parar de fumar.
Enquanto quase metade de todos os americanos fazem resoluções, 25% deles desistem de suas resoluções na segunda semana de janeiro. Apenas 8% realmente cumprem a promessa até o fim do ano.
O champanhe é uma bebida associada a celebração, e não é pra menos, apenas nos E.U.A 360 milhões de garrafas são consumidas nessa época do ano. Além disso eles usam cerca de 900 Kg de confetetti apenas em Nova York.
Etienne Le Cocq, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons |
Foto de Kate Remmer na Unsplash |
Pschemp, CC BY-SA 3.0, via wikimedia commons |
Scu ba, CC0, via Wikimedia Commons |
Foto de Sten Ritterfeld na Unsplash |
Foto de Taylor Flowe na Unsplash |
Maryland GovPics, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons |
Espero que você tenha curtido essa matéria especial, e se você curtiu que tal visitar nosso Facebook e deixar sua curtida lá? Basta clicar aqui e curtir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário